Por que implementar a gestão de crédito na sua empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Vender produtos à prazo ou negociar condições de pagamento baseadas em crédito são práticas comuns, mas exigem cuidado. Aqui, surge a gestão de crédito para evitar qualquer problema no recebimento de pagamentos de contratos.

A gestão de crédito é uma forma de trabalhar para minimizar o risco de prejuízo nas finanças de um negócio. Ainda assim, muitas empresas perdem a oportunidade de colocar essa ideia em prática e perdem dinheiro, consequentemente.

Para entender melhor o assunto, leia agora sobre o que é a gestão de crédito, por que sua empresa precisa dominar esse conceito e, claro, como colocar essa estratégia em prática o quanto antes!

O que é gestão de crédito?

Antes de falarmos sobre como adotar a gestão de crédito no dia a dia do seu negócio, vamos explicar o que significa esse conceito.

A gestão de crédito ou risco de crédito é o processo de validar, a partir de dados estratégicos, a chance de um contrato ser cumprido ou não pelo tomador.

Em outras palavras, é a gestão que avalia o risco de uma empresa não receber a quantia firmada por meio de contrato com o cliente, ou qualquer outra parte. Portanto, o que estamos falando aqui é de uma alternativa para diminuir o risco de inadimplência.

A gestão de risco de crédito, na prática, é um processo empresarial que visa minimizar esse risco a partir de análises do potencial de inadimplência dos clientes. 

Mas afinal, como essa estratégia funciona?

Como funciona a gestão de crédito nas empresas

Para entender como funciona a gestão de crédito, é preciso saber que ele passa por uma série de práticas.

Começando com uma análise de crédito, ela se baseia em levantar dados que comprovem a situação financeira positiva do tomador de contratos da sua empresa. A seguir, as empresas seguirão uma série de ações para se resguardar em relação ao crédito, cada uma seguindo os seus objetivos.

A finalidade desse processo é colocar em prática estratégias focadas em dois fatores principais: a diminuição da inadimplência e a proteção de risco de crédito. E isso acontece por meio de ações que focam no futuro, analisando cenários e tentando prever o risco.

Assim, a empresa consegue tomar melhores decisões ao conceder crédito e condições mais favoráveis de pagamento para os clientes certos, sem correr perigo. 

Importância da gestão de risco de crédito

A inadimplência coloca em risco a saúde financeira de um negócio como um todo. Não receber um dinheiro com o qual a empresa está contando, pode comprometer partes importantes da sua operação e do fluxo de caixa.

A partir disso, as empresas precisam entender a importância da gestão de crédito e estarem atentas aos dados financeiros.

Como implementar gestão de crédito na sua empresa

Para colocar em prática a gestão de risco e avaliar corretamente as concessões de crédito, é preciso identificar os impactos que podem ser causados ao negócio.

A fim de esclarecer a prática de como implementar a gestão de crédito, veja algumas dicas do que é necessário fazer.

1. Traçar os cenários financeiros

Mesmo com uma boa gestão de crédito, você precisa ter planos para o que fazer diante de inadimplência ou dificuldades em aprovar crédito dos clientes.

O financeiro da empresa deve estar sempre bem preparado, e com a gestão de crédito não seria diferente.

2. Crie uma política de crédito e trace o perfil dos clientes

A gestão de risco de crédito passará pela avaliação do perfil e histórico financeiro do seu cliente.

Além de consultar sua situação financeira, seu histórico de compras e pagamentos, bem como a reputação no mercado. 

A partir daí, é possível identificar padrões entre clientes que oferecem riscos e colocá-los em uma categoria à parte na hora de fechar algum contrato.

3. Defina regras e limites de crédito

Para minimizar o risco e evitar prejuízos para o futuro, uma boa dica é definir regras concretas e estabelecer limites de crédito.

Para determinar esse limite, é importante levar em consideração a capacidade de pagamento que o cliente tem pelo seu perfil. Dessa forma, não será concedido um crédito muito superior a esse valor.

Outra forma de criar um limite, é fazer a análise levando em conta o prejuízo com o qual sua empresa pode trabalhar. Veja cuidadosamente qual seria o valor de inadimplência possível de ser absorvido sem sofrer um grande impacto e, a partir dele, defina o limite de crédito para trabalhar.

4. Automatize os processos

Automatização é a palavra de ordem para qualquer empresa que busca processos mais ágeis e eficientes. Na gestão de crédito, existem ferramentas que conseguem consultar, analisar e compilar todos os dados necessários para avaliar corretamente o risco de cada negócio.

Com a ajuda da tecnologia, o processo melhorou e é sobre isso que falaremos a seguir!

Como aplicar a tecnologia nas finanças da empresa

Assim como em todas as áreas de um negócio, o financeiro também pode se beneficiar das ferramentas digitais e da tecnologia de forma geral.

No caso da gestão de crédito, a tecnologia ajuda a superar grandes obstáculos dessa prática. A primeira dessas dificuldades é o gerenciamento e o armazenamento dos dados utilizados na gestão de crédito.

Nesse caso, estamos falando de dados sensíveis sobre os clientes, por isso, todo cuidado com esse gerenciamento é pouco.

Esse papéis da tecnologia na gestão de crédito são possíveis por meio de ferramentas voltadas para tal função. Softwares e ferramentas digitais são o canal ideal para quem busca impulsionar e tornar mais eficaz a gestão de risco de crédito no seu negócio.

Além disso, a tecnologia ajuda ao resolver pendências de várias formas. Alguns exemplos da sua atuação são:

  • ferramentas digitais facilitam o acesso a diversos bancos de dados, de forma rápida e fácil;
  • existem ferramentas e empresas que garantem consultas em fontes de dados de crédito públicas, como a Receita Federal;
  • a tecnologia de armazenamento em nuvem permite que todos os dados coletados continuem armazenados conforme a sua necessidade e com segurança garantida.

Além de tudo isso, é por meio da tecnologia que as empresas conseguem garantir a maior agilidade e dados realmente assertivos para a gestão de crédito. Sem soluções de tecnologia, não seria possível, por exemplo, consolidar dados de mais de 17 mil fontes públicas de informações diferentes, tornando as análises mais confiáveis e precisas.

O que achou do conteúdo? Se este artigo foi útil para você e tem interesse em receber informações atualizadas sobre o mundo dos negócios, continue acompanhando nossos conteúdos! Fique por dentro seguindo a ITB360 no Youtube, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!


Artigos Relacionados