O que é data set: aprenda a usá-lo para melhorar os processos da sua empresa

O que é data set: aprenda a usá-lo para melhorar os processos da sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Entender o que é data set é muito importante para empresas que lidam com uma grande quantidade de dados e, portanto, encontram dificuldades para armazenar e estruturar essas informações. Data sets são fontes de conhecimento para as organizações que auxiliam a tomar decisões e a melhorar a sua eficiência.

Prova disso é que instituições que investem em tecnologias de data sets têm crescido 53% mais rápido, segundo o relatório da Global Technology Adoption Index.

Sendo assim, neste artigo vamos explicar como funcionam os data sets e apresentar os benefícios dessa ferramenta para a estratégia da sua empresa. Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é data set?

O data set é um arquivo que pode conter centenas ou até milhares de dados sobre um determinado assunto. Esse documento, geralmente, é uma planinha do Excel (XLS), mas também pode ser um arquivo CSV, TXT, JSON ou XML.

De forma prática, um data set é um conjunto de informações oriundas de locais externos, como aplicativos e banco de dados. Essas informações são utilizadas por organizações para executar tarefas em tempo real, aumentando a sua eficiência.

Com um data set você consegue armazenar informações por um longo período, fazer atualizações ou alterações sem usar declarações SQL e até mesmo transferir dados. 

No entanto, o data set não possui conexão alguma com banco de dados. Por isso também sua definição não é um simples conjunto de dados. 

Um data set pode ser um conjunto de dados, mas nem todo conjunto de dados é um data set. Vamos nos aprofundar mais nessa distinção a seguir.

Data sets X conjunto de dados: qual é a diferença?

Os data sets formam a base das análises de dados de alto nível. É muito comum que, no Brasil, o termo mais utilizado para tratá-los seja "conjunto de dados''. No entanto, tal conceito é mais abrangente do que um data set para analytics.

Basta saber que um conjunto de dados pode ser representado por diversas planilhas,  bancos de dados e assim por diante. O data set, por sua vez, é mais específico.

Afinal,todas as informações já estão presentes na tabela única , não possuindo formatações nos dados.

Como funcionam os data sets?

Existem dois tipos de data sets: o tipado e não-tipado. O primeiro é uma representação da tabela de um banco de dados, com os mesmos tipos e relacionamentos. Já o segundo não representa fielmente a tabela original, podendo ser utilizado da maneira que for necessária para a organização — será neste que vamos focar.

Um data set pode ser definido tanto pelo Designer do Visual Studio quanto por código, que é a opção mais utilizada. O padrão de codificação mais aceito entre os sistemas é o UTF-8. Ele aceita praticamente todos os acentos das mais diversas línguas e é um dos mais usados no mundo.

No entanto, independente do padrão de encoding adotado pela empresa, é fundamental que todos os envolvidos no tratamento dos dados sejam capazes de analisá-los. Assim evitam-se erros na hora de examinar as informações.

Quais são os benefícios dos data sets?

Para aumentar a sua vantagem competitiva, muitas empresas estão fazendo uso dos data sets para agilizar o processo de análise de informações. O gerenciamento de decisões baseado por dados é importante para realizar experimentos controlados e decidir as melhores ações a serem tomadas.

O data set permite uma segmentação mais estreita dos dados. Assim, no caso de clientes, por exemplo, a organização consegue traçar melhor o perfil do seu consumidor e alinhar as suas expectativas. Ao trabalhar orientada por dados, as empresas conseguem entregar experiências melhores e produtos com mais qualidade.

Por meio da plataforma Infinity o analista tem acesso a todas as informações, de forma rápida e prática. Além disso, a própria ferramenta apresenta análises de reputação, ranking de reclamações e muito mais, otimizando o tempo de trabalho e reduzindo os custos envolvidos.

Quais são os exemplos de data sets?

Existem data sets públicos que podem ser utilizados para pesquisas interessantes na área de Data Science. Vamos conhecer alguns?

  • Receita Federal;
  • Portal da Transparência;
  • Saúde.gov;
  • Dados.gov.br;
  • Banco Mundial.

Esses são exemplos de dados que todos possuem acesso, mas, é claro, para análises mais aprofundadas, podemos combinar com base de dados colhidas internamente. É o caso de planilhas, CRM ou qualquer outro conjunto de dados que capturamos na nossa empresa.

Datasets e Machine Learning: qual é a conexão?

Outro ponto interessante que devemos considerar é o fato de que os datasets são fundamentais para processos de aprendizagem de máquina, ou machine learning.

Dados do governo, da economia, ou até datasets específicos com perguntas e respostas para chatbots, por exemplo, podem ser utilizados para acelerar um projeto específico da sua empresa ao treinar a máquina.

Com isso, podemos criar bots conversacionais, projeções e forecast do mercado, entre muitas outras coisas. 

eBook - Data Science nos negócios

O que você aprendeu sobre data sets?

Como vimos neste post, o uso de data sets é uma ótima opção para empresas que buscam melhorar os seus processos e aumentar a sua eficiência. Essa tecnologia oferece vantagens competitivas como otimização do tempo, redução de custos e ações orientadas em dados.

Portanto, se a sua instituição quer crescer e oferecer cada vez mais produtos e serviços de qualidade, os data sets são uma boa aposta.

Agora que você entende melhor o que são os data sets, já pode entrar em contato com a gente e conhecer quais são os serviços que oferecemos. Basta acessar nosso site!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa plataforma de Vendas e Mercado.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados