Descubra como os data sets podem auxiliar nos processos de sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Toda empresa que lida com uma grande quantidade de dados sabe como é difícil armazenar e estruturar essas informações. Os data sets são importantes fontes de conhecimento para as organizações, pois auxiliam a tomar decisões e a melhorar a sua eficiência.

A análise de dados é uma forma de obter insights para criar métodos, interpretar, analisar estratégias e resolver problemas de modo mais prático. O relatório da Global Technology Adoption Index apontou que instituições que investem em tecnologias de data sets têm crescido 53% mais rápido.

Neste artigo vamos explicar como funcionam os data sets e apresentar os benefícios dessa ferramenta para a estratégia da sua empresa. Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que são data sets?

O data set é um arquivo que pode conter centenas ou até milhares de dados sobre um determinado assunto. Esse documento, geralmente, é uma planinha do Excel (XLS), mas também pode ser um arquivo CSV, TXT, JSON ou XML.

De forma prática, um data set é um conjunto de informações oriundas de locais externos, como aplicativos e banco de dados. Essas informações são utilizadas por organizações para executar tarefas em tempo real, aumentando a sua eficiência.

Com um data set você consegue armazenar informações por um longo período, fazer atualizações ou alterações sem usar declarações SQL e até mesmo transferir dados. No entanto, o data set não possui conexão alguma com banco de dados, para isso é necessário um adaptador de dados.

Como funcionam os data sets?

Existem dois tipos de data sets: o tipado e não-tipado. O primeiro é uma representação da tabela de um banco de dados, com os mesmos tipos e relacionamentos. Já o segundo não representa fielmente a tabela original, podendo ser utilizado da maneira que for necessária para a organização — será neste que vamos focar.

Um data set pode ser definido tanto pelo Designer do Visual Studio quanto por código, que é a opção mais utilizada. O padrão de codificação mais aceito entre os sistemas é o UTF-8. Ele aceita praticamente todos os acentos das mais diversas línguas e é um dos mais usados no mundo.

No entanto, independente do padrão de encoding adotado pela empresa, é fundamental que todos os envolvidos no tratamento dos dados sejam capazes de analisá-los. Assim evitam-se erros na hora de examinar as informações.

Quais são os benefícios dos data sets?

Para aumentar a sua vantagem competitiva, muitas empresas estão fazendo uso dos data sets para agilizar o processo de análise de informações. O gerenciamento de decisões baseado por dados é importante para realizar experimentos controlados e decidir as melhores ações a serem tomadas.

O data set permite uma segmentação mais estreita dos dados. Assim, no caso de clientes, por exemplo, a organização consegue traçar melhor o perfil do seu consumidor e alinhar as suas expectativas. Ao trabalhar orientada por dados, as empresas conseguem entregar experiências melhores e produtos com mais qualidade.

Por meio da plataforma Infinity o analista tem acesso a todas as informações, de forma rápida e prática. Além disso, a própria ferramenta apresenta análises de reputação, ranking de reclamações e muito mais, otimizando o tempo de trabalho e reduzindo os custos envolvidos.

Como vimos neste post, o uso de data sets é uma ótima opção para empresas que buscam melhorar os seus processos e aumentar a sua eficiência. Essa tecnologia oferece vantagens competitivas como otimização do tempo, redução de custos e ações orientadas em dados. Portanto, se a sua instituição quer crescer e oferecer cada vez mais produtos e serviços de qualidade, os data sets são uma boa aposta.

Agora que você entende melhor o que são os data sets, já pode entrar em contato com a gente e conhecer quais são os serviços que oferecemos. Basta acessar nosso site!


Artigos Relacionados