6 formas de usar dados no mercado de bens de consumo

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler os seguintes tópicos sobre ciência de dados no mercado de bens de consumo:

  • A evolução do mercado de bens de consumo;
  • Como a ciência de dados pode ajudar empresas a atraírem investimentos;
  • Por que um mindset data driven contribui para a organização financeira, estratégica e logística de uma companhia.

A ciência de dados é uma área do conhecimento voltada à análise organizada de informações por meio do armazenamento de registros. Essa prática pode gerar insights e soluções inteligentes em um ambiente de competitividade empresarial acirrada.

Ilustremos a importância da ciência de dados por meio da performance de um segmento industrial:

No terceiro trimestre de 2020, a demanda do mercado de bens de consumo duráveis avançou 12%; já os semi e não duráveis cresceram 10,7%.

Os dados apresentados no Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais revelam a força desse setor no cenário econômico brasileiro. Porém, apesar de se tratar de um segmento promissor, a concorrência é grande.

Por isso, as lideranças precisam encontrar formas de estarem um passo à frente dos competidores. Fica então a questão: como fazer isso? A resposta é simples: por meio da ciência de dados para o mercado de bens de consumo.

Para contextualizar, saiba que as companhias latinoamericanas que têm se destacado nesse ramo baseiam suas decisões de marketing em dados, segundo a pesquisa Benchmarking de Excelência Comercial, da McKinsey e Nielsen. 

No entanto, não é só o Marketing que se beneficia com uma cultura data driven. Existem diversas maneiras de usar os dados para melhorar os resultados e promover a evolução de uma organização.

Portanto, hoje você conhecerá as seis principais formas de aplicar a ciência de dados na  indústria de bens de consumo. Continue lendo para saber mais!

Como usar a ciência dos dados no mercado de bens de consumo

1-  Ciência de dados para atração de investimentos

A indústria de bens de consumo já é, normalmente, muito procurada para investimentos. Isso porque, como esse ramo se sustenta com a satisfação de necessidades dos clientes a curto, médio e longo prazos, a demanda é grande e os lucros tendem a acompanhá-la.

Então, como mostrar aos investidores que a sua empresa se destaca entre as demais? Por meio do uso de dados no mercado de bens de consumo! Veja, a seguir, por onde começar. 

Primeiramente, analise algumas informações estratégicas da sua companhia. Isso quer dizer, por exemplo:

  • performance de cada produto;
  • distribuição nos pontos de vendas;
  • gastos com matéria-prima.

Resumindo: reúna tudo que fizer sentido para demonstrar a lucratividade do negócio e possíveis oportunidades ainda não exploradas. 

Em seguida, use dados externos para comparar sua participação no mercado em relação à concorrência (market share), descobrir tendências, entre outras informações. Realize, então, uma análise completa que te ajude a provar o valor da sua organização.

Nas multinacionais, uma cultura data driven também pode ajudar a analisar quais filiais devem receber um orçamento maior de acordo com sua performance e o mercado em que estão inseridas.

Foi o caso da Nestlé, que foi eleita por 31,7% dos brasileiros como a empresa de bens de consumo mais encantadora no segmento da alimentação, de acordo com um ranking da Umbigo do Mundo.

O sucesso no mercado brasileiro fez com que a marca investisse cerca de R$763 milhões nas suas operações no Brasil em 2020.

2- Ciência de dados para o planejamento financeiro

Já que falamos de dinheiro, não dá para pensar na gestão empresarial sem realizar um bom planejamento financeiro, certo?

Independentemente do porte ou do segmento da sua companhia dentro dos bens de consumo — duráveis, semi-duráveis ou não-duráveis — os dados alinhados à inteligência de mercado podem te ajudar a realizá-lo. Quer saber como?

Precificação

A pandemia da Covid-19 trouxe problemas financeiros para muitas famílias e, por isso, o preço tem sido um fator determinante para a indústria de bens de consumo.

A respeito dos não-duráveis, cerca de 60% dos brasileiros vão continuar procurando itens mais baratos após a crise, segundo o estudo Opiniões Covid-19.

Então, é fundamental que as empresas precifiquem seus produtos de forma mais analítica, observando, por exemplo, o perfil socioeconômico dos consumidores e as políticas de preço em cada cidade.

Dessa forma, é possível criar um discurso de vendas mais adequado e convincente para os distribuidores e clientes finais.

Também é possível usar os dados para verificar a possibilidade de lançar promoções. Para isso, é preciso analisar alguns aspectos como:

  • produtos com menor ou maior giro no estoque;
  • sazonalidade;
  • tendências do mercado;
  • comportamento do público.

Previsão de vendas

Se a área Comercial da sua empresa tem dificuldades na hora de gerar um forecast de vendas é porque provavelmente as lideranças ainda acreditam que apenas algumas planilhas já dão conta do recado.

No entanto, a realidade é bem diferente e a transformação digital veio justamente para provar isso. 

Por meio do uso de dados, é possível ter uma visão muito mais abrangente para realizar uma previsão de vendas consistente. Isso porque existem alguns fatores que, quando identificados, atuam diretamente no comportamento do consumidor.

Além dos já mencionados para estabelecer promoções, podemos incluir nas projeções análises sobre a estabilidade do nicho de mercado e a economia.

Como todos esses aspectos são voláteis, a melhor forma de ter uma visão assertiva e rápida, coerente com uma cultura ágil, é coletando e analisando dados.

Então, o ideal é que os gestores invistam em softwares de inteligência de mercado que os permitam acessar tudo o que precisam em tempo real, sem esforço manual. Isso evita inconsistências no registro dos dados ou, pior, a falta deles.

3- Ciência de dados para a gestão de pedidos

Você sabia que 79% das empresas já tiveram as vendas impactadas negativamente pelos novos padrões de comportamento dos consumidores, segundo pesquisa Desafios do Varejo? 

Como você não quer que a sua empresa se enquadre nesse grupo, é fundamental incluir dados na sua estratégia de gestão de pedidos, pois assim você consegue:

  • integrar informações das lojas físicas e online;
  • organizar seus pedidos de acordo com as vendas;
  • identificar tendências do mercado;
  • acompanhar o estoque em tempo real e personalizá-lo para cada ponto de venda.

Esse último item é ainda mais importante quando se trata de bens não-duráveis, como alimentos. Por serem produtos de consumo diário, tendem a necessitar de um estoque maior e também precisam ser repostos com maior frequência.

Percebe como os dados no mercado de bens de consumo podem ajudar você a cumprir essa função de forma mais rápida?

4- Ciência de dados para identificação de novos pontos de venda

Como o mercado de bens de consumo é muito amplo, não faltam opções de pontos de venda para negociar a distribuição dos seus produtos. A diferença é que, usando dados, você consegue ir além de uma visão simples, que considera apenas o tipo de loja e seu volume de vendas.

Ao adotar um mindset data driven, as empresas conseguem observar critérios voltados para o futuro, como potencial de desenvolvimento e o share da categoria que o local pode oferecer.

Além disso, já é comum as companhias de bens de consumo analisarem indicadores de vendas para as redes de distribuição, prática conhecida como Sell-In.


O que nem todas fazem é chegar até o Sell-Out. Isto é: compreender a performance de cada produto nas vendas para o consumidor final.

(dados) mercado de bens de consumo

Sabendo disso, é importante ressaltar que a ciência de dados oferece os insumos necessários para monitorar as vendas de ponta a ponta. Isso pode ser um diferencial em relação a seus concorrentes, concorda?

5- Ciência de dados para aumento da competitividade

Por falar em concorrência, ao usar dados é possível identificar informações preciosas sobre seus oponentes no mercado. Assim, sua empresa consegue competir de forma mais estratégica. 

Você já ouviu falar em inteligência competitiva (IC)? Esse conceito, quando bem aplicado, consegue trazer à tona um lado visionário, até mesmo nas companhias mais tradicionais. Isso porque, por meio dos dados, é possível monitorar não só o que já está acontecendo no mercado, como também as perspectivas para o futuro.

Nesse sentido, a IC guia as organizações no caminho para o sucesso porque:

  • alinha os objetivos de negócio da companhia;
  • verifica as tendências do segmento de atuação da empresa;
  • promove a geração de insights para validar, refinar e consolidar estratégias em setores como Marketing e Vendas. 

Por isso, em um mercado como o de bens de consumo, onde a concorrência é grande e qualificada, quem sabe o que está acontecendo ao seu redor sai ganhando.

6- Ciência de dados para geração de insights para o lançamento de novos produtos no mercado de bens de consumo

Toda empresa precisa saber se reinventar e trazer novas ofertas de acordo com as demandas do consumidor e do mercado. 

Porém, como fazer isso? 

Certamente, decisões como essas não podem ser tomadas com base em achismos.

A solução está na ciência de dados. Afinal, os insights gerados em companhias com uma cultura data driven não se aplicam só para as áreas de Marketing e Vendas. O desenvolvimento de produtos pode — e deve — ser pautado por dados, não importa a durabilidade dos bens de consumo.

Dessa forma, seja para uma empresa de moda ou eletrodomésticos, o planejamento de um lançamento deve conter uma análise dos seguintes pontos:

  • dados socioeconômicos do público-alvo;
  • suas preferências de compra;
  • o que o consumidor espera dessa novidade;
  • as principais tendências do segmento;
  • quais são os melhores canais para divulgar o lançamento;
  • a data prevista para o início das vendas;
  • a previsão de lucro atrelada ao novo produto.


Portanto, quando isso é feito, a companhia consegue oferecer um atendimento personalizado às demandas do cliente, minimizando os riscos de a iniciativa dar errado.

Resumindo, o que aprendemos sobre análise de dados para o mercado de bens de consumo?

A indústria de bens de consumo pode ser promissora por estar atrelada às necessidades latentes dos clientes, seja a curto ou longo prazo. 

Porém, em um ano de crise como o de 2020, em que os clientes priorizaram os preços, ficou ainda mais difícil se destacar como a melhor opção em segmentos competitivos.

Para solucionar esse quadro, a opção mais inteligente e estratégica é mergulhar na ciência de dados com uma ferramenta sofisticada de automação. Com o Cortex MI, por exemplo, você atinge o máximo potencial da sua empresa, executando ações como:

  • atração de investimentos baseados em relatórios de performance de produtos, valor de mercado, entre outros;
  • planejamentos financeiros mais assertivo;
  • melhoria da gestão de pedidos;
  • identificação de novos pontos de venda;
  • análise da concorrência e tendências do seu segmento com a inteligência competitiva;
  • geração de insights para o lançamento de novos produtos.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter assinalado a importância de uma ciência de dados inteligente para se destacar no mercado de bens de consumo em tempos tão competitivos.

Portanto, para mais informações que nem essa, continue acompanhando nosso blog! Até mais!


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.


Artigos Relacionados