6 dicas de como aumentar as vendas e alavancar seu negócio!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Gestores que buscam novas soluções e respostas sobre como aumentar as vendas de seu negócio precisam entender que o setor comercial não é apenas operacional, responsável somente por converter vendas.

É nele em que os relacionamentos com os clientes podem gerar novos negócios, que o posicionamento da marca pode ser fortalecido para seu público e, por consequência, os lucros elevados. Ou seja, o setor de vendas é extremamente estratégico.

Quer saber como potencializar ainda mais o setor comercial e aumentar suas conversões de vendas? Confira algumas dicas a seguir.

1. Use dados estratégicos e atualizados para fundamentar suas ações comerciais

Usar a inteligência da análise de dados não deve ser enxergada como um capricho pelas empresas. De fato, ela pode identificar detalhes que eram menosprezados pela gestão de um negócio que precisam ser revistos, mas suas contribuições não param por aí.

A começar pelo fato de que são os detalhes que criarão uma diferenciação entre a empresa e seus concorrentes. Mas além disso, eles também permitirão que os gestores adotem estratégias com maior potencial de conversão de vendas.

Ou seja, usando estrategicamente os dados para fundamentar as ações comerciais, uma empresa pode investir mais sabiamente seus recursos e equipes.

Mercados com maior potencial de negócio, que estejam mais alinhados com o que a empresa oferece, nichos com baixa concorrência e demais informações podem otimizar as estratégias de vendas e trazer melhores resultados e lucros para o negócio.

2. Treine sua equipe de vendas

As empresas investem em canais de autoatendimento e digitais, como um Serviço de Atendimento co Cliente (SAC) pelas redes sociais gerenciados por robôs de interação, os chamados chatbots.

Porém, é preciso entender que a equipe de vendas ainda exerce um papel essencial no relacionamento com o cliente.

Isso fica ainda mais claro para empresas que atuam com processos comerciais consultivos e complexos, que dependem da performance única e engajadora do seu representante para conquistar o cliente e fazer com que ele compre bem e regularmente.

Por isso, é importante que a equipe esteja sempre treinada e conectada com as novidades da empresa. Devem saber lidar com as novas dinâmicas do relacionamento com o cliente digital, ter domínio das ferramentas e sistemas do negócio, assim como as informações que chegam tratadas para que eles as convertam em vendas.

É o caso de listas de segmentação de potenciais clientes, por exemplo. Elas podem ser construídas por meio do uso dos dados estratégicos do negócio, mas será a expertise da equipe de vendas, sua capacidade de argumentação e de gestão de relacionamentos, que farão com que os compradores a fechar negócios.

3. Invista em um atendimento de qualidade para o cliente

Uma boa parte das empresas que estão à frente de seus concorrentes já aderiram algumas estratégias relacionadas aos seus canais de atendimento, como ser multicanal ou proporcionar a omnicanalidade.

Elas entenderam que, ainda que seu público tenha a mesma necessidade a ser atendida por seus produtos e serviços, cada um de seus potenciais clientes têm comportamentos de compra distintos. Alguns preferem ou precisam negociar por videoconferências, outros se contentam com a realização de pedidos por e-mails.

Assim, elas estão ampliando seus canais e também garantindo que a experiência de atendimento em qualquer um deles seja a mais completa ou se complementem entre si.

Nesse caso, estamos falando da omnicanalidade, que não só conecta os canais do negócio, como permite que os clientes passem de um para outro sem prejuízo na qualidade dos serviços ou atraso no andamento do processo que já foi iniciado.

4. Inove na oferta de produtos e serviços

Muitos gestores tiveram contato com os 4 Ps do marketing em suas formações profissionais. Eles são representados pela praça, preço, promoção e produto da empresa e, a partir deles, as estratégias de marketing e vendas podem ser elaboradas.

Diversos conceitos e técnicas vieram depois deles, mas, ainda assim, eles são fundamentais para explicar como o funcionamento conjunto dessas quatro forças são determinantes para o sucesso da estratégia da empresa.

Assim, não adianta trabalhar o posicionamento da empresa, escolher bons pontos, canais de vendas e constantemente trazer melhorias aos produtos se a promoção não for inovadora e alinhada ao perfil do público.

Por isso, estude quais ofertas costumam ter mais aderência com seu público e entenda quais os canais de marketing seus consumidores estão mais presentes. São as redes sociais? O blog da empresa? Ou feiras de negócio?

Depois de estudar essas características que poderiam favorecer suas ações, faça inovações também na forma de transmitir sua oferta, seja no conteúdo, seja nas oportunidades que elas podem trazer, como parcelamentos, benefícios no pós-venda etc.

5. Estude como aumentar as vendas regularmente

É preciso reforçar que o mercado está em constante mudança, a importância dos diferenciais dos produtos e serviços para os clientes pode alterar com o tempo, assim como a entrada de novos concorrentes diretos ou indiretos do negócio.

Assim, estudar novos métodos e estratégias para o aumento das vendas deve fazer parte do calendário regular dos gestores de um negócio.

Nesse sentido, aliás, o uso dos dados e estatísticas pode, novamente, trazer contribuições tanto na identificação dessas tendências de mudança, como na avaliação de quais ações seguir, permitindo o acompanhamento de seus efeitos e eventuais correções de rota.

6. Use a tecnologia para dar suporte a suas estratégias

O uso de soluções tecnológicas nas vendas é muito amplo. Pode significar o uso de dados enriquecidos do Big Data, como também a escolha de ferramentas que automatizem os processos, transações e canais comerciais.

6.1 Chatbots

Usar chatbots, por exemplo, para realizar transações, tirar dúvidas dos clientes e transmitir promoções e ofertas para uma lista segmentada, traz benefícios de redução de custos comerciais e também uma melhoria da percepção dos serviços por parte dos clientes.

Isso acontece pois os robôs baseados em Inteligência Artificial (IA) usam regras registradas em suas bases para orientar os clientes e processar dados usando caminhos preestabelecidos. Em outras palavras, eles são mais eficientes.

6.2 Big Data

Também vale dizer que as tecnologias trazem mais agilidade para os processos. Elas possibilitam que o uso do Big Data se aplique em diversos níveis da organização, e não somente para setores estratégicos. Em um atendimento ao cliente, saber suas últimas demandas, pesquisas no site, reclamações no SAC e demais interações com a empresa pode ser muito valioso, pois permitem criar experiências personalizadas e relevantes para os clientes.

Experiências personalizadas, baseadas em dados e estudos do mercado, é um dos caminhos para as empresas que querem descobrir como aumentar as vendas por estratégias mais eficientes, não é mesmo? Isso porque elas estão diretamente ligadas ao uso de tecnologias para a otimização dos relacionamentos com os clientes.

Quer saber como essas ferramentas são cruciais para a otimização do seu setor comercial? Leia mais sobre como as tecnologias podem ajudar a conquistar mais clientes.


Artigos Relacionados