Quais impactos do comércio online trouxe para o setor de Transporte e Logística

Quais impactos o comércio online trouxe para o setor de Transporte e Logística

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Nos últimos anos, o comércio online tem impactado significativamente o setor de Transporte e Logística. Isso porque as compras via web tiveram um salto significativo, mas também porque o comprador de e-commerce quer agilidade nas entregas, entre outras exigências. 

Vamos conversar sobre isso? Continue lendo este artigo para saber:

  • como o crescimento do e-commerce pressiona os operadores logísticos e de transporte;
  • diante dessa realidade, quais são os desafios para esse setor;
  • em quais frentes a tecnologia é essencial para superar tais dificuldades;
  • como a plataforma de Sales Intelligence da Cortex vem ajudando;
  • e muito mais! 

Como o crescimento do comércio online impactou o setor de Transporte e Logística?

Responsáveis por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, Transporte e Logística movimentam em torno de 70 bilhões de dólares anualmente, segundo a Associação Brasileira de Logística. 

Para se ter uma dimensão disso, basta olharmos para a divisão dos gastos das empresas nacionais: 60% é direcionado ao transporte e 40% para armazenagem, administração de pedidos e gerenciamento de estoques, de acordo com o Guia do Transportador.

Esses dois segmentos são intrinsecamente ligados, por isso mesmo são comumente vistos como um setor. Eles são compostos por companhias dos mais variados portes, entregando serviços de locomoção de pessoas e mercadorias e organização e gerenciamento dos processos envolvidos.

Dito isso, é certo afirmar que não há precedentes de mudança tão vistosos nessas duas frentes quanto os trazidos pelo crescimento desenfreado do e-commerce. Isso porque conforme as pessoas passaram a aderir às compras online, a competitividade se tornou mais acirrada.

Hoje, apenas os fabricantes, distribuidores e varejistas que conseguem escoar suas mercadorias com mais agilidade podem se dizer competitivos. Do contrário, tendem a ser engolidos pela concorrência, seja porque os custos se tornam altos ou por ineficiências operacionais.

Ao mesmo tempo, toda essa cadeia precisa lidar com problemas na infraestrutura de grande parte da malha rodoviária, em portos e aeroportos. Ao mesmo tempo, são impactados pelos altos índices de criminalidade (com destaque para o roubo de cargas) e por grandes custos com combustíveis.

O crescimento exponencial do e-commerce e o "efeito Amazon"

Agora, mantendo sob controle o fio da meada, confira essas estatísticas que demonstram claramente o impactos do comércio online no setor de Transporte e Logística:

  • em 2022, lojas virtuais e marketplaces movimentaram R$ 265 bilhões em todo o país, segundo levantamento da Nielsen|Ebit
  • até o final de 2023, a expectativa é um pouco mais tímida, mas ainda assim chamativa: um volume de negócios na casa dos R$ 185 bilhões;

Essa realidade já vem provocando o chamado "Efeito Amazon": os consumidores finais e compradores corporativos exigindo entregas instantâneas e baratas — e não perdoando os menores deslizes, entre outros aspectos que estão revolucionando o mercado —, conforme definição de Lin Grosman na Forbes Magazine


Em suma, os novos comportamentos do consumidor vêm impactando significativamente as estratégias e os processos das empresas de transporte e logísticas. Elas agora precisam ser mais ágeis, incorporar mais tecnologia e, principalmente, garantir uma excelente experiência aos compradores. 

Quais são os principais desafios estratégicos que as empresas de transporte e logística enfrentam agora?

Vale a pena detalharmos os desafios estratégicos enfrentados pelo setor de Transporte e Logística diante do crescimento exponencial do e-commerce. Confira nos tópicos que seguem.

Agilidade na distribuição

O grande trunfo competitivo de toda a cadeia envolvida no e-commerce (fabricantes, distribuidores e varejistas) é a entrega rápida e eficiente. 

Sem isso, é praticamente impossível fidelizar clientes e seguir crescendo de maneira sustentável. 

Maior demanda por terceirização

Neste movimento, muitas das atividades precisam ser terceirizadas. Por exemplo, é preciso contar com uma carteira de transportadoras regionais para escoar mercadorias dos centros de distribuição.

Só dessa forma, é possível prometer entrega rápida a clientes em um país de dimensões continentais como o Brasil. 

Alta concorrência na busca por parceiros estratégicos

Seja para firmar contrato com uma loja virtual ou marketplace, ou mesmo para firmar parcerias de distribuição, as companhias do setor encontram dificuldades. 

Isso porque o crescimento do comércio online alvoroçou o ecossistema logístico e de transporte, elevando o nível da concorrência. 

Localizar decisores para negociações mais rápidas e promissoras

Como este mercado é altamente pulverizado, a localização das pessoas certas na hora de fazer negociações também é mais difícil.

Fazer uma lista de potenciais clientes e parceiros pesquisando na web, apesar de trabalhosa, é até possível. Por outro lado, o nó da questão está em saber exatamente com quem falar — evitando passar pelos impiedosos gatekeepers

Ter previsibilidade de vendas, faturamento e lucratividade

O mar de oportunidades é turbulento, como vimos até aqui. Logo, fazer previsões de vendas, faturamento e lucratividade é um processo altamente desafiador para os gestores do setor de Transporte e Logística.

Se esse processo preditivo for realizado considerando as diferentes regiões do país, os obstáculos tornam-se ainda maiores. Ou seja, é praticamente realizá-lo de maneira manual, sem apoio tecnológico e de métodos de Inteligência de Mercado

Processos de logística reversa mais complexos

Também a logística reversa é um dos desafios que se incrementaram a partir dos impactos do comércio online para empresas de Transporte e Logística.

Afinal, o próprio Código de Defesa do Consumidor obriga e-commerces e marketplaces a receber devoluções e realizar trocas em tempo hábil. 

Digitalização do atendimento ao cliente

Tanto os lojistas quanto os transportadores e operadores logísticos agora devem investir em canais digitais de atenção ao cliente. 

Obviamente, se o cliente compra online, ele quer acompanhar a movimentação da mercadoria e reportar problemas também de maneira virtual. 

Tomadas de decisão mais críticas e ágeis

Tudo isso culmina em processos decisórios que não podem ser demorados. Pelo contrário, gestores do varejo e seus prestadores de serviços de transporte e logística precisam decidir e agir com rapidez.

Do contrário, abrem margem para outros players do concorrido comércio online conquistarem clientes — o que, no final dos balanços revela perdas de faturamento, receita e lucratividade. 

Como a Cortex ajuda a impulsionar o setor de Transporte e Logística?

Para lidar com os impactos — positivos e negativos — do comércio online no setor de Transporte e Logística, é imprescindível contar com alta tecnologia. Mais do que isso, também é importante que gestores e times envolvidos nesse mercado tenham altas habilidades analíticas (inteligência de dados).

Neste sentido, a plataforma de Sales Intelligence da Cortex tem sido a melhor escolha das companhias mais bem-sucedidas neste ecossistema. Isso porque, dotada de Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Big Data e Analytics, a plataforma ajuda a automatizar operações e estratégias de ponta a ponta. 

A solução da Cortex fornece:

  • Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte; 
  • Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de fechamento de negociação;
  • Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar decisores;
  • Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
  • Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
  • Bases de dados de mais de 150 países;
  • Mais de 179 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
  • Mais de 50 variáveis próprias exclusivas.

Para lidar especificamente com os desafios trazidos pelo e-commerce para as companhias transportadoras e de operações logísticas, não há outro sistema como o da Cortex. Isso porque, por meio dele, é possível:

  • categorizar e segmentar leads a partir de bases de dados públicas combinadas com os registros internos (de CRM, por exemplo);
  • usar históricos de sucesso e look a like para identificar negócios com características similares — facilitando a busca por clientes e parceiros dentro do perfil ideal;
  • cruzar informações de dados de verticais, como tecnologia de pagamento, marketplace, e-commerce e frotas, para identificar as melhores oportunidades;
  • localizar em poucos cliques os contatos atualizados dos decisores com quem fazer contato e negociar;
  • aproveitar índices próprios da Cortex, que ajudam na pré-qualificação por categorias, marcas, segmentos, porte de empresa, entre outros;
  • mensurar o potencial de vendas com base em análises profundas e contextualizadas da movimentação mercadológica;
  • otimizar resultados mapeando zonas com pouca atuação de concorrentes;
  • e muito mais.

Nova call to action

Com tecnologia, lidar com os impactos do comércio online no setor de Transporte e Logística fica muito mais fácil

Com o aumento das compras via web, os operadores logísticos e de transporte têm enfrentado desafios para atender às exigências dos clientes por entregas rápidas e eficientes. Diante disso, a "briga" por mercado se tornou mais acirrada, e apenas aqueles que conseguem atuar com agilidade podem se manter competitivos.

Nesse contexto, a tecnologia tem se mostrado essencial para superar as dificuldades enfrentadas pelo setor. E a plataforma de Sales Intelligence da Cortex, dotada de Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Big Data e Analytics, tem se destacado. 

Através dessa solução, é possível automatizar operações e estratégias, estimar o porte das empresas, identificar potenciais clientes e parceiros, localizar contatos atualizados dos decisores, entre outras facilidades.

Como sua companhia tem lidado com os impactos do comércio online no setor de Transporte e Logística? O que você achou do panorama e das dicas aqui apresentados?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados