
Futurologia no varejo: o que é e como aplicar com geomarketing
Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e
gratuitos.
O que é futurologia?
Os estudos de futuros são realizados por especialistas que procuram antever cenários, considerando variáveis de diferentes disciplinas. São elas:- Sociais;
- Tecnológicas;
- Econômicas;
- Ambientais;
- Políticas.

Como a futurologia impacta os setores de varejo e serviços?
Quando se fala em observação de tendências, elas podem ser divididas em dois tipos: as de escala micro - que acontecem em curto prazo, como três a cinco anos - e as macro - que podem passar de uma década. O primeiro caso ocorre com bastante frequência no universo têxtil, quando há predominância de determinados estilos de roupas, tecidos ou estampas, por exemplo. Por outro lado, o segundo envolve fatores mais amplos, como a preocupação de propagar cada vez mais empresas e pessoas ao uso produtos de origem sustentável. Esta é, portanto, uma situação na qual as companhias precisam considerar diversos fatores para ligar alertas, rever processos complexos, fazer investimentos de alto impacto e, ainda ,fazer uma previsão de vendas para que isso não afete sua saúde financeira. Mesmo negócios que lidam com itens de consumo imediato - como no setor alimentício - existem mudanças importantes no comportamento de consumo de seus clientes que podem afetar suas unidades de maneira positiva ou negativa. Isso vai desde fatores financeiros , como os impactos no poder de compra de parte da população, até questões culturais ou comportamentais, caso de consumidores veganos e vegetarianos.
O que o geomarketing tem a ver com isso?
Muitos aspectos comportamentais estão relacionados ao local onde as pessoas moram ou frequentam. Por exemplo: alguns municípios possuem regiões específicas com maior concentração de universidades e demais unidades de ensino, como o Setor Leste Universitário de Goiânia (GO) e a Cidade Universitária de São Paulo (SP). E o que isso significa? Primeiramente, que atrairão uma quantidade de estudantes interessados em morar próximos a esses lugares, gerando efeitos tanto no mercado imobiliário quanto no comércio do entorno. Daí, portanto, surgem oportunidades para abertura de restaurantes, supermercados, farmácias, entre diversos outros tipos de estabelecimentos que visam atender a esse perfil de público. Mas existem inúmeras outras formas de identificar esses “futuros possíveis”, seja a partir da dinâmica das cidades, seja da própria população. [caption id="attachment_9240" align="aligncenter" width="1046"]
Quais dados podem ser utilizados para esses cenários?
Algumas das informações geográficas que permitem compreender aspectos sociais em estudos de futurologia são, por exemplo, o aumento de moradores, imóveis ou mesmo renda média de determinada região. Afinal, elas levam a questões como:- Quais fatores tornam um lugar mais próspero?
- Por que as pessoas se mudam em massa para cidades específicas?
- O que o número de crianças ou idosos diz sobre esses locais?

Conclusão
O geomarketing é importante para fazer projeções a respeito de cenários futuros. Assim, sua empresa consegue analisar mudanças locais, regionais ou mesmo nacionais, identificando aspectos como tendências de consumo, deslocamento, aumento, decréscimo e inclusive ascensão social de populações. Desta forma, torna-se possível realizar um planejamento eficaz para alavancar negócios e ter assertividade seja em sua expansão, seja em distribuição de produtos, ou outras estratégias da sua empresa. Saiba como o geomarketing também pode ajudar sua empresa, com o produto mais utilizado em expansão no País: