Dados do BBB22: como o mapeamento de mídia da Cortex ajudou a prever resultados

Dados do BBB22: como o mapeamento de mídia da Cortex ajudou a prever resultados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A cada ano que passa, o Big Brother Brasil ganha mais espaço na mídia e tem nas redes sociais o principal ambiente para a construção da popularidade dos participantes. No BBB22 isso ficou bem claro.

Prova disso é que, desde que o reality começou, nos dedicamos a mostrar as variações do índice de popularidade de cada brother ao longo do tempo, de maneira que era possível projetar resultados de paredões e até mesmo a final. 

Reunimos neste artigo uma linha do tempo das análises que fizemos com o monitoramento de mídia presente na nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação. 

O objetivo foi usar o programa como exemplo de como a análise da reputação é essencial para determinar os rumos da marca e traçar estratégias mais inteligentes para preservar e impulsionar a saúde da mesma. Um paredão, por exemplo, pode se assemelhar ao lançamento de um novo produto.

Quer conferir como acontece essa relação? Então continue lendo!

Jade Picon lidera índice de popularidade nas mídias digitais (26/01)

O primeiro ranking foi desenvolvido pela Cortex ainda na primeira quinzena do BBB22.  

Durante 8 dias, mensuramos a popularidade digital dos participantes da edição deste ano a partir do monitoramento das menções aos nomes dos participantes na imprensa, nas redes sociais de líderes de opinião e nas buscas no Google. Também analisamos em paralelo o desempenho digital nas redes próprias de cada brother, usando o engajamento e o número de seguidores. 

Na ocasião, a influenciadora digital Jade Picon, uma das últimas a entrar na casa por ter testado positivo para a Covid-19, se destacou nos primeiros dias do reality e ocupou o pódio da popularidade. Por outro lado, Eliezer se mostrava pouco interessante ao público e ocupou a última posição do ranking.

Passando para os demais participantes, quem se destacou bastante foi Linn da Quebrada. Pela cantora colocar em pauta assuntos relevantes para a sociedade e que geram debates importantes, as menções e as buscas pelo seu nome aumentaram, sendo a segunda participante com maior índice de popularidade. 

Nova call to action

Na época, Naiara Azevedo também gerou um burburinho após ser indicada ao paredão por insinuar que desistiria do programa, por isso, também se destacou na análise ocupando o terceiro lugar.

Quem assistiu ao programa pode observar que as pessoas com maior índice de popularidade são aquelas que estavam gerando mais entretenimento para o público. É o que explica nosso Innovation & Offering Evangelist Director, Claudio Bruno:

“Por meio da análise obtida através da plataforma Cortex, pode-se observar que, quanto mais os participantes geram entretenimento para o público, maior fica seu índice de popularidade. Os dados colhidos mostram o quanto uma atitude de um participante mexe com todos os números ligados a ele, seja no engajamento, nas menções pelos veículos ou nos conteúdos produzidos pelos formadores de opinião”.

 

Primeiro ranking de popularidade do BBB22 feito pela Cortex

 

Arthur Aguiar ultrapassa Jade Picon e lidera índice de popularidade do BBB 22 (08/03)

Na data do paredão mais emblemático da edição, com o terceiro maior número de votos da história do programa, o jogo virou para Arthur Aguiar. Na ocasião, o ator estava disputando a preferência do público com Jade Picon e Jessilane quando a influenciadora e empresária foi eliminada do reality. 

Jade teve uma queda expressiva, caindo para a terceira colocação. Enquanto isso, Arthur Aguiar, antes em sexto lugar, ocupou a liderança com 23 pontos de diferença da rival. 

Essa rivalidade fez com que, mesmo com a queda de Jade, os dois ainda estivessem muito mais em evidência do que os outros brothers. Para Claudio Bruno, os dados colhidos mostram o quanto a atitude de um participante pode mudar todos os números referentes a ele, tanto para o bem quanto para o mal.

Quem também ganhou destaque foi Paulo André, que subiu de quinto para segundo lugar. Na época, o atleta já tinha se envolvido em um romance com Jade Picon e tido alguns desentendimentos com Jessilane.

Por outro lado, Linn da Quebrada fez o caminho inverso. A cantora acabou diminuindo seu protagonismo no jogo e caindo para a sexta posição no ranking.

Já Eliezer se recuperou e pulou da última posição para a décima primeira, provavelmente por conta da sua amizade com Vyni e seu envolvimento com Maria, na época da apuração dos dados.

 

Segundo ranking de popularidade do BBB22 feito pela Cortex

Ser eliminado do BBB é necessariamente ruim? Jornada do agora Ex-BBB, Vyni, mostra que não (18/03)

Ainda em março, outra variação de popularidade chamou a atenção no nosso estudo. Vyni era considerado um participante de baixo protagonismo durante o jogo e ganhou maior relevância após sua eliminação do programa, subindo mais de 30 pontos e se estabelecendo em segundo lugar no ranking.

A participação do cearense em programas como Encontro com Fátima, Mais Você e Domingão fizeram com que sua audiência aumentasse, ganhando mais relevância para o público. Mas este não é o último motivo para a escalada dele.

“Ser eliminado do BBB nem sempre precisa ser visto como algo ruim. Dependendo da jornada do participante dentro da casa, sair pode se tornar algo positivo. O Vyni, embora não tenha sido um dos protagonistas da edição, conseguiu manter uma frequência de exposição durante a sua participação, seja pelos memes que gerou com seus tropeços ou por sua relação com Eliezer. No momento em que ele é eliminado, consegue mais engajamento para si, porque as pessoas se lembram de sua trajetória ao longo do programa e, consequentemente, retém atenção e relevância por mais tempo", explica Claudio Bruno.

Para o especialista em dados e comunicação, a trajetória do Viny desde a entrada no programa até a eliminação, se assemelha à de uma marca que se prepara para fazer o lançamento de um novo produto.

eBook - Gestão de Reputação e crise

Por exemplo, se uma marca está se preparando para um lançamento, vários teasers são divulgados para fisgar a atenção, gerar curiosidade e ganhar espaço na memória do consumidor. Quando chega o momento do lançamento, a frequência criada com os teasers aumenta a relevância e a exposição daquela marca é potencializada.

Já Arthur, que havia conquistado o topo do ranking na análise anterior, permaneceu na posição, já dando indicativos de sua força para chegar à final e vencer o jogo.

 

Terceiro ranking de popularidade do BBB22 feito pela Cortex

Na véspera da grande final, Arthur Aguiar é o participante mais popular do BBB 22 (25/04)

O ranking comparativo entre a primeira e a última semana do programa já dava indícios do resultado do BBB22, com  Arthur está em primeiro lugar, Paulo André em sétimo e Douglas Silva na décima primeira colocação.

Quanto aos participantes que já haviam saído, Jade e Linn da Quebrada continuaram descendo no ranking. Jade, que chegou a liderar o ranking no início do programa, caiu para a quarta posição. Enquanto Linn, que já havia ocupado a segunda colocação, perdeu espaço para outros participantes e terminou a nossa última análise na décima oitava posição.

Já Pedro Scooby e Eliezer que haviam saído naquela semana, ganharam mais popularidade, no mesmo efeito pós-BBB que Vyni viveu, com o aumento da exposição pelas participações em programas de TV.

Quarto ranking de popularidade do BBB22 feito pela Cortex

O que o BBB22 e a Cortex ensinam sobre dados para Comunicação Estratégica e Reputação?

O BBB22 foi a situação perfeita para mostrarmos que a saúde futura da marca pode ser preservada e melhorada com o monitoramento de mídias e o uso de dados para a Comunicação.

Pode parecer que são dois universos diferentes, mas a mesma perspectiva de protagonismo e reputação se aplica no mundo corporativo. Tanto que trabalhamos com essa metodologia nas empresas que são nossas clientes.

Conseguimos identificar manifestações ou posicionamentos na imprensa sobre determinados assuntos que estão em alta devido ao agendamento temático. Assim, é possível mensurar e qualificar a popularidade e até mesmo a reputação de uma marca por meio destas análises.

Paredão X reputação

Por exemplo, se no BBB o paredão é o teste final da reputação para um participante, para uma marca, podemos fazer uma analogia com o lançamento de um produto. Ao realizar o monitoramento de mídia e analisar a dimensão e qualidade de sua reputação, é possível descobrir o quanto isso irá impactar o lançamento. 

Ou seja, é possível projetar um cenário em que o produto é bem aceito ou não agrada o público, assim como no jogo.

Sendo assim, provamos que, para que a sua marca se proteja de crises e consiga se destacar no mercado e na mente do consumidor, é preciso ter uma base analítica muito forte para sustentar a Comunicação e orientar as decisões estratégicas da área. 

Essa função é cumprida pela nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.





Artigos Relacionados