Reputação digital: como cuidar da imagem do seu negócio?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Sabia que 73% das pessoas entrevistadas em um estudo recente afirmaram que a pandemia mudou a forma como eles veem o mundo? Com novos valores, as pessoas analisam com mais atenção o posicionamento das marcas e isso reflete na sua reputação digital.

Por reputação digital entende-se a maneira como uma marca é percebida publicamente pelas pessoas na internet por meio de notícias, ações de comunicação online, interações nas redes sociais, entre outros meios.

Quando se fala em gestão de reputação online, o sinal de alerta das empresas deve estar sempre ligado.

Afinal, uma ação de marketing mal planejada ou uma fala equivocada de um representante "explode" tão rápido quanto colocar fogo em gasolina.

Pensar na reputação digital tem sido cada vez mais relevante por causa do perfil do consumidor atual que é 100% conectado a tudo que acontece.

Além disso, hoje, o relacionamento entre pessoas e marcas é estabelecido por meio de valores em comum, identificados na comunicação das empresas.

Então, se o seu objetivo com ações de comunicação também é consolidar uma reputação digital positiva, continue a leitura e aprenda dicas para reforçar sua estratégia de posicionamento de marca.

O que é reputação digital?

A reputação digital é um valor importante para as marcas no mercado atual, que valoriza como as empresas comunicam o seu posicionamento.

A maneira como o consumidor absorve essa informação é essencial para existir uma conexão entre teoria e prática, tirando a reputação online do campo abstrato

Se você ainda não tinha parado para pensar na reputação digital do seu negócio, é importante começar a prestar atenção agora.

O estudo ‘Gen C: Uma Nova Sensatez Virtual’, conduzido pela agência de RP FleishmanHillard, destaca mudanças importantes nos aspectos cultural e comportamental do perfil do consumidor conectado.

Assim como fazemos com pessoas, os consumidores também estão atentos aos valores e comportamentos das marcas.

Sendo assim, o estudo destaca quatro palavras importantes para a dinâmica desse relacionamento: 

  1. conexão;
  2. curadoria; 
  3. criatividade;
  4. comunidade.

Então, não basta criar uma campanha um design impecável para seu produto ou serviço. A capacidade de criar associações positivas com o público por meio de valores também importa.

Além da relação comercial, o relatório da FleishmanHillard mostrou que 306% das empresas têm maior percepção de valor com clientes que possuem conexão emocional com a marca.

Essa estatística torna mais compreensível porque a Apple está em primeiro lugar no ranking da revista Fortune a mais de cinco anos como uma das companhias mais admiradas do mundo. Concorda?

eBook - Gestão de Reputação e crise

Por que é importante construir uma reputação online positiva?

Um dos motivos pelas quais a reputação digital é tão importante é porque a relação do consumidor com as marcas acontece, principalmente, por meio de canais digitais.

Então, quando as organizações se empenham em medir sua reputação, monitorando os canais online, conseguem extrair dados e insights valiosos.

Com essas informações, o desenvolvimento de produtos e serviços fica mais alinhado com os objetivos do negócio e as necessidades e desejos do consumidor.

Outro ponto relevante para ficar atento à reputação digital é quando existe a necessidade de fazer uma gestão de crise.

Afinal, nenhuma empresa está imune a problemas. Por isso, o time de Relações Públicas ou a assessoria de comunicação precisa entrar em ação.

Confira o case de sucesso da Indústria S.A.* que superou a crise interna com a ajuda de dados, transformando o seu departamento de Comunicação em um setor de inteligência.

5 dicas para construir uma reputação digital 

Sua reputação online será o cartão de visitas da sua marca na internet, então construí-la de forma consistente é essencial.

Para isso, algumas ações de comunicação precisam estar alinhadas internamente para que seja possível executar e também monitorar os resultados. Confira!

1. Assuma o controle da sua marca online

Pode parecer um detalhe muito básico quando se trata de reputação digital, mas é importante que a empresa tenha seus canais oficiais.

Então, registre o domínio do seu site, cadastre-se em sites públicos como Google e Reclame Aqui e crie perfis oficiais da empresa nas redes sociais. Assim, você consegue monitorar as conversas em todos.

2. Organize sua produção de conteúdo

A produção de conteúdo relevante é o que destaca sua empresa no mercado digital. Então, na hora de planejar as postagens, lembre-se dos objetivos e valores do negócio.

Por meio de textos, fotos, infográficos, e-books e vídeos ensine e oriente seu público-alvo para que ele perceba sua marca como uma fonte de informação confiável.  

3. Monitore as conversas online

Sabia que 42% dos consumidores que fazem uma reclamação via rede social esperam receber uma resposta em até 60 minutos? O dado é do relatório ‘The Social Habit’ feito pela Convince & Convert.

Então, usar ferramentas de monitoramento de redes sociais ou softwares inteligentes para acompanhar as menções ao nome da marca é estratégico para a reputação digital. Assim, você consegue extrair insights, além de planejar ações preditivas.

4. Valorize o feedback dos clientes

Se a empresa faz o monitoramento da reputação digital, pode aproveitar melhor os feedbacks que recebe dos clientes.

Não apenas interagindo e dando uma resposta, mas também levando essas informações para o time responsável pelas inovações e melhorias no produto/serviço.

Leia também: Como utilizar o Customer Success no gerenciamento de crise?

5. Acompanhe o exemplo de outra marcas

Independentemente de ser do seu segmento ou não, acompanhar o trabalho de outras empresas em relação a reputação digital pode ser inspirador.

O Nubank, por exemplo, é uma empresa case de sucesso quando se trata de atendimento ao cliente porque a proposta de relacionamento do negócio é muito bem executada pelos atendentes.

Recentemente, a empresa lidou com um buzz “negativo” ao anunciar a cantora Anitta como membro do conselho da empresa. Uma entrevista com os fundadores do banco digital foi cancelada, provavelmente para evitar que os ataques online se ampliassem ainda mais. 

Então, acompanhe o que acontece no mercado para aprender e ficar por dentro do contexto atual.

[eBook] Como proteger a reputação da sua marca em um mundo complexo e digital

Resumindo: reputação digital é um trabalho contínuo

O posicionamento de uma marca na internet é essencial para a criação de uma reputação digital positiva. 

Por isso, organize sua equipe de comunicação para que as análises de dados possam ser transformadas em estratégias para valorizar a empresa.

Além, é claro, de usar essas informações para assumir o controle das narrativas e não deixar que algo pontual se torne uma grande crise de imagem.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a plataforma de inteligência Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados