Qual a importância do relatório de clipping na era dos dados?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O relatório de clipping de notícias é fundamental para que a equipe de comunicação e outros setores da organização tenham acesso a informações valiosas sobre o que é falado da marca nas mídias tradicionais e sociais.

A transformação digital, por sua vez, trouxe uma enorme complexidade à prática do clipping. Se antes bastava fazer o recorte de citações da marca em jornais e revistas, além de acompanhar o noticiário da TV e rádio, hoje a quantidade de canais de comunicação influentes é ainda maior.

Afinal, redes sociais — como Instagram, Facebook e Twitter — surgiram como espaços relevantes para as equipes de RP fazerem o planejamento do clipping de notícias e encontrarem informações relevantes para a Inteligência de Mercado de empresas.

Por exemplo, para se ter uma ideia, só o Twitter atingiu a marca de 186 milhões de usuários em 2020. Isso dá a dimensão da relevância de monitorar esses espaços digitais.

Neste artigo, explicaremos sobre a importância do relatório de clipping na era dos dados e como elaborá-lo para que traga insights importantes para a empresa.

Qual a importância do relatório de clipping de notícias?

A importância do relatório de clipping se dá em virtude de como a prática se tornou necessária para a gestão de reputação e o fornecimento de insights para estratégias de mercado.

Afinal, a internet mudou o panorama da situação e deixou a tarefa de compilação de materiais muito mais simples. 

Se antes era comum equipes de RP passarem horas e dias em um processo exaustivo de recorte de material jornalístico e acompanhando TV e rádio noite e dia, agora o trabalho é bem mais simples.

Afinal, atualmente existem ferramentas de análise de dados rápidas e eficientes que apuram qualquer citação à marca nos canais mais relevantes disponíveis na Internet.

Dessa forma, o relatório de clipping é desenvolvido a partir de informações coletadas pelo monitoramento de mídias em tempo real. Assim, a empresa consegue ter uma visão geral da imagem marca junto ao público.

como fazer clipping interativo monitoramento de midias em tempo real relatório de clipping

Dessa forma, o relatório pode:

  • fornecer conhecimento mais aprofundado do público e seu perfil de consumo;
  • pesquisar a respeito dos seus concorrentes a partir da opinião dos usuários e das menções na mídia;
  • aprimorar estratégias que não vêm trazendo bons resultados;
  • melhorar as ações de social listening e deassessoria de imprensa.

O relatório de clipping e o monitoramento da imprensa

O monitoramento da imprensa visa ao acompanhamento do que é divulgado sobre a marca, seja em canais tradicionais ou digitais, como portais de notícias ou perfis em redes sociais. Assim, por meio das informações compiladas no relatório de clipping é possível ter feedbacks sobre a repercussão da empresa na opinião pública.

Dessa forma, as áreas de Comunicação, Marketing e Vendas podem usar essas informações para aprimorar ainda mais o trabalho da comunicação, cativando ainda mais seu público e prospectando novos clientes

Como elaborar um relatório de clipping de notícias?

Demonstrada a importância do relatório de clipping, vamos falar agora sobre como elaborá-lo para entregar as informações colhidas às equipes da sua empresa da forma mais clara e acessível possível.

Dessa forma, para ajudar na eficiência da tarefa, existem plataformas que elaboram relatórios completos por meio de automação. E ainda os compartilham no período desejado para os profissionais certos, sem esforço manual.

Então, com o auxílio dessas ferramentas, é importante seguir algumas diretrizes para elaborar um relatório de clipping de notícias. Vamos a elas!

Defina a periodicidade dos relatórios

Após definir a a base analítica do clipping, é importante escolher a periodicidade de entrega do relatório de acordo com as características de sua estratégia. Ele pode ser diária, semanal, mensal ou até trimestral: tudo depende das variáveis do segmento de atuação.

Atribua métricas alinhadas com o objetivo empresarial

No processo de elaboração, é importante definir quais são as métricas mensuráveis mais relevantes para se analisar.

Além disso, é necessário que elas estejam alinhadas com os objetivos previamente estipulados no planejamento.

Cruze os dados monitorados com os objetivos da empresa

Fazer um diagnóstico das ações é fundamental. Dessa forma, é importante cruzar os dados monitorados aos objetivos planejados pela empresa.

Assim, é possível avaliar os erros e acertos das estratégias e, consequentemente, se readaptar continuamente para cada vez mais aprimorar a imagem da marca e se preparar para um possível gerenciamento de crise

Deixe o relatório visual e claro

Finalmente, os resultados e informações obtidos precisam ser visualmente claros e acessíveis para que as equipes e colaboradores de diversas áreas possam compreendê-los e utilizá-los de forma integrada aos objetivos organizacionais.

gestão de reputação de clipping

Resumindo… Por que implementar um relatório de clipping no seu negócio?

Portanto, você leu que o relatório de clipping é fundamental para:

  • conhecer seu público de forma mais aprofundada;
  • avaliar a atuação de concorrentes no mercado;
  • aprimorar estratégias de mercado.

Nessa missão, o Cortex PR é uma ferramenta que pode ajudar sua empresa a monitorar mídias em tempo real e trazer insights valiosos para o desenvolvimento do relatório de clipping.

Gostou do conteúdo? Para mais artigos sobre Inteligência de Dados e Comunicação Empresarial, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog