Estratégia de comunicação na era dos dados: Prigital, SEO e rastros digitais

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 minutos

Você vai ler sobre:

  • O impacto da transformação digital nas áreas de relações públicas
  • Como e por que criar uma estratégia de comunicação baseada em dados
  • Novos horizontes para a comunicação: conceitos que precisam ficar no radar

Muito se fala em transformação digital nas empresas, mas o que esse conceito impacta, na prática, a estratégia de comunicação de uma marca? É claro que o tema perpassa por aumentar o nível de maturidade tecnológica nas companhias, mas nas áreas de RP isso vai além.

A transformação digital impõe uma nova maneira de pensar a estratégia de comunicação. Na era dos dados, o planejamento precisa abranger conceitos como Prigital, SEO, rastros digitais e mindset data driven para impactar nos resultados do negócio.

Isso significa que cada vez mais as relações públicas estarão integradas a outras áreas, como marketing. Assim, falar de comunicação com a imprensa de forma individualizada não é mais recomendado, por exemplo.

O Global Communications Report 2019, da USC Annenberg, traz alguns dados sobre expectativas da área para daqui a 5 anos que comprovam esse entendimento:

  • mais de 50% dos profissionais de RP esperam mudanças nessa indústria;
  • 51% dos entrevistados entende que a relação entre RP e marketing vai mudar consideravelmente;
  • 62% dos especialistas em comunicação afirmam que o consumidor não será capaz de fazer distinção entre mídia paga, conquistada, compartilhada ou proprietária quando estiver consumindo informações.

Portanto, está na hora de abandonar o planejamento individualizado e trazer seu departamento de comunicação e marketing para a era dos dados.

Entenda como planejar sua estratégia de comunicação de forma mais assertiva lendo o  artigo até o final!

 

Da comunicação de massa à estratégia de comunicação baseada em dados

Antes de avançarmos para conceitos mais atuais, como Prigital, SEO e rastros digitais, é importante lembrarmos as bases do trabalho de relações públicas, lá na comunicação de massas. Nos primórdios da imprensa, não havia diferenciação entre perfis de públicos.

Mas essa realidade mudou com a chegada da globalização. A primeira consequência desse movimento foi a transformação digital, o início da segmentação dos públicos e o surgimento de novos canais.

Em 2020, essa tendência foi repentinamente intensificada com a pandemia do novo coronavírus, que obrigou empresas de todo o mundo a se reinventarem rápido, sob risco de desaparecer em meio à crise.

Veja, por exemplo, a dinamização de canais que o consumidor usa atualmente, de acordo com a pesquisa The impact of Covid-19 on earned media, da Kantar:

O que isso significa para o trabalho de RP? 

O consumo multimídia demanda aos profissionais da área adaptarem sua comunicação para esses diferentes tipos de plataforma, além de revisarem suas expectativas de ROI (retorno sobre investimento) para cada categoria e público.

Com isso, o digital está se tornando mais complexo e cada vez mais integrado às estratégias de comunicação offline. Reconhecer essa complexidade significa ser capaz de se ajustar e responder melhor. Os eventos, por exemplo, unem experiências online com offline, de modo a levar a melhor experiência para os participantes.

Portanto, lidar com esse cenário novo e desafiador sem revisar práticas antigas não é o melhor caminho a se seguir. Nessa realidade mais dinâmica, é preciso considerar as novas tecnologias como aliadas.

Então, falar em gestão e análise de dados não é somente um diferencial competitivo, mas também a forma imperativa de sobreviver aos desafios da era digital.

A estratégia de comunicação deve ser baseada em dados

A comunicação moderna não pode mais se basear em “achismos”. Ainda mais se levarmos em conta que as áreas de comunicação têm sofrido cortes de orçamento, como indica o Anuário da Comunicação Corporativa 2020. Com mais desafios e budget menor, sobra pouco espaço para erros.

Portanto, a estratégia de comunicação de uma empresa deve ser orientada por argumentos sólidos e dados reais. Isso tem levado empresas a utilizarem ciência de dados em RP, o que auxilia a reunir grandes bases de dados e estruturá-los com inteligência. Naturalmente, também é altamente recomendado que a manutenção do banco de dados da comunicação aconteça em tempo real.

Em resumo, o uso de dados promove benefícios que simplificam o trabalho de comunicação, como:

  • Mais produtividade do time;
  • Antecipação de oportunidades de exposição na mídia e de crises;
  • Visão do todo;
  • Melhor aproveitamento do agendamento temático;
  • Monitoramento da reputação da sua empresa e dos concorrentes;
  • Mais informações relevantes para o planejamento de comunicação;
  • Métricas mais pertinentes para comprovação de valor da área na companhia;

Novos horizontes da comunicação empresarial 

Todo esse contexto abriu portas para novos conceitos e formas de fazer o trabalho de relações públicas. A seguir, vamos conhecer algumas ideias e ferramentas importantes na hora de montar a sua estratégia de comunicação:

Prigital

Prigital é um termo cunhado pela FSB que determina o pensamento de soluções integradas de RP e digital. Na prática, defende um bom trabalho de comunicação integrada.

A principal diferença de uma estratégia Prigital para uma tradicional é não enxergar a comunicação em caixinhas, mas sim visualizar o objetivo da marca e traçar o melhor plano para alcançá-lo. Os canais utilizados na campanha são decididos depois. Ou seja, são um meio, não o fim.

Afinal, hoje é muito difícil ter uma estratégia bem sucedida usando apenas RP ou apenas digital. Como falamos no início do artigo, marketing e comunicação ficam cada vez mais integrados em vez de serem concorrentes.

Além disso, não há mais barreiras entre a comunicação digital e offline. Assim, práticas como o monitoramento integrado de mídias tradicionais e sociais — online e offline — , por exemplo, passou a ser essencial.

Rastros digitais

Outra tática importante que tende a aumentar a relevância de uma estratégia de comunicação é acompanhar os rastros digitais do seu público. Mas o que significa isso na prática?

Significa entender como seu consumidor pesquisa e navega na web e, assim, mapear seu comportamento e planejar ações de comunicação pautadas por esses dados.

No relatórioServiços financeiros: entendendo o consumidor por meio de buscas na internet e notícias online”, identificamos que no início da crise da Covid-19 houve grande aumento de interesse por reformas residenciais.

Uma empresa ligada de alguma forma ao setor de construção civil, identificando essa tendência, pode criar uma estratégia de comunicação para dialogar com esses consumidores.

Assim, ambas as partes se beneficiam. O público recebe informações mais alinhadas com as suas expectativas e necessidades, enquanto a empresa aumenta as chances de engajar sua audiência com conteúdos relevantes para o momento dela.

SEO apoia a comunicação com a imprensa

Como ressaltamos, marketing e relações públicas vão andar cada vez mais de mãos dadas. E uma das estratégias que interliga as duas áreas é a otimização de resultados em mecanismos de pesquisa, como o Google.

A aplicação estratégica dessa ferramenta tende a aumentar a visibilidade da marca e, por isso, precisa ser levada em consideração no planejamento da área.

O trabalho de RP é, naturalmente, uma excelente forma de construir autoridade em SEO. E o motivo é simples: ajuda a estruturar uma estratégia de qualidade de backlinks para uma marca.

Afinal, links para o seu site vindos de portais de notícias renomados ajudam a aumentar o seu domain authority, um atributo essencial para o ranqueamento nas ferramentas de pesquisa. O estudo The Ultimate PR Guide to Search Engine Strategy explica bem essa relação.

eBook + Rock Content O novo perfil do profissional de comunicacao

Resumindo

A estratégia de comunicação na era dos dados conta com muitas oportunidades ainda não tão aproveitadas pelas empresas brasileiras. E conhecer os conceitos que estão revolucionando o RP de grandes companhias não só no Brasil, mas no mundo, é essencial.

Até porque ninguém quer ficar para trás na transformação digital, certo?

Portanto, times de comunicação e marketing precisam atuar juntos, pensando a estratégia de comunicação como um todo, sem entender os canais como um fim, mas sim como um meio para atingir os objetivos estabelecidos.

Precisam também levar em consideração os rastros digitais e o SEO no planejamento. E, claro, investir no mindset data driven, o motor para essa virada de chave.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados

Logo Cortex Intelligence

Quer saber mais sobre as soluções da Cortex? Entre em contato com a gente via Whatsapp!

Logo whatsapp