Qual a diferença entre comunicação interna e externa? Saiba tudo!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A comunicação interna e externa são instrumentos fundamentais de informação e engajamento de uma marca com seu público, seja ele de funcionários e colaboradores ou de clientes e parceiros influentes.

Em uma nova realidade tão complexa e com tantos canais de interação, relacionar-se com seu público virou uma missão ainda mais difícil de gerir. Para superar esse desafio, coletar e interpretar informações pertinentes sobre seus principais stakeholders torna-se imperativo.

Não por acaso, as companhias utilizam cada vez mais a análise de dados sobre seu segmento de mercado e público-alvo para conhecê-los melhor. 

Fato é que 97,2% das empresas investem em inteligência de dados para embasar suas estratégias, segundo pesquisa feita pela New Vantage com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial.

Diante desse contexto, vamos explicar a importância e as principais diferenças entre comunicação interna e externa e os principais desafios corporativos em tempos de transformação digital. Fique com a gente até o fim para entender melhor!

Comunicação interna e externa: o que são?

A comunicação interna e externa são duas vertentes complementares da estratégia corporativa, que lidam com públicos diferentes porém igualmente importantes para a consolidação da reputação da marca e a transmissão dos seus valores.

A primeira se dedica ao relacionamento da empresa com seu próprio quadro constituinte, como colaboradores e stakeholders. Já a segunda diz respeito às interações da companhia com seus clientes, possíveis prospects, fornecedores, distribuidores, imprensa, órgãos públicos, entre outros.

Isso é, a comunicação externa lida com todas as esferas sociais que tendem a influenciar a imagem e impacto da instituição.

Dessa forma, num cenário tão complexo de transformação digital, em que novos atores e interações surgem e se alteram a todo momento, ter informações estratégicas e insights relevantes sobre seu público e segmento de atuação são um grande diferencial.

Quais são os princípios da comunicação interna e externa?

Comunicação interna

O princípio da comunicação interna reside na otimização, simplificação e gestão das interações e transmissões de informações importantes para o público que trabalha diariamente para o crescimento organizacional.

A importância dessa relação se dá, especialmente, pela integração dos funcionários sob uma mesma cultura organizacional. Assim, é possível pregar valores e princípios comuns de forma clara e transparente. 

Esse sentimento de pertencimento e compatibilidade de ideias pode ser extremamente motivador para que os trabalhadores não só melhorem a sua performance no dia a dia, mas também “vistam a camisa da empresa” e defendam a missão e valores organizacionais em suas relações sociais.

Para a construção de uma comunicação interna mais eficiente, é importante considerar os seguintes pontos:

  • Seja transparente e atualize seus colaboradores sobre as principais novidades e outras notícias importantes do dia a dia da empresa;
  • Saiba ouvir seus funcionários e peça feedbacks, entenda suas dores, incentive a comunicação e estreite a relação entre o nível operacional e os setores mais estratégicos;
  • Defina valores simples e objetivos que orientem a ética de trabalho diariamente;
  • Conheça bem seu público interno para que eles sejam devidamente contemplados pela cultura organizacional. 
Nova call to action

Comunicação externa

A comunicação externa é bem mais complexa do que propagandas ou ações de marketing exclusivamente sociais. Ela tem mais a ver com a mensagem e imagem da marca difundida pela organização por meio de práticas como:

Assim, são várias as formas que uma organização tem de se comunicar e se relacionar com seu público-alvo. Essas práticas têm como objetivo difundir a imagem da marca de forma positiva, a partir de sua missão e seus valores. Ou seja, de como ela quer ser enxergada pelo seu público-alvo.

Portanto, para que essa estratégia seja de fato eficaz e assertiva, é necessário planejamento e conhecimento aprofundado de seu público e mecanismos que podem influenciar a reputação.

É nesse contexto que o investimento em inteligência de dados se torna tão fundamental. Pois, dessa forma, é possível adquirir insights relevantes sobre clientes, investidores, reputação da marca em mídias digitais, órgãos de imprensa e muito mais.

Assim, tendo esses registros a seu favor, pode-se planejar estratégias vencedoras que alinhem a missão e os valores corporativos com as necessidades do seu público.

A importância de uma comunicação interna e externa em harmonia

Por fim, imagine o caso de uma empresa que possui uma imagem positivamente consolidada entre seus clientes, investidores e imprensa, mas que internamente há diversos ruídos de comunicação com seus funcionários, falta de transparência e valores corporativos pouco difundidos.

Mais cedo ou mais tarde, com certeza algum desses problemas internos vai interferir na performance comercial e prejudicar a reputação social dessa organização.

Afinal, como já vimos no tópico anterior, o processo de estruturar uma filosofia ética, eficiente e agregadora internamente entre funcionários e até stakeholders é o primeiro passo para construir mecanismos de interação com o público externo igualmente positivos.

Um é complementar ao outro. Por exemplo, imagine que uma companhia pregue sustentabilidade e diversidade externamente, mas seus trabalhadores propaguem ideais diferentes em suas relações sociais. Não faz sentido, não é verdade?

Portanto, uma boa estratégia de comunicação integrada que alinhe o externo e o interno sobre o mesmo conjunto de valores e princípios é tão importante. 

Dessa forma, saber informar bem seus funcionários, abrir canais de feedback com ele e coordenar esses valores com o que é pregado externamente, é a receita do sucesso para sua comunicação empresarial.

[PR] Meetup -  Comunicação Integrada: da gestão de conteúdo até a mensuração

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados