Como padronizar sua comunicação empresarial

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é comunicação empresarial? Ela consiste no conjunto de ações estratégicas para gerir a reputação e a forma como a empresa interage com seu público-alvo.  

Nesse contexto, estabelecer uma linguagem corporativa padronizada é muito importante. Afinal, isso é imprescindível para a consolidação da identidade de uma organização, seja com seus funcionários ou com os clientes.

Entretanto, essa tarefa nunca foi fácil. Por exemplo, imagine a dificuldade de padronização dessas mensagens dentro de um ambiente tão heterogêneo e diverso como são os stakeholders de uma companhia.

Não por acaso, 97,2% das empresas investem em inteligência de dados para embasar suas estratégias de comunicação em um novo ambiente digital tão complexo, segundo pesquisa feita pela New Vantage com mais de 1000 organizações de protagonismo mundial.

Portanto, é frente a esse cenário que se torna importante entender o que é comunicação empresarial e os pilares que devem sustentá-la. E é esse o assunto deste blog post. Leia até o fim para te explicarmos melhor!

O que é comunicação empresarial em tempos de transformação digital? 

Para ser efetiva e harmoniosa, uma estratégia de padronização da linguagem empresarial deve levar em consideração o equilíbrio entre dois pontos: a adaptação do seu discurso aos colaboradores e vice-versa.

Ainda que esse seja o ponto-chave de qualquer plano de comunicação do tipo, esse equilíbrio é raramente discutido.

O fato é que a grande maioria das empresas reúne perfis multifacetados e não tem uma comunicação realmente integrada, alinhada e padronizada.

O desafio, então, é encontrar uma forma de fazer com que, independente do perfil de cliente ou colaboradores, todos se comuniquem através da mesma linguagem, tanto a nível interno quanto externo.

Dessa forma, a padronização deve acompanhar o crescimento da empresa. Isso é, a cultura e a forma de se expressar devem adaptar-se e transformar-se, sem nunca se perder.

Num primeiro momento, é importante deixar que a linguagem cresça e vá tomando forma, espontaneamente. Essa autenticidade é o elo entre o emissor e a mensagem.

Portanto, os responsáveis pela estratégia de comunicação empresarial devem se preocupar em manter a sua essência, antes de agregar algumas definições claras ao discurso.

A ideia é que a estratégia, inicialmente abstrata, vá se transformando em políticas mais consolidadas à medida que se executa o planejamento, adquire-se experiência e realiza análises contínuas de performance.

3 pilares de uma comunicação padronizada

Dessa forma, os pilares de uma comunicação padronizada devem ser os seguintes: pessoas, processo e tecnologia.

Vamos falar um pouco de cada um deles!

Pessoas

É importante desenvolver um processo de integração dos colaboradores em seu ambiente de trabalho (estrutura de onboarding) que ofereça treinamento e monitoramento.

Essa prática facilita a adaptação dos profissionais à nova cultura da organização e os coloca inseridos sob a orientação dos mesmos ideais.

Processo

A elaboração de políticas de governança que orientem todos aspectos relacionados às mensagens é fundamental. Isso vale desde a criação de e-mails até regras de compartilhamento de informações gerenciais.

Essa gestão deve ser bem definida para ser capaz de orientar tanto a comunicação por departamentos, como a da empresa como um todo.

eBook - Comunicação Integrada e Inteligência: como e por quê aliá-las

Tecnologia

Não há como entender o que é comunicação empresarial nos dias de hoje sem falar das ferramentas tecnológicas que atuam para que ela funcione de forma eficaz.

Dessa forma, é fundamental que exista uma política de governança em relação ao uso de dispositivos e ferramentas de inteligência de dados.

Os principais responsáveis pela área de tecnologia devem estar diretamente envolvidos no desenvolvimento dessas diretrizes. Assim, com a ferramenta certa, a empresa pode:

  • realizar uma análise de mercado para conhecer mais a fundo o público-alvo e seu padrão de consumo e comportamento;
  • analisar continuamente os indicadores de performance estratégica, como o ROI em comunicação;
  • embasar a tomada de decisão das estratégias omnichannel;
  • monitorar a reputação da marca em tempo real.

Personalização da comunicação padronizada

Parece até contraditório, mas a ideia é mais ou menos essa. Afinal, é possível considerar as características individuais para a padronização ser mais representativa de seus mensageiros.

Mas como isso funciona?

Gerentes, diretores ou executivos deverão adaptar a elaboração dessas políticas de governança com base nas culturas empresariais já existentes (pessoas, processos e tecnologias).

Afinal, não existe uma solução de “copiar-colar” que sirva para todas as empresas. As soluções devem ser customizadas, tomando como base as culturas internas já existentes e o contínuo aprimoramento de acordo com as mudanças de mercado e das demandas do público.

Portanto, essas políticas devem se mostrar ágeis, sem perder a estabilidade, para que funcionem bem enquanto guias orientadoras de todos os profissionais da empresa.

O desafio final para adequação da linguagem empresarial

Vamos concordar que conquistar a unanimidade é um tanto quanto difícil, certo? Imaginem o desafio de conseguir com que todos os colaboradores, desde os que ocupam as funções mais básicas, até executivos C-level, estejam de acordo.

Os responsáveis pela comunicação empresarial geralmente enfrentam esse problema.

Depois de adequadamente padronizadas as estratégias de comunicação, o passo seguinte é alcançar a “concordância coletiva”.

É nesse ponto que os comentários e insights do público são mais bem-vindos. Por exemplo, se três quartos das pessoas preferirem usar um dispositivo proibido no local de trabalho, o consenso não será alcançado.

Ou, se os executivos C-level não tiverem sido envolvidos na elaboração das políticas e procedimentos, é provável que haja algumas significativas demandas de ajustes e mudanças, depois que a rede de governança já estiver estabelecida.

Em vista disso, diretores e executivos de comunicação empresarial precisam:

  • Incentivar (e considerem) os feedbacks recebidos ao longo de um processo de revisão;
  • Envolver todos os profissionais nas etapas do processo.
Cartilha - O que mensurar?

Para refletir mais sobre o que é comunicação empresarial...

Se você já deu início a esse processo de padronização, não deixe que a ameaça dos dilemas que podem surgir prejudiquem o seu desempenho, combinado?

Por fim, deixamos três dicas fundamentais:

  • Considere os feedbacks nas suas estratégias;
  • Adapte, padronize e modernize todas as formas de participação e engajamento possíveis;
  • Resgate seus colegas dos perigos dos rumores internos negativos e invista na internalização da nova cultura organizacional.

Gostou do conteúdo? Viu a importância de entender o que é comunicação empresarial e da implementação dos 3 pilares?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados