8 podcasts indispensáveis para profissionais de relações públicas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 minutos

Você vai ler sobre:

  • O fenômeno dos podcasts no Brasil e no mundo
  • Os podcasts indicados para os profissionais de relações públicas

Os mais atentos aos fenômenos da internet já notaram: podcasts estão em alta. O formato ganhou tamanha relevância que 40% dos internautas brasileiros afirmam já ter ouvido algum podcast.

Diante disso, têm surgido programas para públicos cada vez mais segmentados, incluindo o de relações públicas.

Assim, se você é um profissional da área e entusiasta de podcasts, ou quer iniciar nesse universo, então esse post pode ser de grande utilidade. Confira a seguir. 

Relações Públicas: os podcasts imperdíveis para quem atua na área

Alguns números revelam a força dos podcasts, viabilizados pelo surgimento da internet e das plataformas digitais. 

Segundo o Spotify, no mundo todo o consumo de podcasts na plataforma cresceu 330% entre 2017 e 2018. No Brasil, eles já fazem parte da rotina diária de 19% dos usuários de internet, de acordo com o Ibope.

Geralmente são ouvidos nos trajetos para o trabalho, durante a realização de atividades domésticas ou na prática de exercícios físicos.

Veja a seguir a seleção de programas que mostram por que podcasts são uma ótima fonte de conteúdo também para profissionais de relações públicas

1. PR Week

O podcast da publicação norte-americana, especializada em relações públicas, traz entrevistas com profissionais renomados da comunicação. 

As conversas, que giram em torno de 30 minutos, contemplam visões aprofundadas acerca de novas tendências das relações públicas. Além disso, apresentam dicas e relatos de desafios enfrentados pelas áreas de RP de grandes organizações.

Já passaram pelo programa nomes como Andy Polanski, CEO da segunda maior agência de RP do mundo – a Weber Shandwick, Tina McCorkindale, presidente do Institute for PR, Michael Sneed, CCO da Johnson & Johnson, entre outros. 

Uma ótima oportunidade de fazer benchmarking e entender como outras empresas encaram os desafios da comunicação na era dos dados.

2. The Talking Points

O The Talking Points traz as notícias e novidades mais relevantes para as áreas de relações públicas, mídias sociais, marketing, e tudo mais relativo à comunicação.

O programa já é considerado um dos mais tradicionais para esse público, tendo mais de 114 edições no ar. 

Destaque para o episódio 110, que aborda os dados do Relatório Global de Comunicação da USC Annenberg, e como millennials confiam mais em influenciadores da internet do que em parentes.

Também vale assistir ao episódio 101, com dicas de comunicação para 2019. 

Em suma, se você deseja acompanhar as principais questões acerca do desenvolvimento da comunicação corporativa e relações públicas no mundo, esse é o podcast ideal.

3. The Daily

O podcast do New York Times vai ao ar cinco vezes na semana, em episódios curtos, de 20 minutos. Produzido pelo time de jornalismo do veículo, o The Daily vai atrás das pautas mais diversas. 

Os temas passam por política, relações internacionais, comportamento, tecnologia, entre outras editorias.

Assim, o podcast é um produto imperdível para quem quer se manter informado sobre os temas em alta no mundo.

4. Meio e Mensagem 

Um dos principais portais de comunicação e mídia do país, o Meio e Mensagem também entrou na onda dos podcasts com o 100 dias de inovação

O produto, lançado em 2019, é uma série focada em tecnologia, e aborda temas como dados e estratégia e impactos da tecnologia na mídia e publicidade.

Um podcast obrigatório para jornalistas e profissionais de relações públicas se atualizarem sobre inovação no mercado da comunicação. 

5. Durma Com Essa (+ bônus)

Conhecido por contextualizar fatos e notícias em pauta na sociedade, o Nexo Jornal agora também conta com um Podcast, o Durma Com Essa.

O programa é apresentado de segunda a quinta, e traz uma visão diferenciada sobre acontecimentos marcantes do dia, que vão da política à tecnologia

Os episódios curtinhos, de até 15 minutos, são perfeitos para quem tem uma rotina atribulada mas não quer ficar desinformado sobre o que está acontecendo no país e no mundo. 

O veículo conta ainda com outros podcasts, como o Politiquês, um produto semanal que “mostra as ideias que movimentam o país e os conceitos que estão na base do debate político”.

6. Braincast

O portal de criatividade e inovação Braincast possui um dos podcasts mais populares do país, o Braincast. O produto trata de temas referentes à criatividade, entretenimento e inovação. 

Com mais de 200 episódios no ar, é um programa indicado aos profissionais de relações públicas que querem estar atualizados sobre esses assuntos de uma maneira leve e, ao mesmo tempo, aprofundada. 

Vale conferir episódios como A Ciência de Dados, que aborda como a análise e coleta de dados vem impactando a tomada de decisão nas empresas.

Outro destaque é o que debate O Profissional de Comunicação do Futuro, trazendo à tona as novas possibilidades de atuação e crescimento nesse campo. 

7. Anticast

Um dos programas mais antigos do segmento, o Anticast se dedica desde 2011 a tratar de temas como comunicação, design e cultura digital.

Para quem atua com relações públicas, o podcast traz informações relevantes sobre assuntos cada vez mais em alta na área, como Storytelling.

Tem até um episódio sobre podcast, em que o programa explica a ascensão do formato no mundo e debate sua presença no Brasil. 

8. Social Media Cast

Como sabemos, profissionais de relações públicas também precisam estar atentos ao que acontece nas redes sociais.

Por isso, um podcast imperdível é o Social Media Cast, que toda terça-feira promove discussões, ao vivo, sobre assuntos que orbitam o universo das mídias sociais.

Os episódios trazem sempre movimentações e números das principais empresas do setor, novidades das redes e tudo mais relacionado à tecnologia. Estratégia digital e fake news são alguns dos temas que já estiveram em pauta.

Resumindo…

Se no passado os podcats eram produtos consumidos por um grupo restrito de pessoas, nos últimos anos essa realidade vem mudando drasticamente. 

Devido ao sucesso do formato, recentemente surgiram centenas de novos podcasts, com temas cada vez mais diversificados. Para os profissionais de relações públicas não faltam opções de bons conteúdos.

Como vimos, os podcasts são fontes de informações qualificadas sobre diferentes temas em destaque na sociedade. Além disso, podem servir de insumo para profissionais de RP pensarem em estratégias e se atualizarem sobre a área

Em síntese, num contexto em que a comunicação é omnichannel, é fundamental estar por dentro dessas plataformas e conhecer como funcionam os novos meios de divulgar e produzir conteúdos.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

comunicação externa



Artigos Relacionados