Como melhorar a relação entre a área de RI e a de Comunicação?

Como melhorar a relação entre a área de RI e a de Comunicação?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Pensar em como melhorar a relação entre área de RI e a de Comunicação é um exercício importante para empresas de capital aberto. Inclusive, essa iniciativa é importante para aquelas que estão no — ou visam chegar ao — processo de IPO.

Afinal, o diálogo com o mercado precisa ser bem estruturado, evitando ruídos e descompassos. É daí que vem a confiança, a reputação e o valor organizacional, podendo refletir, inclusive, em oscilações nos preços dos papéis.

Pensando em como elaborar essa integração da maneira mais estratégica possível, te convidamos a acompanhar:

  • um detalhamento do funcionamento das áreas de RI e Comunicação;
  • algumas dicas para alinhar objetivos e ações;
  • e muito mais.

Confira, a seguir!

O que faz a área de Relação com Investidores?

Relações com Investidores (RI) é uma divisão das empresas listadas em bolsa. Sua função primordial é fornecer aos acionistas e investidores relatos precisos dos assuntos de negócios. 

Essa área ajuda investidores e analistas de mercado a tomar decisões informadas sobre se devem ou não investir na empresa. Para isso, deve atuar em constante colaboração com diversos departamentos, como Controladoria, Jurídico, Financeiro, entre outros. 

No detalhe, essa área é encarregada de:

  • comunicar informações financeiras e estratégicas aos investidores e analistas;
  • assegurar a conformidade com as regulamentações do mercado de capitais;
  • gerenciar as expectativas sobre a performance do negócio;
  • organizar eventos como conferências e reuniões com investidores;
  • monitorar o desempenho mercadológicos das ações da companhia;
  • fornecer feedback da comunidade de investidores para a alta hierarquia;
  • educar e manter relacionamentos com investidores atuais e potenciais;
  • gerir comunicações durante crises corporativas;
  • realizar análises competitivas e monitorar tendências do setor;
  • entre outras iniciativas.

[PR] eBook - Como reportar os resultados de Comunicação para C-levels e Investidores

Por que e como a área de RI se cruza com a Comunicação?

A interseção entre RI e Comunicação é um aspecto crítico da estratégia corporativa moderna. Ela é essencial por várias razões e envolve diversos métodos para garantir bons resultados.

Por que a é importante que RI e Comunicação trabalhem juntas

Consistência na mensagem

Tanto RI quanto Comunicação visam apresentar uma mensagem unificada sobre o desempenho, objetivos e estratégias da empresa. Essa consistência é vital para manter a confiança e credibilidade entre investidores e o público em geral.

Comunicação estratégica

Estratégias de Comunicação eficazes são essenciais em RI, especialmente para transmitir informações financeiras complexas de forma compreensível. 

Isso envolve a disseminação de dados financeiros, mas também a narrativa que explica a direção para a qual a empresa está caminhando.

Gestão de crises

Em tempos de crise, a colaboração entre RI e Comunicação se torna ainda mais crucial. 

Ambas as áreas trabalham juntas para gerenciar a reputação da empresa, abordando preocupações dos investidores enquanto mantêm a confiança da opinião pública.

Conformidade regulatória

RI e Comunicação também precisam garantir a conformidade com as regulamentações financeiras em relação à divulgação de resultados. Assim, além de evitar infrações legislativas ou normativas, garantem que acionistas, analistas de mercado, entre outros públicos de interesse, sigam confiando no negócio.

Engajamento com stakeholders

Engajar uma variedade de stakeholders, incluindo acionistas, analistas e a mídia, requer um esforço coordenado entre RI e Comunicação. 

Tanto para garantir que todas as partes recebam a informação certa no momento certo quanto para evitar que mal entendidos, boatos e até fake news interfiram negativamente no valor das ações.

Como a interseção deve ser gerenciada

Equipes integradas

Muitas empresas integram suas equipes de RI e Comunicação para otimizar sua mensagem e estratégia. Essa iniciativa garante que todas as ações comunicacionais sejam consistentes — por exemplo, relatórios financeiros não divirjam de anúncios ou outras ações de divulgação da marca.

Diálogo regular

Atualizações regulares e canais consistentes precisam ser estabelecidos para manter investidores e outros públicos informados. 

Isso inclui teleconferências de resultados, comunicados à imprensa, apresentações a investidores, engajamento nas redes sociais, e assim por diante.

Mensagens direcionadas

Enquanto RI foca em analistas financeiros e investidores, a Comunicação visa um público mais amplo. Logo, adaptar as mensagens para cada público deve ser um trabalho em conjunto, buscando sempre manter uma narrativa geral consistente.

Planos de comunicação de crise

Os dois departamentos colaboram para desenvolver planos de comunicação de crise. Dessa forma, conseguem trabalhar com agilidade e eficiência durante um período crítico, garantindo que a empresa responda rapidamente e eficazmente para manter a confiança do mercado.

Treinamento e desenvolvimento

Treinamento contínuo em habilidades de comunicação e alfabetização financeira para membros de ambos os times garante que eles possam transmitir informações complexas de forma clara e envolvente.

Mecanismos de feedback

Estabelecer mecanismos de feedback para avaliar o sentimento de investidores e do público ajuda a refinar estratégias. Isso inclui monitorar perguntas de investidores, cobertura da mídia e discussões em redes sociais, entre outras frentes.

Estratégias de Comunicação para conquistar investidores e acionistas

Como melhorar a relação entre a área de RI e a de Comunicação?

Para garantir que RI e Comunicação atuem de maneira coordenada, é fundamental adotar estratégias que garantam colaboração e entendimento mútuo de objetivos, metas e responsabilidades.

Confira, a seguir, um detalhamento de como melhorar a relação entre a área de RI e a de Comunicação.  

Estabeleça objetivos comuns

RI e Comunicação devem colaborar para definir objetivos que reflitam as metas corporativas. Incluindo a transparência nos objetivos e a utilização de OKRs (Objectives and Key Results) para alinhar e medir o progresso. 

Isso envolve estabelecer metas claras de diálogo com o mercado, como aprimorar a transparência e fortalecer a imagem corporativa.

Desenhe uma estratégia de Comunicação Integrada

Deve-se também desenvolver uma estratégia de comunicação que alinhe as mensagens de RI e Comunicação, garantindo consistência em todas as comunicações. 

Com isso, a companhia reforça sua narrativa em todas as frentes — seja para investidores, mídia ou público em geral.

Faça reuniões de coordenação regulares

Do ponto de vista gerencial, é aconselhável promover reuniões regulares entre as equipes de RI e Comunicação para discutir estratégias, compartilhar informações e coordenar atividades. 

Essas reuniões são cruciais para manter a sincronia e compreensão mútua das prioridades. Além, é claro, de fortalecer os laços e evitar conflitos de opinião e operacionais. 

Forneça treinamento cruzado

Também é importante incentivar o treinamento cruzado entre as equipes para melhor compreensão das funções e responsabilidades; também dos desafios a serem enfrentados. 

Vale a pena fornecer capacitações em colaboração em projetos específicos, bem como workshops e mentorias de consultores externos.

Crie um ambiente de feedback e avaliação contínuos

Implementar um sistema de feedback e avaliação para medir a eficácia das estratégias de comunicação é uma atitude que surte bons efeitos. 

Ela pode incluir análises de como as mensagens são percebidas pelos investidores e pelo público. E, a partir disso, o intercâmbio de ideias e experiências, visando sempre melhorar abordagens. 

Use a tecnologia para potencializar a inteligência de dados

Por fim, não tem como melhorar a relação entre RI e Comunicação sem adotar ferramentas tecnológicas modernas. Isso porque essas duas áreas, cada vez mais, precisam captar, processar e analisar proativamente volumes exponenciais de dados — em tempo hábil para decisões acertadas. 

Elas precisam avaliar regularmente o impacto das comunicações no mercado e na percepção dos investidores usando dados concretos. Além disso, implementar índices unificados que falem a língua da alta gestão para medir a reputação e o impacto das comunicações.

A boa relação entre RI e Comunicação é determinante para o sucesso das empresas de capital aberto

A necessidade de uma colaboração estreita entre Relações com Investidores (RI) e Comunicação é cada vez mais evidente no cenário corporativo atual. Em um mundo onde a transparência empresarial, a velocidade e a agilidade são de suma importância, a integração dessas divisões se torna crucial para adaptar as organizações ao clima futuro. 

Essa convergência visa alcançar a consistência e eficiência na mensagem que os stakeholders esperam. Isso é especialmente verdadeiro em uma era em que consumidores, investidores e funcionários buscam alinhar suas compras, investimentos ou carreiras com empresas que compartilham os mesmos valores. 

Assim, a voz e o propósito de uma companhia devem estar em sintonia com os objetivos e metas, conforme relatado pela equipe de RI.

Que tal, nós conseguimos te mostrar como melhorar a relação entre a área de RI e a de Comunicação?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados