Base de corretores: como compreender o perfil da sua para otimizá-la de acordo com suas ofertas de produtos

Base de corretores: como compreender o perfil da sua para otimizá-la de acordo com suas ofertas de produtos

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Equipes que prospectam seguradoras precisam formatar listas de companhias com as quais fazer contato. Para tal, uma das estratégias recomendadas é compreender a atual base de corretores clientes. 

Basicamente, a ideia é que esse exercício — bastante trabalhoso — seja mais direcionado e inteligente. Visando driblar desafios como o gigantesco universo de possibilidades dificultando a localização de contatos qualificados.

Essa, aliás, é uma questão para grande parte dos departamentos comerciais e de Marketing das empresas B2B. Tanto é que, em nível global, o mercado de soluções tecnológicas para geração de leads cresce 17,5% ao ano, segundo a GlobeNewswire.

Sim, unir tecnologia e capacidades analíticas superiores é o caminho a ser seguido. E é pensando nisso que trazemos a você uma reflexão aprofundada sobre o tema.

Continue lendo para ver:

  • por que o estudo da sua atual base de corretores é um passo fundamental;
  • de que maneira isso ajuda e como deve ser feito;
  • como a plataforma da Cortex acelera e dá precisão a esse processo;
  • e muito mais!

Por que compreender a base atual de corretores é importante para a sua estratégia?

O ponto de partida para estruturar ou otimizar uma base de corretores para prospectar é olhar para a atual carteira. Isso de maneira metódica, observando correlações, dados comportamentais, entre outros. 

Ao fazer isso, você vai notar que muitos aspectos do perfil de cliente ideal vão se revelando. Posteriormente, eles podem ser cruzados com dados externos, revelando insights para decisões mais acertadas.

Na prática, o objetivo central desse exercício analítico é ter parâmetros concretos com os quais trabalhar. Por exemplo, na hora de segmentar os leads, traçar "réguas" de pontuação e qualificação, desenhar abordagens, e por aí vai.   

Além disso, a compreensão aprofundada dos corretores que já estão engajados com seu negócio ajuda a otimizar a alocação de recursos. Ou seja, projetar ações e antever o orçamento necessário para executá-las.

Quais são os principais objetivos de fazer isso?

Confira, a seguir, um detalhamento maior dos objetivos de extrapolar sua base de corretores de seguradoras que já são clientes. 

Identificação de padrões comportamentais

A análise da carteira atual revela padrões nos comportamentos e preferências dos corretores. Ela ajuda a entender o que atrai e retém esses profissionais, fornecendo bases sólidas para a qualificação de novos prospects.

Personalização de Marketing e Vendas

Conhecendo os corretores que já são clientes, você terá dados nos quais se basear para criar abordagens personalizadas. Dessa forma, poderá aumentar a eficácia das campanhas e, consequentemente, as taxas de conversão.

Quanto mais sob medida forem as iniciativas de Marketing e Vendas, mais seu negócio se diferencia. O que é muito importante especialmente se você fornece produtos ou serviços com muitas alternativas similares no mercado.

Otimização do pipeline e do funil de vendas

Outro ponto de extrema importância é o entendimento da jornada do cliente. Ao decifrá-la observando sua atual base de corretores conquistados, será mais fácil ajustar o tratamento das oportunidades

Da mesma forma, você e seu time conseguiram adaptar as etapas do funil de vendas. Sobretudo, alinhando-as às expectativas e necessidades dos prospects ideais. Com isso, há maiores chances de que o processo de negociação se torne mais ágil, eficiente e eficaz.

Previsão de tendências e lacunas mercadológicas

Os corretores que já são clientes também podem ser indicadores das demandas do mercado. Suas preferências e feedbacks, por exemplo, orientam o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Muitas vezes, a análise criteriosa deles pode revelar uma "simples" necessidade de reformatar as ofertas — ou mesmo a maneira de comunicá-las.

Além disso, não é incomum que esse exercício descortine nichos não explorados. O que oferece oportunidades de expansão do market share.

Nova call to action

Aumento das taxas de retenção

Por fim, tudo o que dissemos até aqui culmina na otimização de bases de corretores de fato alinhadas com seu core business. Afinal, ao ter esse entendimento profundo, seu time manterá o foco de prospecção nas seguradoras com alta aderência às ofertas. 

Em outras palavras, as chances de reter clientes no complexo mercado de seguros se elevam significativamente. 

Como a Cortex te ajuda a entender o perfil ideal de corretores para a sua empresa?

Uma boa maneira de vencer o desafio de entender o perfil ideal de corretores é usando o sistema de Sales Intelligence da Cortex

Isso porque, amparada pela Inteligência Artificial, a plataforma agiliza a análise da base já conquistada. E possibilita cruzar as informações internas com grandes e atualizadas bases de dados para mapear o mercado, definir o ICP e localizar os decisores de compras mais adequados.

A solução da Cortex é hoje a melhor e mais poderosa existente na América Latina, pois entrega:

  • Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte; 
  • Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de fechamento de negociação;
  • Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar decisores;
  • Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
  • Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
  • Mais de 193 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
  • Mais de 200 variáveis próprias exclusivas.

Principais funcionalidades e recursos da solução da Cortex que ajudam a entender e otimizar a base de corretores

Extrapolação da carteira de clientes

A partir dos dados dos clientes já conquistados, a solução da Cortex refina ainda mais a identificação de prospects com características ideais. Logo, recomenda o mercado endereçável e agiliza os processos de prospecção.  

Essa facilidade potencializa a produtividade dos vendedores e analistas de Marketing e Inteligência de Mercado. 

Propensão de negócios

Baseado na Inteligência Artificial, o sistema da Cortex simula cenários e faz prognósticos de fechamento de negócios com máxima precisão. Com isso, fazemos sugestões de prospects com potencial, sinalizamos clientes prioritários e prevemos a receita com mais assertividade a partir do cálculo sistemático de:

  • produto/serviço recomendado para cada lead;
  • probabilidade de conversão;
  • valor ($) provável do lead.

Esse é um amparo preditivo que eleva significativamente o nível estratégico da operação comercial, e dá aos gestores insumos para decisões acertadas e em tempo hábil. 

Exportação de contatos profissionais B2B

Com a plataforma da Cortex, descobrir o contato exato dos tomadores de decisão em empresas de todo o país deixa de ser um trabalho de pesquisas na internet.

A base de dados gigantesca, sempre higienizada e enriquecida, garante que as informações dos decisores estão sempre atualizadas e completas. 

→ Dessa forma, o time comercial não perde tempo tentando driblar os gatekeepers; eles falam diretamente com quem tem poder de negociação e fechamento de contrato.  

Exportação de dados sobre as empresas 

Em poucos cliques, o sistema dá acesso às informações detalhadas de quem você deseja prospectar Em seguida, esses dados podem ser baixados e incorporados aos controles utilizados pelos profissionais que estão no exercício de prospecção, o que agiliza muito o dia a dia laboral. 

Com esse nível de automatização, encontrar os clientes ideais se torna uma atividade ainda mais ágil e eficiente. 

Integração com CRM e fontes de dados internos com API

Tecnicamente falando, é muito fácil integrar os dados obtidos na Cortex aos sistemas internos por meio de uma interface de programação de aplicações (API). 

Dessa forma, acompanhar os resultados em tempo real e obter insights a partir de painéis flexíveis e fáceis de interpretar é uma questão de poucos cliques.  

→ Veja estes cases de sucesso:

Te ajudamos a entender por que e como trabalhar a base de corretores para melhorar a prospecção?

Essa é uma estratégia essencial para empresas B2B que fornecem produtos para o setor de seguros. 

Ao analisar meticulosamente os padrões comportamentais, preferências e feedbacks da base de corretores já engajados, é possível aprimorar significativamente suas estratégias de prospecção e retenção. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados