
Como o Itaú transformou seu indicador de PR em um indicador da Diretoria de Relações de Investidores e Finanças
-
Empresa
Itaú Unibanco -
Setor
Financeiro
-
Desafio
Exposição de marca, concorrentes e benchmarks
-
Produto
Comunicação estratégica e reputação
-
Tamanho da empresa
Grande
Contexto
A Diretoria de Relações de Investidores e Finanças do Itaú Unibanco comunica trimestralmente o balanço de resultados financeiros do banco, como um processo obrigatório e regulado para os seus acionistas e para o mercado.
Desse modo, a área de Comunicação, responsável por atender à Diretoria, queria entender o desempenho do balanço do trimestre, além do comparativo com os balanços das instituições financeiras concorrentes mais relevantes.
Como a Cortex solucionou
- Volumetria e monitoramento
Criamos classificadores e books dedicados para o balanço de cada um dos bancos em um painel inteligente, e disponibilizamos para o cliente com insights. O objetivo era mostrar o tamanho da cobertura após a divulgação dos resultados e alimentar o painel em tempo real, conforme novas matérias fossem publicadas.
- Exposição e reputação
Fizemos a classificação dos resultados dos veículos que publicaram sobre o assunto e desenvolvemos um painel que trouxesse visões comparativas da reputação do balanço de cada uma das instituições.
Resultados
Com a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, o Itaú Unibanco passou a basear sua tomada de decisões em dados concretos sobre sua exposição na mídia tanto para a imprensa quanto para o mercado, a partir de painéis inteligentes atualizados em tempo real.
O banco também monitora como os principais players do seu mercado estão se comportando na imprensa e nas mídias digitais, compreendendo como eles estão impactando o mercado.
Baseando sua Comunicação em dados, o Itaú passou a monitorar tendências e potenciais riscos de imagem, analisando como cada pilar estratégico está impactando na sua reputação.