Como a inovação no varejo está revolucionando os softwares para lojas de roupas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A inovação no varejo vem tomando forma em virtude do surgimento de novas tecnologias e da transição para o cenário digital. Afinal, cada vez mais vemos novas ferramentas mudarem o modelo tradicional de produção, distribuição e venda de produtos.

Assim, em sua rotina, os executivos de rede e gerentes de lojas do mundo todo agora precisam lidar com um grande número de dados dispersos, provenientes de diferentes dispositivos e fontes

E aqui no nosso país não é diferente. Por exemplo, o Brasil é líder na América Latina no uso de Big Data, com 46,8% do mercado e uma receita de US $1,16 bilhão, de acordo com informações da consultoria Frost & Sullivan. Uma grande parcela desse número, aliás, diz respeito à área de varejo.

Portanto, essa informação é positiva, pois indica que os varejistas do país estão buscando se inserir na chamada era dos dados. Sendo assim, para entender o que isso significa, vale comentar que todos os dias surgem 2.5 quintilhões de novos registros digitais, de acordo com pesquisa da Techjury.

Por isso tudo, a premissa para o bom desempenho tecnológico das empresas nesse segmento de mercado atualmente passa justamente pela captura, armazenamento e análise de dados.

Vamos conhecer agora os maiores desafios encontrados pelos gerentes e executivos para fazer inovação no varejo.  

Inteligência de dados no varejo

A inovação no varejo ao redor do mundo: como isso afeta o mercado nacional?

O varejo está evoluindo rapidamente e de forma globalizada. É por isso que gerentes e profissionais da área de vestuário no Brasil estão buscando se adaptar aos novos rumos e às constantes mudanças o mais rápido possível.

Para entender melhor esse movimento, listamos abaixo algumas dessas tendências:

  • Plataforma de integração de dados: diz respeito a integração de lojas físicas e onlines por meio do uso de software para comércio de roupas;
  • Ofertas segmentadas: definição de ofertas conforme o perfil de cliente e, como consequência, o surgimento de um mercado ainda mais segmentado;
  • Maior uso de smartphones para pesquisa: hoje a busca por produtos será cada vez mais realizada pelos smartphones, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sendo concluída em lojas físicas ou desktops;
  • PDV como centro de experiência: consumidores frequentando cada vez mais os pontos de venda como experiência de consumo e pesquisa.

Nota-se, portanto, uma transformação nos hábitos dos consumidores e nas práticas do comércio varejista.

Naturalmente, as tendências mundiais têm grande reflexo no Brasil. E isso acaba por impor aos varejistas uma corrida pela atualização dos processos de trabalho de forma ainda mais intensa.

Mas como um software pode ajudar a integrar essas inovações constantes e, ao mesmo tempo, contribuir com um melhor desempenho na gestão de produtos, vendedores, e também na fidelização de clientes?

É o que será apresentado a seguir. 

A nova geração de softwares e a inovação nas lojas de roupas 

Com a inovação no varejo, muitas das maiores empresas desse segmento estão repensando seus softwares para lojas de roupas. 

O objetivo agora é obter uma visão completa e integrada das informações e dados de clientes que são gerados por novos dispositivos tecnológicos. 

Para que, com isso, os varejistas possam gerir seus negócios de forma mais estratégica e melhor embasar suas tomadas de decisão

Em suma, a nova geração de softwares para lojas de roupas promove:

  • Captura e armazenamento de dados: robôs capturam, limpam e organizam dados externos, internos e primários da empresa. Com isso, todos esses registros ficam armazenados em uma mesma plataforma, sendo possível acessá-los em tempo real;
  • Análises flexíveis: a possibilidade de fazer rapidamente análises complexas, que antes eram feitas por meio de várias ferramentas diferentes. Esse processo pode ser segmentado de acordo com os produtos, vendedores e clientes;
  • Workflows integrados: fluxos de trabalho operados de dentro do software, permitindo uma comunicação mais rápida, integrada e transparente com todo o time. Há colaboração entre a matriz e as lojas, e vice-versa. Isso também permite visibilidade para toda a empresa através de wallboards;
  • Tomada de decisão ágil: com todas as informações sobre time de vendedores, produtos e clientes, fica possível que os varejistas tomem decisões mais assertivas, com base em informações seguras e sempre atualizadas.

Ou seja, todo o processo acontece por meio de uma única plataforma. Assim, funciona, na prática, como um grande hub de inteligência de dados.

É por isso que nos últimos anos as soluções de Big Data e ciência de dados vêm se destacando como o caminho ideal para solucionar os desafios da inovação em lojas de roupas e no varejo em geral.

 Meetup Gestão de Leads: como fazer o intercâmbio ideal entre Marketing e Vendas

Resumindo, o que temos de inovação no varejo?

O atual cenário de inovação no varejo já é uma realidade. São tendências com o suporte de práticas de automação e que geram mais e mais dados a cada dia que passa. Com isso, uma nova geração de softwares para loja de roupas começa a se destacar por combinar big data e data science no apoio à gestão.

Tal associação se apresenta como solução para integrar informações relevantes — como dados de clientes e tendências de mercado — de múltiplos dispositivos tecnológicos e, assim, gerar mais inteligência de mercado a partir dessas informações. 

Como consequência, se tornou possível aos gerentes de lojas e executivos de rede atingirem ganhos, como mais: 

  • resultado em vendas;
  • controle dos pontos comerciais;
  • assertividade para atrair e fidelizar clientes;
  • agilidade na comunicação com os times de funcionários;
  • tomada de decisão mais ágil e embasada em dados.

Portanto, se você deseja aprimorar a área Comercial do seu negócio com todos esses benefícios, há soluções de mercado que podem te ajudar com ferramentas completas de inteligência de vendas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre inovação no varejo e growth intelligence para empresas! Boas vendas e até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados