O diferencial estratégico da Inteligência comercial 4.0

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A inteligência comercial 4.0 se mostra indispensável em um cenário em que as empresas são desafiadas diariamente a melhorarem seus processos de atendimento, distribuição e venda, entre outros setores, para manterem a competitividade em um mercado volátil.

Uma das causas disso é a onda da transformação digital, que chegou alterando relações entre consumidores e marcas, companhias e fornecedores, além de apresentar outras formas de se colocar no mercado.

Se a sua empresa tem se transformado digitalmente e, por isso, teve que ressignificar processos com o objetivo de otimizar os resultados, acompanhando as demandas do mercado, este texto vai te ajudar a entender por que a inteligência comercial 4.0 é um caminho a ser seguido.

O que é uma inteligência comercial 4.0?

O conceito de inteligência comercial, também conhecida como inteligência de mercado, fundamenta-se no estudo do mercado em que se atua. Para isso, a prática consiste na coleta e processamento de dados sobre clientes, concorrentes, tendências, entre outros indicadores, a fim de encontrar padrões e, a partir deles, desenvolver ações assertivas de prospecção.

Com a transformação digital e a mudança de comportamento do consumidor, a inteligência comercial precisou evoluir para o modelo 4.0, para otimizar estratégias e buscar outras formas de pensar ações comerciais. E isso passa pelo acompanhamento das tendências da indústria 4.0 e pelo uso da automação, ciência de dados e inteligência artificial, entre outros elementos.

Sendo assim, a inteligência comercial ancora-se no uso de tecnologias e ferramentas digitais que automatizam os processos de coleta e processamento de dados acerca do mercado, recebendo informações com mais precisão e rapidez. Cabe, então, às equipes exercerem um papel mais analítico de tomada de decisão a partir dos resultados que esses insumos fornecem.

Os benefícios dessa estratégia, em larga escala, são diversos. Além de tornar a empresa mais competitiva, ela consegue entregar demandas em tempo hábil, trabalhar com uma previsão de vendas mais confiável e construir novas metas para o negócio. Afinal, com a agilidade dos processos, é possível tornar o serviço escalável. 

Como construir uma inteligência comercial 4.0 mais assertiva?

A dúvida agora é como transformar a inteligência comercial 4.0 da sua empresa mais assertiva para que ela possa entregar os benefícios listados acima, colocando sua empresa entre as melhores do segmento em que atua. Vamos saná-la?

Big Data

Empresas que aplicam o Big Data em sua rotina têm lucros de 8% a 10% maiores, segundo a Entrepreneur. Portanto, uma das possibilidades mais vantajosas para otimizar a inteligência comercial 4.0 na sua empresa é trabalhar com essa tecnologia. 

Mesmo que boa parte da sua companhia entenda que os dados são um elemento importante na construção de qualquer estratégia de negócio, ainda assim, é preciso entender como processá-los para não se perder no enorme volume desses insumos que são gerados a todo momento.

Por isso, adote ferramentas que consiga processá-los em grande quantidade e também filtrá-los, priorizando as informações que são mais relevantes para a performance da empresa. 

Divisão de inteligência comercial

A inteligência comercial é uma estratégia que deve ser dividida entre todos os setores. Afinal, quando centralizada em um único departamento, diferentes áreas internas podem esbarrar em gargalos de processo que, em muitos casos, afetam o crescimento da empresa.

Se descentralizada, gestores de diferentes divisões encontram mais facilidade para mapear quais conjuntos de ações e estratégias implementar. Dessa forma, as áreas têm autonomia, flexibilidade e velocidade para gerir informações e acelerar a tomada de decisão.

Tratamento de dados

Tão importante quanto coletar dados é saber processá-los e interpretá-los. Por isso é necessário também no processo de construção de uma inteligência comercial ter ferramentas que gerem relatórios completos e analistas com expertise no tratamento dos dados, sabendo filtrar aquilo que mais importa, categorizando e segmentando os dados para direcionamentos de ações específicas.

Geração de Leads Qualificados: como tornar este processo mais inteligente para o seu negócio

Acompanhamento de KPIs

Outro ponto importante na construção de uma inteligência comercial é o monitoramento dos KPIs, ou seja, o desempenho dela em áreas específicas. Isso deve constar no próprio planejamento da estratégia.

Quais são os KPIs que devem ser acompanhados na sua empresa? Faturamento, número de vendas ou concorrência? Cada um deles merece atenção especial, e como reforçado neste artigo, com ferramentas e equipe de análise trabalhando em conjunto, é possível ter um bom desempenho neles.

Automatização de processos

O levantamento de dados, como mencionado, será um grande aliado na construção de um ambiente comercial inteligente, pautado nos preceitos da transformação digital em curso. 

Assim, é importante enfatizar que o uso de ferramentas e plataformas que possam executar a tarefa de coleta e processamento de dados é essencial para o êxito. Afinal, esse recurso permite o levantamento de um volume de dados mais robusto em muito menos tempo. 

Aliás, já existem plataformas específicas de inteligência comercial 4.0 no mercado, sabia? Ao investir em uma delas, seu time comercial conseguirá gerar relatórios completos e de alto impacto, sem precisar do apoio constante de TI. Isso reafirma a capacidade analítica dos profissionais e torna a tomada de decisões muito mais estratégica. 

Além disso, tais plataformas ajudam a organizar a documentação pertinente a esse processo. Por exemplo, arquivando e-mails, planilhas e demais documentos em um só lugar, estando disponível à equipe para consulta em qualquer horário.

Resumindo

Como vimos, a inteligência comercial 4.0 é um processo que pode dar bons resultados à empresa, quando bem trabalhada. Para isso, é preciso investir em ferramentas de coleta e processamento de dados que levantem informações completas sobre o mercado, os clientes e os concorrentes. 

Com informações precisas, consegue-se tomar decisões e criar estratégias mais assertivas e exitosas, aumentando o nível de competitividade da empresa no mercado em que atua.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados