Como o Big Data auxilia a estratégia de vendas da sua empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Big Data é uma das tendências tecnológicas mais comentadas e estudadas dos últimos anos e vem se mostrando cada vez mais útil para a estratégia de vendas das empresas.

Quando o assunto é planejamento de vendas, a explosão de dados oferece uma oportunidade enorme para direcionar campanhas de marketing e atingir os anseios dos consumidores.

Para que isso seja possível, é necessário o uso de ferramentas específicas que permitam aos gestores tirar o máximo de valor das informações captadas. Assim, a empresa consegue guiar os clientes rumo à conversão.

Neste artigo, criado com base em uma entrevista feita com Natan Reiter — CEO e sócio-proprietário da ITB —, você entenderá como o Big Data pode ajudar uma empresa a potencializar as suas estratégias de vendas por meio dos dados gerados e coletados. Boa leitura!

O que é Big Data?

O Big Data se refere à análise de uma enorme quantidade de dados que estão sendo produzidos em escala global. Essa gama de informações, quando estruturada e interpretada, gera excelentes insights para as empresas aprimorarem os seus processos internos e externos.

Internamente, as ferramentas de Big Data colaboram para o aumento da produtividade, embasam decisões e ajudam na redução de custos. Nas ações externas, aprimoram as análises de mercado, estratégias de venda e ações de marketing.

De modo geral, o Big Data está estruturado em 5 Vs:

  • Volume — está relacionado à quantidade de dado produzidos em tempo real;
  • Variedade — trata-se da imensa variedade dos dados coletados, como vídeos, imagens, textos, sons, entre outros formatos;
  • Velocidade — é a velocidade cada vez maior da produção dos dados;
  • Veracidade — trata-se da capacidade de filtrar as informações verídicas em meio a milhares de fontes, com o objetivo de garantir resultados confiáveis;
  • Valor — os dados coletados precisam gerar valor. Assim, as empresas podem investir tempo, recursos e material humano em suas análises.

Quais são os benefícios do Big Data para as empresas?

Como vimos no tópico anterior, o Big Data oferece uma gama de dados para que as empresas encontrem oportunidades de negócio. A seguir, veremos os principais benefícios práticos que o Big Data traz para as corporações.

Desenvolvimento de produtos com base nos anseios do público

Com o Big Data, é possível testar a aceitação do público antes mesmo do lançamento oficial de um produto ou serviço. As redes sociais têm um farto material de pesquisa sobre anseios do seu público, o que pode gerar insights para melhoria dos atuais itens e até dos lançamentos.

Isso causa uma aproximação entre cliente e empresa, já que essa estratégia coloca o consumidor como participante do processo produtivo. Como resultado, a empresa garante um maior potencial de penetração no mercado.

Identificação de tendências

Uma mineração de dados bem-feita permite a identificação das tendências do mercado, com as análises preditivas. A empresa que consegue mapear os insights de maneira ágil, prevendo as movimentações, pode tomar decisões mais rápidas e sair na frente da concorrência.

Em mercados cada vez mais competitivos e globalizados, a agilidade é sempre a melhor maneira de gerar um diferencial. O Big Data e as suas ferramentas oferecem material farto para essa tarefa.

Criação de anúncios alinhados ao interesse do target

Uma das grandes possibilidades que o marketing digital oferece é a segmentação e captação de dados em troca de materiais de grande utilidade para o público. Essas informações servem parar melhorar o conhecimento da empresa sobre o seu público, dando-lhes tudo o que é necessário para criar anúncios com grande potencial de conversão e que atendam diretamente aos interesses do target.

Como o Big Data altera a estratégia comercial da empresa?

O volume de dados criados em sites, blogs, redes sociais e em outros meios de captação de informações pessoais oferece uma gama de possibilidades para as estratégias comerciais da empresa.

Sem dúvida nenhuma, o primeiro setor impactado pelas estratégias do Big Data é o Marketing, pois, com as análises preditivas e outras forma de mineração de dados, utilizando as ferramentas certas, se conseguirá uma eficácia das ações mercadológicas, otimizando resultados, economizando tempo e reduzindo custos.

Com o mapeamento do comportamento do consumidor, com base em padrões de demografia e comportamento, será possível determinar como o público receberá as estratégias de marketing.

Prevenção e gestão de crises

Com o social Big Data será possível detectar possíveis crises antes que elas se tornem uma “bola de neve”, agindo na raiz do problema. Caso não seja possível agir no estágio inicial, os profissionais terão uma base para criar um plano de gestão de crises de forma antecipada.

Qual é o seu impacto no funil de vendas?

O funil de vendas é um processo que visa direcionar os conteúdos dentro de uma estratégia de marketing digital. Com esse conceito, é possível conduzir o potencial cliente em cada etapa, de acordo com seu interesse em relação ao produto ou serviço. Os estágios do funil de vendas são:

  • topo do funil — aqui, o objetivo é a atração do maior número possível de consumidores, com a criação de conteúdos relevantes e que resolvam problemas das personas;
  • meio do funil — aqui já entramos na fase de consideração, em que o usuário começa a perceber que tem um problema e a sua empresa surge como uma das postulantes à resolução desse problema. Seu foco deve ser converter esse visitante em lead;
  • fundo do funil — nesse estágio, o visitante já se transformou em lead e está propenso a utilizar o seu produto ou serviço. O foco aqui é a conversão, a tomada de decisão.

Todo esse processo será mais bem implementado e acelerado com um maior conhecimento de mercado e segmentação de campanhas. Quanto mais direcionado for o material, maiores serão as chances de você atingir os visitantes que têm o potencial de se tornar leads, e isso será mais efetivo com a mineração de dados.

Como você pôde perceber neste texto, o Big Data pode ser aplicado a todos os setores de uma empresa, oferecendo uma visão mais ampla dos negócios, inclusive das estratégias de vendas. Com mineração de dados e uma gestão alinhada ao Business Intelligence, será possível obter o máximo dessa tendência tecnológica.

Gostou do conteúdo? Então, assine já a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão via e-mail!


Artigos Relacionados