Entenda como fazer projeção de vendas com 5 dicas!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Fazer a projeção de vendas é um passo fundamental dentro de uma gestão comercial bem planejada e eficiente.

Afinal, ter controle de sua capacidade produtiva e a elaboração das metas de vendas em um planejamento estratégico é um passo incontornável para ter sustentabilidade financeira.

No entanto, planejar esta tarefa é um desafio a se realizar de forma minuciosa e com o suporte de informações confiáveis, fruto de uma cultura data driven

Assim, é possível assinalar previsões plausíveis e alinhadas com os objetivos da empresa, para orientar as ações e práticas de diversos setores.

O que acha, então, de aprender como fazer projeção de vendas usando 5 dicas fundamentais para esse processo? Continue lendo e descubra quais são elas!

Qual a importância de aprender como fazer projeção de vendas?

Entender o que é projeção de vendas está na base do planejamento estratégico de sua empresa. É a partir dela que os outros setores da companhia vão pautar suas metas operacionais, de acordo com o tanto de receita esperada a partir de suas diversas fontes de aquisição.

Dessa forma, a importância da projeção de vendas é percebida em todo o funcionamento de uma organização. Por exemplo, é a partir dela que é possível calcular:

  • a cadeia produtiva referente a um determinado período;
  • a quantidade de funcionários para contratação;
  • a previsão de receitas para futuros investimentos, sejam estruturais ou no aprimoramento do produto ou serviço;
  • dentre outros fatores.

Portanto, executar uma projeção de vendas bem alinhada com seus objetivos, capacidade operacional e demanda de mercado é um ponto incontornável para a estabilidade de qualquer negócio, principalmente em tempos tão incertos. 

Esse cenário é consequência não apenas da volatilidade do mundo digital, mas também de muitos outros fatores externos que pegam gestores de surpresa. Por exemplo, a pandemia do novo coronavírus.

ebook sales inteligence b2b para que serve data mining como fazer projeção de vendas

Como fazer projeção de vendas? 5 dicas importantes

Assinalada a importância de aprender como fazer projeção de vendas de forma eficaz, trazemos 5 dicas fundamentais para aplicar a prática ao seu negócio.

1. Analisar o histórico de vendas

Se sua empresa já está há muito tempo no mercado, analisar a série histórica de vendas do seu negócio pode indicar caminhos e orientar decisões em momentos cruciais no processo de elaboração da projeção.

Apontar datas e períodos específicos do ano como indicativos de queda ou aumento de vendas também pode ser um diferencial para o planejamento.

2. Estudar as tendências do segmento de mercado

Estudar as tendências do mercado de atuação do seu negócio é um aprendizado fundamental de como fazer projeção de vendas de forma eficiente e que traga resultados.

Em tempos de profunda transformação digital e de constante volatilidade decorrente do Mundo VUCA, os gestores não podem traçar suas estratégias olhando apenas para os resultados da empresa.

Afinal, o mercado sofre constantes mudanças e flutuações que podem impactar diretamente nas vendas e fazer desmoronar o planejamento previamente estabelecido.

Portanto, preste atenção aos concorrentes e aos fatores internos e externos que podem mudar os rumos do negócio.

3. Investigue a estratégia dos concorrentes

Com uma plataforma de automação e captação de dados sofisticada, sua empresa pode aprimorar sua inteligência de mercado e monitorar o sucesso ou fracasso das estratégias de seus principais concorrentes.

São vários os fatores relativos aos seus competidores que podem impactar sua forma de fazer projeção de vendas:

  • novos aportes de investimentos;
  • estratégias fracassadas ou que obtiveram sucesso;
  • projeto de lançamento de um nova linha de produtos ou serviços;
  • entre outros.

Todos esses exemplos são fundamentais a considerar no planejamento comercial de qualquer empresa que queira se posicionar bem no seu segmento de atuação.

4. Faça projeção de receitas de acordo com a capacidade operacional

Planeje minuciosamente a capacidade operacional do seu negócio. Por exemplo, é preciso sempre ter uma previsão produtiva e de demanda para vendas dentro de períodos de tempo específicos.

Assim, para entender como fazer projeção de vendas, é importante ter os pés no chão e saber até que ponto a organização consegue suprir as demandas do planejamento.

Se sua empresa tiver uma equipe mais enxuta, faça projeções mais conservadoras.

5. Identifique as fontes de receita

Por fim, identificar as principais fontes de receita é uma dica considerável para organizar-se financeiramente. São elas: 

  • fechamento de parcerias;
  • novos negócios;
  • campanhas promocionais;
  • principais praças de atuação;
  • canais de comunicação.

Dessa forma, será possível também definir quais são suas fontes de receita mais relevantes e qual estratégia de venda utilizar para fechar negócios com maior eficácia.

Resumindo…

Portanto, estão compreendidas as 5 principais dicas de como fazer projeção de vendas para tornar seu negócio financeiramente sustentável e não tomar sustos com possíveis mudanças bruscas de mercado.

Nesse processo, a implementação de uma plataforma de análise de dados para orientar processos de decisão e gerar insights a partir do monitoramento de informações relevantes do seu segmento de atuação é de suma importância.

Empresas como a Cortex oferecem ferramentas exclusivas para ensinar sua empresa a como fazer projeção de vendas. Não fique para trás na era dos dados.

Se está interessado em impulsionar os resultados do seu negócio, agende uma conversa com a equipe de especialistas da Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados