Saiba o que é pós-venda e como a prática impacta no lucros da empresa

Saiba o que é pós-venda e como a prática impacta no lucros da empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Quando uma empresa finaliza um negócio com seu cliente, isso não significa que o relacionamento entre as partes chegou ao fim. Portanto, entender o que é pós-venda e seus benefícios é crucial para fidelizar seu público por mais tempo e, consequentemente, otimizar os lucros.

Isso acontece porque a fidelização é bem mais barata que a captação de clientes, então, trata-se de uma estratégia importante para reduzir custos. Os números não mentem: investir na retenção de consumidores é 7 vezes mais barato do que ter que prospectar novos, segundo um artigo acadêmico da UFRGS.

Mas, para isso, você vai precisar desenvolver técnicas de interação assertivas. E é isso que vamos te ensinar neste artigo.

Continue lendo para entender melhor o que é pós-venda, como realizá-lo e quais são suas principais vantagens para as organizações.

O que é pós-venda?

Após planejar a captação dos prospects, transformá-los em leads e convertê-los em clientes, a empresa deve levar em conta a fidelização e a garantia de uma relacionamento mais duradouro.

Sendo assim, entender o que é pós-venda é imprescindível para melhorar esse engajamento com a marca. 

Como o próprio nome sugere, essa é a etapa que tem início logo após a concretização de uma venda.  Portanto, é a partir desse momento que a área responsável deve agir para garantir que o consumidor mantenha o ímpeto de compra e continue vendo a marca como uma opção. 

Nesse sentido, o que faz um pós-vendas? Quais ações podem ser realizadas para a manutenção de uma relação frutífera e rentável entre empresa e público? Entre alguns exemplos, podemos destacar:

  • análise do histórico de compra para ofertas personalizadas de upsell e cross-sell;
  • interações de onboarding para maiores orientações e instruções sobre o serviço adquirido;
  • uso dos dados oferecidos pelo cliente para disparar anúncios personalizados;
  • desenvolvimento de alertas sobre campanhas de marketing;
  • entre outros.

Portanto, esse contato contínuo pode ser um grande diferencial para garantir a satisfação do consumidor. Afinal, 78% dos consumidores esperam uma experiência agradável em todos os momentos da jornada do cliente, segundo relatório da Sales Force

Por que o pós-venda é importante?

Em suma, por meio do atendimento realizado depois da venda, o cliente fica sabendo o quanto a empresa se preocupa com ele, o quanto ela está interessada em satisfazê-lo com o serviço adquirido. 

Dessa forma, a importância do pós-venda está fundada nos benefícios que a fidelização proporciona. Afinal, além de gerar redução de custos para a organização, mais clientes retidos também indicam um bom atendimento, fortalecimento da marca e expansão do marketing boca a boca.

Além disso, as vantagens econômicas não estão limitadas à redução de custos na procura de novos prospects. Também vale salientar que um consumidor fidelizado tende a  privilegiar os serviços oferecidos pela sua empresa em detrimento da concorrência.

Portanto, não são só as vendas de um dia que farão o negócio prosperar, mas também as vendas conjuntas, o aumento do ticket médio e as interações, que são os elementos que explicam porque o pós-venda é importante.

eBook - Relatório de Vendas: da mensuração de resultados à criação de estratégias

Como fazer um pós-venda eficiente?

Agora que você sabe o que é pós-venda, selecionamos três ações para você tornar sua estratégia a mais eficiente possível

1.Conheça seu cliente

Faça o mapeamento da jornada do cliente para conhecer melhor seu público-alvo, como seu padrão de comportamento e perfil de consumo. 

Esses insumos são essenciais para desenvolver uma buyer persona, que é o sujeito fictício e carrega todas as características de um potencial comprador dos seus serviços. 

Essa definição clara das características do público-alvo são fundamentais na orientação dos processos de tomada de decisão estratégica e no aumento do engajamento e conversão. 

Portanto, sem um perfil detalhado do consumidor que se deseja atingir, a empresa dificilmente conseguirá estabelecer um relacionamento mais assertivo, personalizado e atrativo para manter o cliente fiel à marca.

2.Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ferramentas que permitem ao gestor identificar pontos fortes e fracos do negócio. 

Boa parte dos clientes está disposto a ajudar com sugestões e feedbacks construtivos. 

As respostas dadas nas pesquisas de satisfação ajudam a empresa a fazer ajustes e aprimorar processos internos. O NPS (Net Promoter Score) é uma boa forma de entender as percepções do público com a marca.

3.Ofereça conteúdo de qualidade

Para fidelizar clientes, o E-mail Marketing e o Marketing de Conteúdo são ótimas estratégias. No segundo caso, há diversos materiais educativos que a empresa pode elaborar para engajar clientes e reforçar a autoridade da marca no segmento de atuação.

Entre os exemplos de conteúdo, estão:

  • blog posts;
  • e-books;
  • webinars;
  • kits de conteúdos sobre determinado tema;
  • podcasts;
  • entre outros.

Portanto, realizar conteúdo de boa qualidade contribui para que o consumidor solucione suas dores e problemas por meio de informações valiosas. 

Pós-venda e relacionamento com o cliente: a importância do Sales Intelligence

Em tempos de transformação digital, contar com o suporte de uma ferramenta de inteligência de vendas tornou-se em requisito básico para otimizar processos comerciais e fazer interações mais assertivas que visam ao prolongamento da relação com o público.

Por exemplo, uma boa plataforma de automação de dados pode ajudar seu negócio a:

  • entender as necessidades do público-alvo;
  • monitorar tendências e mudanças de mercado;
  • avaliar a execução da estratégia da concorrência;
  • além de analisar indicadores de performance e processos internos da companhia.

Portanto, a automação inteligente de dados está por trás de uma estratégia sólida de pós-venda e relacionamento com o cliente. 

E, mais do que nunca, usufruir das informações relevantes que agora as corporações têm a seu dispor virou uma necessidade para conquistar seu público e prosperar no mercado digital.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o que é pós-venda e seu impacto na retenção de clientes na gestão eficiente dos recursos disponíveis.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados