O que é clipping? Otimize a gestão de reputação da sua marca!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Se você é um profissional de comunicação, com certeza já sabe o que é clipping e a importância dessa prática para a gestão de reputação de uma marca. Mas você sabia que, no mundo digital, esse processo se tornou mais complexo e continua mais relevante do que nunca?

Isso porque, com a transformação digital, o monitoramento de notícias deve ser cada vez mais ágil e eficaz para cobrir os desafios dos novos tempos. Afinal, hoje em dia, há um número bem maior de canais virtuais capazes de repercutir em tempo recorde temas que podem abalar ou melhorar a imagem de qualquer empresa.

Nesse contexto, o investimento em tecnologias de automação de dados pode ser um grande trunfo para dar conta dessa demanda. Não por acaso, 76% dos profissionais de Relações Públicas apontam as ferramentas de data science e analytics como cada vez mais importantes para a prática da profissão, segundo informação da Sword and the Script.

Quer entender melhor o que é clipping eletrônico e como desenvolvê-lo de forma bem sucedida na era dos dados? Acompanhe o conteúdo até o fim!

O que é clipping de notícias?

O clipping é um processo contínuo de monitoramento, organização e análise de menções ou citações feitas na mídia e que geram algum tipo de impacto na imagem de uma marca ou personalidade.

Décadas atrás, quando a comunicação analógica ainda predominava, essa prática era manual e mais demorada. 

Na ocasião, era comum que os profissionais responsáveis fizessem recortes de materiais relevantes de revistas ou jornais com uma tesoura. Posteriormente, o conteúdo era organizado para uma avaliação de como a marca ou temas caros a ela repercutiram nos principais meios de comunicação.

Entretanto, com o advento da internet e da transformação digital, os focos de notícias se dispersaram em diversos canais de comunicação online e, em especial, nas redes sociais

Por exemplo, espaços como o Twitter e portais jornalísticos descentralizaram a circulação de informação para além dos grandes veículos tradicionais de imprensa

Dessa forma, a internet tornou-se um ambiente complexo onde a notícia circula em uma grande variedade de espaços e com um enorme poder de replicação por meio de compartilhamentos.

Portanto, é impossível entender o que é clipagem nos dias de hoje sem levar em conta a inovação tecnológica e os novos espaços na internet. Assim, os profissionais de comunicação que ainda entendem a prática como um mero recorte manual de notícias estão defasados. 

Atualmente, investir em tecnologias de monitoramento de mídias integrado é fundamental para avaliar a reputação de sua marca de forma precisa e eficaz. Falaremos disso mais adiante.

Nova call to action

Como fazer um clipping eletrônico eficiente? 3 dicas

Agora que você entendeu o que é clipping, quais são as principais dicas que sua equipe de Comunicação deve seguir para que ele seja eficiente e assertivo?

Separamos 3 dicas para te orientar nesse processo!

Monitore notícias de acordo com seus objetivos estratégicos

Ao desenvolver um modelo de clipping, é vital levar em consideração os principais objetivos do planejamento estratégico da marca e monitorar termos, assuntos e menções em veículos que tenham impacto no seu público-alvo e buyer persona.

Nesse sentido, a empresa deve se preocupar em desenvolver uma estratégia de comunicação integrada com diretrizes bem alinhadas em todos os seus departamentos.

Dessa forma, ao realizar o clipping, os profissionais responsáveis estarão menos propensos a “furos” e erros que possam comprometer o acompanhamento adequado das notícias. Assim, a prática pode não chegar aos resultados esperados e algumas oportunidades podem passar despercebidas.

Elabore relatórios periódicos

A elaboração de relatórios periódicos evidenciam um panorama da reputação da marca na imprensa e são fundamentais para a organização dos processos e avaliação dos resultados.

Em suma, a prática se mostra relevante para a demonstração de desempenho e performance da estratégia. Assim, é possível mensurar de que maneira cada ação está impactando positiva ou negativamente. 

Em tempos de volatilidade do mundo VUCA, os relatórios devem ser atualizados com constância. Afinal, vivemos tempos em que tendências surgem e se transformam a todo momento. 

Invista em uma ferramenta de inteligência de dados

Não há como entender o que é clipping eletrônico e como a prática funciona nos dias de hoje sem passar pelas técnicas de data science.

Afinal, o grande trunfo por trás de um plano de comunicação eficaz são as ferramentas de inteligência de dados e monitoramento de mídias em tempo real. 

Por meio delas, é possível conhecer de forma objetiva os termos e temas mais valiosos para a reputação da sua marca, como também os canais e veículos de imprensa onde eles mais repercutem.

Por exemplo, há ferramentas de automação capazes de trazer os seguintes benefícios para o seu clipping:

  • monitorar notícias e mídias em tempo real; 
  • obter insights relevantes a partir das melhores métricas e indicadores; 
  • acompanhar tendências dos concorrentes e do segmento de atuação;
  • levar os objetivos do negócio para o dia a dia da Comunicação.

Portanto, viu a importância de entender o que é clipping de notícias eletrônico para otimizar a imagem da sua marca na mídia?

O mundo digital, portanto, nos permite acesso a uma grande quantidade de dados relevantes para impulsionar a estratégia comunicacional. Saiba utilizá-los e faça sua empresa prosperar!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados