Comportamento do consumidor: entenda a importância e como fazer uma análise completa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Qual gestor não ouviu falar (ou percebeu) que o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos? É verdade! O modo de agir, pensar e comprar das pessoas passou por grandes transformações.

Em um mercado tão concorrido, qualquer que seja a sua estratégia ou área de atuação, é preciso focar a satisfação do seu público. Mas como fazer isso? Apostando nos dados para conhecê-lo muito bem!

Neste post, mostraremos a importância de compreender o comportamento do consumidor e, claro, o ajudaremos a fazer uma análise completa e eficiente de seus clientes. Continue a leitura e aprenda agora mesmo!

Por que entender o comportamento do consumidor?

Acredite: um público fiel voltará a procurar sua empresa muitas vezes. Ele está sempre verificando as novidades do site, visitando o ponto de venda, pesquisando sobre novos produtos, estudando a próxima aquisição e indicando a marca a amigos e familiares.

No entanto, essa lealdade é algo difícil de conseguir. Para garantir a preferência das pessoas e construir um relacionamento estável e duradouro, é preciso conhecer e entender como elas se comportam.

Um claro exemplo disso é visto em um recente levantamento da Nielsen. Segundo o estudo, 94% dos brasileiros acham importante que as empresas invistam em projetos de proteção ao meio ambiente. Aliás, essas pessoas estão dispostas a pagar até 73% mais caro por marcas que se preocupem com questões ambientais.

Podemos concluir que aquilo que importa nos dias de hoje não é o que importava há alguns anos. Portanto, os negócios que entenderem as demandas de seus clientes sairão na frente e alcançarão os melhores resultados.

O que considerar durante a análise do comportamento de seu consumidor?

Quando falamos em conhecer o consumidor, estamos nos referindo a dados muito mais aprofundados do que sexo, idade, classe social ou cidade em que ele reside. Essas informações são importantes, mas há muitos outros detalhes a se avaliar.

É preciso ir atrás de fatores que ajudam a entender os motivos que o fazem adquirir um produto em vez de outros — ou seja, tudo o que pode afetar seu comportamento e decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o diferencial competitivo de sua empresa. Confira!

Fatores psicológicos

Os fatores psicológicos influenciam a escolha do consumidor e estão associados às suas necessidades e à percepção dessas situações. Assim, podemos citar a motivação, o processo de aprendizagem e as crenças e atitudes do indivíduo.

Fatores culturais

Os fatores culturais estão relacionados a questões que afetam a formação da opinião de uma pessoa, especialmente em razão do convívio em sociedade. São bons exemplos a cultura de um local, a classe social dos indivíduos e até a sua profissão.

Fatores pessoais

Os fatores pessoais que ajudam o consumidor a tomar uma decisão de compra passam por transformações ao longo da vida, como a idade, condição econômica, estilo de vida, personalidade e a chegada de um filho.

Fatores sociais

Por fim, os relacionamentos interpessoais podem interferir no comportamento do consumidor. Afinal, as experiências e opiniões de pais, filhos, amigos e colegas de trabalho contam bastante na hora de escolher uma empresa ou produto.

Quais são as ferramentas mais úteis para a análise do comportamento do consumidor?

Conforme vimos, entender o comportamento do consumidor é uma das questões mais importantes para o desenvolvimento empresarial. Para ajudá-lo com essa tarefa, selecionamos as melhores ferramentas para realizar uma análise completa. Acompanhe a seguir!

Consultas de pesquisas

Você sabe o que é uma palavra-chave? Atualmente, é possível entender o comportamento de um consumidor por meio da análise das pesquisas que ele realiza em buscadores na internet.

Por meio do Google Search Console, você pode verificar as principais pesquisas de seu público e avaliar o desempenho do site de sua empresa. A ideia é aumentar sua visibilidade no universo digital, entregando ao público aquilo que ele procura.

Análise de dados

A análise de dados, com o Big Data, pode abrir seu campo de visão e entregar valiosos insights sobre os consumidores de sua empresa. Na prática, você terá acesso a bancos de dados robustos e encontrará padrões de comportamento e tendências de compra.

Atenção! Há muitas informações disponíveis; por isso, é preciso definir seus objetivos e fazer uma análise focada naquilo que realmente importa para o negócio.

CRM

O CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente e, obviamente, pode ser muito útil na hora de entender o comportamento do seu público.

Ao investir nessa plataforma, você conseguirá visualizar melhor as etapas de venda e acompanhar reclamações, dúvidas e sugestões. Tudo isso facilita a identificação do perfil do consumidor e o ajuda a prestar um atendimento de excelência.

Pesquisas

Pesquisas de mercado também podem ser úteis na hora de conhecer o consumidor. Com o apoio da tecnologia, elas podem ser realizadas de maneira rápida e segura, além de gerar relatórios repletos de dados relevantes para a empresa.

Que tal enviar um formulário por e-mail aos clientes ou oferecer algum benefício ao consumidor que responder a uma pesquisa em seu site?

Plataformas especializadas

Por fim, precisamos destacar o papel das plataformas especializadas no processo de conhecimento e identificação do comportamento de um consumidor.

Por meio de uma poderosa análise de dados, essas ferramentas facilitam o trabalho dos gestores, entregando de maneira automatizada informações que mostrem como o cliente de sua empresa está pensando, agindo e comprando.

Você pode fazer pesquisas avançadas e, assim, se conectar diretamente ao seu público-alvo. Isso, porque sua equipe terá em mãos uma base de dados completa de empresas e contatos que pode ser segmentada de acordo com as suas necessidades e analisada de maneira simples e intuitiva.

Para gerar novos negócios e crescer em um mercado altamente competitivo, é necessário entender o comportamento do consumidor. Sem dúvidas, a empresa que compreende a importância desse processo alcança resultados expressivos e consegue oferecer ao seu público um atendimento de qualidade e um produto que atenda às suas expectativas.

Como você sabe, o consumidor moderno é exigente e, certamente, valorizará seus esforços em entregar aquilo de que ele realmente precisa. Pense nisso!

Gostou deste post e quer ficar sempre por dentro das novidades aqui do blog? Assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

[rock-convert-cta id=”2458″]


Artigos Relacionados