Qual o ROI de uma ferramenta de inteligência competitiva?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Os benefícios de uma ferramenta de inteligência competitiva são vários. Eles vão desde melhorias na capacidade analítica até facilidades para prever vendas, investigar a concorrência, planejar e executar ações com mais segurança e em tempo hábil.

Agora, qual é o retorno sobre o investimento (ROI) de uma ferramenta de inteligência competitiva? Como saber o que resultou desse recurso tecnológico?

É o que nos propomos a responder neste artigo. Portanto, continue lendo para entender qual é o ROI de uma ferramenta de inteligência competitiva!

Quais são os principais desafios da inteligência competitiva nas empresas hoje?

A alta concorrência no mundo corporativo tem feito com que as empresas invistam em inteligência competitiva. Para além disso, os consumidores estão mais exigentes e o mercado está mais dinâmico, o que exige uma atuação mais estratégica e orientada por dados por parte das companhias.

Em um âmbito ainda mais prático, podemos citar alguns percalços que as organizações enfrentam. De acordo com uma pesquisa realizada pela Cortex, que ouviu 72 pessoas em 2020, os maiores desafios detectados foram:

  • dificuldades para prever as vendas (52,8%): meios tradicionais de planejar e projetar os resultados comerciais já não são suficientes, segundo os profissionais. 

Sendo assim, diante de um mercado cada vez mais dinâmico, as análises preditivas precisam ser mais frequentes e considerar a influência de fatores externos. 

  • falta de parâmetros para analisar o comportamento de consumo (52,8%): oscilação nas demandas e transformações na forma de se consumir produtos e serviços foram dificuldades apontadas. 

Os profissionais de Inteligência percebem que precisam melhorar a pesquisa para desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como de ações promocionais. Além disso, a pressão para acompanhar tendências e alinhá-las com a produção também é algo comum entre eles.

Integração do ambiente interno ao externo: uma corrida contra o tempo

A complexidade para analisar o cenário político-econômico, fruto da instabilidade política e sua consequente reverberação na macroeconomia, é um desafio para 33,3% desses profissionais.

Nesse cenário incerto, a integração dos planejamentos internos com a realidade externa fica mais difícil. Isso gera atrasos nas decisões que, cada vez mais, precisam cumprir um timing ideal. 

  • dificuldades para analisar a concorrência (48,6%): análises aprofundadas de como os competidores estão se movimentando no mercado sempre foram um desafio. Contudo, os profissionais sentem que a pressão aumenta e é preciso lançar mão de novas ferramentas e métodos. 
  • ausência de meios para monitorar o segmento/setor de atuação (47,2%): tanto quanto monitorar a concorrência, acompanhar as movimentações no nicho em que a empresa atua está cada vez mais desafiador.

Reunir e analisar dados que ampliem a visão panorâmica do segmento é uma grande dificuldade. E é uma atividade fundamental, pois, a partir disso, é possível traçar planos de ação realistas e buscar a tão sonhada diferenciação.

  • constante transformação digital (38,9%): acompanhar o avanço da tecnologia, e mais, saber escolher entre as várias opções de ferramentas e serviços, também não são tarefas fáceis.

Afinal, muitas vezes, os executivos de negócios não contam com auxílio de profissionais de TI, ou o diálogo entre essas duas partes não é fácil. Quebrar essa barreira e entender como as soluções digitais podem incrementar o negócio pode ser difícil, mas é muito importante.

O efeito da COVID-19 para a inteligência competitiva

Outra descoberta dessa pesquisa é que para 65% dos entrevistados, a inteligência competitiva se tornou ainda mais relevante a partir da pandemia de COVID-19. E mais: atualmente, apenas 20% dos profissionais de Inteligência afirmam contar com ferramentas suficientes para lidar com os desafios

Na amostragem, 36,1% das pessoas que participaram ocupam cargos de liderança nas empresas em que atuam. Desses, 62% reconhecem a necessidade latente de ampliar o uso de ferramentas de inteligência competitiva.

Que vantagens uma ferramenta de inteligência competitiva oferece?

Ferramentas de inteligência competitiva fornecem meios de as empresas superarem todos esses desafios que os profissionais relataram. 

Por meio de soluções dessa categoria, é possível:

  • acompanhar os movimentos da concorrência;
  • auditar dados internos e identificar lacunas de operação;
  • captar e antecipar tendências de consumo;
  • visualizar os impactos da realidade político-econômica no mercado e muito mais.

Um exemplo de que ferramentas de inteligência competitiva funcionam vem de uma companhia exportadora de alimentos. A empresa implementou o Cortex MI para superar a dificuldade em obter informações estratégicas e, assim, dar segurança ao crescimento das vendas no exterior.

Entre os principais desafios dessa organização estava a impossibilidade de saber o volume de insumos importados e de produtos exportados pelos competidores.

Nadando no escuro, a exportadora não conseguia entender por que seus concorrentes tinham tanto poder de barganha. E mais: os custos para monitorar os outros players do mercado era muito alto e o time gastava quase todo seu tempo em pesquisas que não garantiam precisão.

Ao implementar uma ferramenta de inteligência competitiva robusta, a empresa conseguiu integrar dados internos e externos em um só lugar. Além disso, obteve automatização do tratamento desses dados, passando a estruturá-los, visualizá-los e analisá-los com mais segurança e em tempo hábil.

A partir de fontes públicas como a Receita Federal, por exemplo, a empresa começou a ter uma visão mais fidedigna da realidade de seu mercado de atuação. Dessa forma, obteve, entre outras coisas, informações sobre volumes, estimativas de preço e até portos de origem e destinos das remessas. 

Em suma, monitorando a concorrência, a companhia hoje é capaz de se antecipar a ameaças e descobrir oportunidades em nichos específicos. Isso porque as decisões de importação e exportação agora são obtidas por um fluxo orientado por dados.

[eBook] Liderando o crescimento: como usar dados para criar estratégias matadoras

Qual o ROI de uma ferramenta de inteligência competitiva?

Falemos agora sobre o retorno sobre o investimento (ROI) de uma ferramenta de inteligência competitiva. Para começar, precisamos lembrar que esse é um indicador que demonstra os ganhos ou as perdas obtidas pela empresa ao implementar a solução.

Obviamente, para entender o antes e depois proporcionado pela ferramenta, é preciso calcular o ROI. Afinal, trata-se de um investimento que precisa ser tangibilizado.

Para tal, é preciso ter registros dos atuais retornos trazidos pela área de Inteligência Competitiva (pelos projetos, pelos relatórios, enfim, pelas atividades). A partir disso, se tem um comparativo.

→ A fórmula de cálculo do ROI é famosa: 

Em linhas gerais, de acordo com um levantamento feito pela Nucleus Research, para cada dólar gasto com soluções de análises de dados, as empresas obtêm 13,01 dólares de retorno

“Um aumento significativo no número de fornecedores de análise e inteligência de negócios durante os últimos anos impulsionou estratégias de preços competitivas e implementações mais rápidas para os clientes. A integração ‘fácil de usar’ é considerada um ponto significativo para clientes que procuram soluções que vão desde o nicho de mercado até conjuntos de soluções mais amplos”, complementa o relatório da Nucleus Research.

Além disso, não se pode esquecer dos ganhos intangíveis, ou que não são quantificados monetariamente, quais sejam:

  • melhorias na tomada de decisão;
  • acompanhamento das tendências de mercado e do comportamento de consumo;
  • conhecimento mais distribuído da realidade da concorrência;
  • ampliação do mindset data driven na empresa;
  • aumento da cooperação entre as pessoas do time de Inteligência Competitiva com outras áreas do negócio;
  • maior capacidade de inovação;
  • melhor direcionamento de projetos e planos de ação;
  • mais e melhor disponibilidade de informações internas e externas;
  • aprimoramento do conhecimento corporativo etc.

Resumindo…

Uma ferramenta de inteligência competitiva ajuda as empresas a superarem seus principais desafios analíticos. Afinal, mais de 60% dos líderes de negócios hoje no Brasil reconhecem a necessidade de contar com esse tipo de solução.

E os retornos sobre os investimentos são tangíveis (mais  de 10 dólares para cada dólar investido, conforme mostramos anteriormente) e intangíveis. Na verdade, o ganho de inteligência é percebido logo nas primeiras semanas, pois as ações e as decisões passam a ser baseadas em informações relevantes, confiáveis e de fácil entendimento. 

Aqui na Cortex, nós temos potencializado a inteligência competitiva de muitas empresas. Nossa solução Cortex MI é dotada de Inteligência Artificial, facilitando tarefas como:

  • captação de dados para melhorar a previsibilidade de vendas e receita;
  • integração de todas as fontes de dados internos;
  • otimização da gestão de desempenho dos times;
  • detecção de possibilidades de mix de ofertas por meio da ciência de dados;
  • monitoramento do mercado de atuação e da concorrência;
  • acompanhamento de diferentes bases de dados, estruturados e não estruturados.

Então, se você quer entender o que uma ferramenta de inteligência competitiva pode fazer por sua empresa, fale conosco agora mesmo!


Artigos Relacionados