O que é martech? Veja os benefícios de aliar marketing à tecnologia!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Aliar o marketing à tecnologia vem sendo uma prática comum de mercado já há alguns anos. Essa tendência pode ser percebida principalmente no uso de técnicas de automação inteligente de dados para orientar campanhas e já ganhou até um termo para designá-la. Vamos te explicar o que é martech!

Esse termo foi criado a partir de startups similares que desenvolvem produtos ou serviços inovadores e apoiados na tecnologia, como é o caso das fintechs, insurtechs e legaltechs, por exemplo.

Com o Marketing não foi diferente: pouco a pouco a tecnologia vem tomando protagonismo como pilar no desenvolvimento de estratégias.

O curioso é que, apesar de ser uma prática cada vez mais difundida, muitos profissionais da área ainda não conhecem o termo.

É o que diz uma pesquisa realizada pelo DOT Group: apenas 25% das pessoas que trabalham com marketing sabem o que é martech.

Por isso, vamos explicar o que é martech e como a tecnologia vem sendo introduzida cada vez mais no mundo do marketing. Vem com a gente!

O que é martech?

Martech são empresas que unem inovação tecnológica para otimizar processos e trazer mais precisão aos resultados de estratégias de marketing. 

Em um contexto de mercado em que cada vez mais o cliente toma o protagonismo, propiciá-lo uma experiência de compra agradável torna-se essencial. Assim, para conquistá-lo, quanto mais informações você tiver sobre ele, melhor.

Dessa forma, a tecnologia vem penetrando o cotidiano do Marketing com práticas inteligentes de análise de dados que visam o aprimoramento dos processos internos e interações cada vez mais assertivas e eficazes com o público-alvo.

A coleta de informações permite que as empresas possam fazer mais com menos. Afinal, o monitoramento de dados proporciona tanto a redução de custos e aumento de eficiência das tarefas, como também um conhecimento mais aprofundado das tendências de mercado e do perfil de consumo das buyer personas.

Portanto, entender o que é martech e sua relevância na era dos dados significa assimilar que não há mais espaço para achismo e decisões sem respaldo ao elaborar estratégias de marketing.

Afinal, hoje temos uma enorme quantidade de informações relevantes à nossa disposição, além de softwares capazes de armazená-las e interpretá-las com rapidez e confiabilidade, minimizando custos e tornando as empresas fortes e adaptáveis às mudanças e volatilidades do mercado digital.

Marketing e tecnologia: a importância da automação de dados

Sistematizamos abaixo alguns benefícios práticos que a introdução de tecnologias inteligentes de automação de dados trouxe para o universo do marketing. Entre eles, estão:

  • campanhas mais eficientes e proativas;
  • atendimento personalizado e clientes mais satisfeitos;
  • processo de tomada de decisão em tempo real.

Vamos nos aprofundar em cada um deles! 

Campanhas mais eficientes e proativas

Conhecer melhor seu cliente e saber com precisão o impacto de sua capacidade operacional é de suma importância para realizar campanhas de marketing mais eficientes e proativas.

Dessa forma, por meio de automação de dados, as martechs possuem maior respaldo em insights confiáveis para reconhecer com clareza seu público-alvo e suas necessidades, o timing perfeito para iniciar uma ação, a quantidade de recursos necessários, entre outros detalhes importantes.

Em suma, informações fundamentais para fazer mais com menos e empreender campanhas com relevante índice de eficácia.

Atendimento personalizado e clientes mais satisfeitos

Como já mencionado, a satisfação do cliente deve ser o objetivo maior de qualquer estratégia, seja de marketing ou de vendas, em tempos de concorrência acirrada no mercado digital.

Assim, quanto mais dados você tiver do seu cliente, maior será sua capacidade de solucionar suas demandas e construir a partir disso um relacionamento prolongado e voltado à fidelização.

Os softwares de automação conseguem captar padrões de comportamento e perfis de consumo do público-alvo, incrementando assim a abordagem das campanhas de marketing para um atendimento mais personalizado, que se antecipe às demandas do cliente e supra suas expectativas.

Por exemplo: a escolha do tom de voz, a seleção do canal certo, a busca do timing perfeito, entre outras ações para entregar uma experiência única e construir uma relação duradoura. Esses são os pilares que ajudam a definir o que é martech.

Processo de tomada de decisão mais ágil

A velocidade com que a informação circula e as tendências de mercado surgem no cenário digital demandam que as empresas estejam sempre aptas para enfrentar novos desafios.

Dessa forma, uma martech antenada entende que a importância do monitoramento de dados em tempo real é fundamental para que as empresas recebam feedbacks e aprimorem suas estratégias com velocidade e eficiência.

Coletar e processar as informações de forma contínua é um dos pilares da cultura ágil e uma característica indispensável para empresas que desejam manter a reputação e a autoridade da marca.

Portanto, não se pode mais perder tempo e dinheiro com análises burocráticas e demoradas que antecedem o processo de tomada de decisão. 

Os líderes de equipes de Marketing precisam estar preparados e abastecidos com as informações certas para driblar desafios e se antecipar às flutuações de mercado. 

Como aliar estratégia de marketing e tecnologia no meu negócio?

A automação de dados exerce um protagonismo relevante no conceito do que é martech e de como a prática ganhou difusão.

Neste contexto, investir em inteligência de dados tornou-se um diferencial competitivo para qualquer empresa que deseje crescer em tempos de transformação digital.

A Cortex surge como uma solução capaz de impulsionar toda a jornada de marketing do seu negócio. 

Por meio do armazenamento e análise de dados relevantes, ela te auxilia na geração de insights para orientar ações e campanhas mais assertivas para seu público. Conheça mais sobre as soluções da empresa!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados