O que é agile marketing? Conheça os 7 valores da metodologia

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é Agile Marketing? Em tempos de mercados tão voláteis e dinâmicos, a prática surge como uma metodologia de gestão de projetos que visa a adaptação contínua às mudanças. Além disso, atua para um planejamento mais eficiente e ágil de entrega de resultados ao cliente.

Essas características são muito importantes no Mundo VUCA que vivemos. Afinal, atualmente, empresas que focam seus esforços em estratégias pensadas em longo prazo, repletas de burocracia, tendem a se tornar defasadas. 

A maior prova disso foram os desafios que o mundo empresarial enfrentou em 2020 ― e que estão perdurando em 2021. No cenário de pandemia, aliás, as organizações viram uma grande ruptura nas formas de consumo e interação com seus clientes.

A exemplo desse cenário, uma pesquisa da Delloite aponta que 63% dos 2400 consumidores entrevistados concordam que estão usando mais tecnologia digital desde o início da pandemia da Covid-19.

Além disso, neste contexto, o mercado da música surgiu como um exemplo de cultura ágil que se adaptou às demandas do público rapidamente com os shows exibidos em lives nas redes sociais.

Os dados, assim, mostram que o mercado vem adentrando o universo digital e como as marcas precisaram responder rapidamente e de forma eficiente para se manterem atuantes. Portanto, isso mostra como a Agile Culture é relevante e precisa ser difundida para todos os setores de uma organização.

Quer saber mais sobre Agile Marketing? Então, continue lendo este artigo para entender melhor sobre o assunto  e como as equipes de Comunicação precisam adotar uma estratégia competitiva em tempos dinâmicos de transformação digital.

O que é Agile Marketing? 

Primeiramente, vale assinalar o desenvolvimento histórico da metodologia ágil até que ela chegasse ao Marketing.

O termo surgiu originalmente na área de desenvolvimento de software e se consolidou com a publicação do Agile Manifesto. Assim, o documento tornou-se na maior referência para implementação da metodologia.

Ele é pautado em 4 valores:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder às mudanças mais que seguir um plano.

E em 12 princípios de desenvolvimento do software ágil:

  1. Priorizar a satisfação do cliente com entregas rápidas e contínuas;
  2. Aceitar mudanças em qualquer estágio do processo, mesmo que tardiamente;
  3. Entregar softwares com mais frequência e na menor escala de tempo;
  4. Alinhar gestores e desenvolvedores diariamente durante todo o projeto;
  5. Oferecer ambiente, suporte e confiança para manter a equipe motivada;
  6. Conversar com e entre a equipe de perto, presencialmente, cara a cara;
  7. Entender o funcionamento dos softwares como principal medida de progresso;
  8. Manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo;
  9. Ter atenção contínua à excelência técnica e ao bom design para ter mais agilidade;
  10. Simplificar para ter mais eficiência;
  11. Proporcionar autonomia para as equipes se organizarem;
  12. Enfim, avaliar a efetividade em intervalos regulares para ajustar o projeto.

A partir da consolidação destes valores e princípios, diversas áreas da pirâmide organizacional começaram a adaptar a cultura ágil como metodologia. Portanto, com isso assinalado, podemos entender melhor o que é Agile Marketing.

A metodologia de comunicação é voltada diretamente para uma melhor entrega de valor ao cliente a partir de planejamentos de curto prazo, que podem ser constantemente monitorados e readaptados de acordo com as flutuações do mercado.

O Agile Marketing, assim, demonstra ser mais responsivo que o marketing tradicional. Vale salientar que a capacidade de oferecer feedbacks de forma mais rápida e eficiente não os torna menos qualificados.

Por exemplo, o gráfico abaixo traduz essas características em números:

o que é agile marketing
Fonte: State of Agile Marketing Report

Afinal, toda a prática é sustentada por uma metodologia de análise de dados mensurável e confiável.

O que é Agile Marketing: quais são os fundamentos da metodologia?

O Agile Marketing também possui seu próprio manifesto. Nele, estão explícitos 7 valores que orientam as práticas da metodologia. Por isso, vamos falar um pouco de cada um deles.

1. Aprendizado mais valorizado que opiniões e convenções 

O primeiro valor assinala a importância do conhecimento adquirido a partir de experiências práticas e análise de dados confiáveis. Dessa forma, em um mercado tão volátil e dinâmico, ter opiniões engessadas e baseadas em antigas convicções pode ser um erro que custa caro!

Portanto, cada novo feedback é essencial para reavaliar rapidamente a estratégia e, caso necessário, mudar as práticas de atuação.

2. Colaboração focada no consumidor em detrimento do isolamento e da hierarquia

Uma estratégia de marketing adaptada aos novos tempos deve contar com a colaboração intra-organizacional entre os setores. 

Dessa forma, cada área trabalha com práticas colaborativas e aliadas ao planejamento estratégico para entregar as melhores soluções ao cliente e ter em trocas bons indicadores de ROI (return of investiment).

3. Campanhas adaptativa e interativas em detrimento de grandes campanhas lineares

Entender o que é Agile Marketing e aplicar essa metodologia implica em deixar de lado práticas antigas das campanhas de marketing (como o modelo waterfall). 

Metodologias defasadas estipulavam resultados a longo prazo sem dar espaços para correções e adaptações de acordo com flutuações de mercado e novos feedbacks.

Já a cultura ágil defende a implementação de pequenas estratégias (conhecidas como sprints) que vão sendo avaliadas e corrigidas continuamente até que, assim, estejam plenamente aprimoradas.

eBook guia completo de análise de dados

4. O processo de descoberta do consumidor mais que previsões estatísticas

A metodologia ágil implica em um processo contínuo de descoberta do consumidor. Aliás, neste contexto, o monitoramento de mídias em tempo real é fundamental para coletar dados de maneira precisa e rápida do seu público.

Afinal, as redes sociais são não só um ambiente onde a informação circula de maneira extremamente rápida, mas também como fontes incontornáveis de dados, que trazem feedbacks do cliente. 

5. Planejamento flexível vs rígido

Esse valor consolida-se mais como um resumo do que já exposto até aqui. 

No fim das contas, entender o que é agile marketing passa pela compreensão da necessidade de elaboração de estratégias flexíveis, monitoráveis e que podem ser readaptadas com agilidade.

o que é agile marketinf mi trends 3

6. Responder às mudanças é mais importante que seguir um plano definido

Esse valor é um complemento do anterior. Pois agir proativamente, e atento com as mudanças do ecossistema de mercado, é um processo de flexibilização por si só em detrimento de planejamentos mais rígidos e engessados.

Portanto, entender o que é Agile Marketing, no fim das contas, é perceber que as mudanças constantemente acontecem e fazem parte do processo de aprimoramento e lapidação contínuos das estratégias.

7. Pequenos experimento em detrimento das grandes apostas

Por fim, o desenvolvimento de planejamentos de marketing a longo prazo, requer meses de trabalho dos gestores e sua equipe. Porém, no fim das contas, toda essa energia é gasta em vão, visto que a abordagem tende a ser ineficaz junto aos consumidores.

Portanto, de acordo com a metodologia da cultura ágil para Marketing, é conveniente às equipes (geralmente mais enxutas) trabalharem com pequenos experimentos, ou sprints, a curto prazo. 

Dessa forma, o controle e monitoramento das tarefas fica mais fácil e assertivo, possibilitando ajustes de forma rápida e eficiente

Resumindo: Por que implementar Agile Marketing na sua empresa?

Ficou entendido o que é Agile Marketing? Então, você percebeu que a metodologia é fundamental para:

  • acelerar processos e entregas;
  • alcançar mais resultados em menos tempo;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar as métricas sucesso do cliente;
  • trazer mais inovação;
  • melhorar a capacidade de se adaptar a novas prioridades;
  • aumentar a visibilidade do projeto.

Gostou do conteúdo? Aliás, aprendeu o que é Agile Marketing? Esperamos que tenha curtido as informações. Continue acompanhando nossas postagens no blog para mais novidades relativas à era dos dados. Até logo!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados