Como aplicar a metodologia de análise de dados no seu negócio?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Se você busca resultados de confiança, que mostram o real comportamento do mercado, o caminho para alcançá-los é contar com uma metodologia de análise de dados bem definida. 

Você sabia que 73% dos executivos veem a transformação digital como um dos maiores desafios para suas empresas, segundo a pesquisa da Business Impact Insights?

Embora ainda exista essa dificuldade por parte dos líderes, não dá mais para pensar no mundo corporativo sem associá-lo a essa mudança que está em curso há anos. A realidade já nos mostra que decisões baseadas em informações defasadas ou em achismos não são nada estratégicas. 

 No entanto, nem todas as empresas sabem como fazer uma metodologia de análise de dados bem feita . Neste post, nosso objetivo é te ajudar a entender, de forma mais prática, como organizar esse processo. Continue lendo e saiba mais!

Um breve panorama sobre a análise de dados

Grandes empresas da Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos já consideram a análise de dados como um fator crucial no  desenvolvimento de estratégia de comunicação na era da transformação digital, segundo um estudo realizado pela Global State of Enterprise Analytics, realizado em 2019.

No Brasil, 60% das companhias já têm feito o uso de Data & Analytics para direcionar suas estratégias de negócio, de acordo com a mesma fonte.

Porém, embora o cenário pareça animador, o mindset data driven ainda não domina o mundo corporativo. Muitas vezes, as organizações acham que fazem uma análise de qualidade, quando na verdade estão apenas extraindo dados, sem saber usá-los de forma estratégica. Falta discernimento sobre como filtrar e analisar a partir dos objetivos da empresa.

Nesse contexto, não conseguir gerir os negócios e as equipes com precisão, bem como conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes é um sinal vermelho.

Se esse é o seu caso, você aprenderá, a seguir, como virar o jogo a seu favor com uma metodologia de análise de dados eficiente para a sua empresa.

Como funciona a metodologia de análise de dados? Aprenda as quatro etapas

Atualmente, dá para coletar um grande volume de informações circulando pelas mais diversas fontes, que entregam muito mais que um perfil demográfico do público.

Por isso, empresas que já investem e reconhecem a importância dos dados têm obtido melhores resultados e se colocado de forma mais atuante no mercado com o uso de inteligência competitiva

Existem várias formas de analisar dados, mas para que qualquer uma delas dê certo, é preciso escolher os que serão analisados de acordo com seu grau de relevância para  a estratégia do negócio.

Caso isso não seja feito, você corre o risco de traçar um planejamento em cima de informações pouco importantes ou voláteis demais. A metodologia começa, então, na captação e organização desse material por hierarquia. 

1ª etapa : definir o que e como analisar

Com os filtros em mãos, é preciso saber como direcionar a análise sobre eles. Primeiramente, defina as perguntas que se pretende responder com esses dados e qual o objetivo deles. Liste essas questões de forma clara para que você possa extrair informações precisas para respondê-las.

Em seguida, defina o que você vai medir por meio desses dados. Com isso, dá para criar um filtro de análise específico para ter essa informação. 

No caso do volume de vendas diretas pelo site, por exemplo, você consegue mapear, entre outros aspectos:

  • o quanto cada produto está vendendo;
  • qual é o seu perfil de cliente no ecommerce;
  • a origem de cada acesso.

A última parte dessa etapa é determinar como mensurar. De que maneira você quer obter esse dado? Isso é muito importante, pois o prazo, a fonte e os fatores relativos a essa análise influenciam na qualidade do resultado.

2ª etapa  : realize a coleta de dados

Ao definir toda a estrutura, vamos, então, para a coleta de dados. Nessa etapa, é necessário determinar um sistema seguro e de fácil consulta posterior.

Na sequência, consulte as fontes determinadas na fase anterior. Inicie pelas que podem entregar os dados já prontos para depois dividi-las de acordo com a informação que você quer obter.

Caso a origem do dado seja uma entrevista ou formulário que virá da empresa, procure produzir esse material o quanto antes. Lembre-se também de identificar e organizar as informações recebidas desse tipo de fonte.

3ª etapa: analise os dados 

Dados coletados! Chega, então, a hora de aprofundar a análise. A dica dessa etapa é dispor o que você levantou em tabelas ou gráficos para ter mais organização e funcionalidade no processo. Assim, é mais fácil encontrar padrões ou exceções no comportamento de compra do consumidor, por exemplo.

banner cartilha modelando o futuro data driven

Também é nessa hora que o gestor consegue ver se o que foi levantado é suficiente ou se é necessário captar mais e com outra abordagem para cumprir o planejamento da análise.

Nessa análise, dá para categorizar e segmentar os dados de acordo com as perguntas e metas traçadas no primeiro passo. 

4ª etapa : interprete, traduza e elabore sua metodologia de análise de dados

Analisar e interpretar são etapas diferentes. Quando analisamos, estamos colocando os dados coletados em grupos, categorias e subcategorias que ajudam na visualização e na interpretação que faremos agora.

Nessa etapa, pode-se fazer algumas perguntas como:

  • Os dados atendem aos questionamentos iniciais da pesquisa?
  • Eles ajudam a sua empresa? De que modo?
  • O cenário desenhado por esses dados é favorável para o futuro do negócio?

Essas são algumas das interpretações que devem ser feitas para comprovar se o seu objetivo inicial foi atingido.

Já com a tradução, é possível chegar a conclusões interessantes que embasam a tomada de decisão na empresa. Por último, você deve utilizar o resultado da sua análise para elaborar um plano de ação eficiente e pautado na realidade do seu consumidor, de forma ágil e precisa.

Resumindo… O que se pode concluir da importância da metodologia de análise de dados?

Embora os dados sejam o motor de uma nova era para os negócios, seu uso indevido pode ocasionar prejuízos de várias ordens à empresa, inclusive financeiros. 

Para não se perder em meio a tantas informações, é preciso adotar uma metodologia de análise consistente e precisa na apuração e processamento dos dados.

Portanto, descrevemos quatro passos que funcionam muito bem para basear suas ações usando apenas os dados relevantes para o seu objetivo, de forma estratégica, sem perda de tempo.

Em resumo, vimos que existe sim um passo a passo seguro e eficaz para trabalhar com dados. Porém, ele deve ser adaptado para a realidade e os objetivos da sua empresa para que a mesma tire o máximo de proveito dele.

Com as informações corretas e uma análise precisa, são grandes as chances de se conquistar os resultados estipulados lá no início do planejamento. E melhor: da forma mais prática e ágil possível, antenada com o movimento do mercado.

Qual a melhor ferramenta para aplicação de uma metodologia de análise de dados?

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

O Cortex MI possui tecnologia de inteligência artificial para auxiliar na geração de insights que orientam as tomadas de decisão da empresa, tornando bem mais rápida, eficiente e barata a construção de estratégias e processos decisórios de acordo com os objetivos da organização.

Não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.Uma metodologia de análise de dados bem feita é muito importante, não é mesmo?

Gostou do material? Fique de olho nos outros conteúdos sobre a nova era dos dados disponíveis no nosso blog! Até a próxima!


Artigos Relacionados