Como as tecnologias de dados estão revolucionando os negócios

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 minutos

Você vai ler sobre:

  • Quais são as oportunidades geradas por meio das tecnologias de dados
  • Como as tecnologias de dados vêm sendo aplicadas em vários setores
  • Quais são os resultados práticos de implementar a cultura de dados em uma empresa real 

As tecnologias de dados vêm ganhando cada vez mais importância no dia a dia de profissionais e empresas de todos os setores. Isso porque os benefícios de uma estrutura organizacional data driven são comprovados por especialistas e casos reais.

Para você ter uma ideia, organizações que destinam recursos à inteligência de dados tendem a gerar 53% mais receita do que outras que não o fazem, conforme mostra um levantamento da TNS Research, ou seja, empresas data driven já são realidade e sai na frente quem se preparar primeiro.

Por essas e outras razões, a transformação digital e recursos como Big Data, armazenamento na nuvem e dashboards informativos já fazem parte dos planos estratégicos de executivos do mundo inteiro. Quer saber mais sobre como as tecnologias de dados estão revolucionando os negócios? Então continue lendo!

Tecnologia de dados: para cada objetivo de negócio uma possibilidade

Seu ponto de partida para entender as tecnologias de dados é saber que um só nome não abrange todas as ferramentas e conceitos existentes. Assim, podemos afirmar que diante de cada contexto, setor e necessidade do negócio, existe uma solução com maior aderência. Veja alguns exemplos:

Além da lista acima, existem muitas outras alternativas para transformar a realidade de profissionais e empresas com tecnologia. Contudo, a obtenção de resultados expressivos também depende da integração entre os objetivos de negócio e o workflow dos times internos.

O fato é que tomar decisões com agilidade é algo indispensável à sobrevivência no mercado. O grande segredo para fazer isso com assertividade na era dos dados é a capacidade de converter as informações coletadas em ações reais.

Então, não basta descobrir, por exemplo, quem são seus clientes com maior taxa de inadimplência. É preciso desenvolver estratégias que revertam a situação. 

Assim, você como profissional orientado pelos dados, exercita seu mindset estratégico e a empresa ganha em resultados palpáveis. Inclusive, 45% dos empregos esse ano estarão relacionados ao ambiente digital, de acordo com dados da União Europeia.

Diante desse cenário, você já deve ter reparado que a tendência é que a transformação digital ganhe mais força. Até 2022, 90% das estratégias corporativas mencionarão dados como um ativo crítico e o Analytics como competência essencial, conforme revela um estudo da Gartner.

Profissionais e empresas do varejo, serviços, indústria e muitos outros segmentos podem identificar oportunidades e resolver problemas por meio da tecnologia de dados.

Resolução de gargalos: benefícios e aplicações reais da tecnologia de dados

Soluções de Big Data podem transformar todo tipo de informação em inteligência para a tomada de decisões, e isso vale para qualquer atividade ou área de atuação.

Um desafio comum enfrentado por empresas prestadoras de serviço, por exemplo, são as perdas por inadimplência. Porém, como usar a inteligência de dados para melhorar esse cenário?

A BRK Ambiental, uma das primeiras empresas brasileiras de saneamento básico, reuniu e automatizou dados de clientes de 180 municípios para reverter a situação.

As informações descentralizadas resultavam em baixa eficiência do setor comercial e dificuldades na tomada de decisão. Com tão poucos insumos, como saber quais clientes têm maior probabilidade de quitar os débitos?

Com o apoio do Big Data, a companhia conseguiu resolver o problema. Por meio da integração dos dados em um só ambiente, a equipe comercial teve condições de reunir o máximo de informações, identificar padrões e definir alguns indicadores relevantes para alcançar o objetivo, como:

  • evolução da dívida ao longo do tempo
  • variação do valor devido em reais (R$);
  • quantidade de faturas em aberto;
  • faturas a vencer.

Inovação e disrupção

As tecnologias de dados são capazes de promover um novo pensamento e gerar disrupções no negócio. No caso da BRK Ambiental, a integração dos dados revelou melhores soluções para um problema antigo e comum em empresas prestadoras de serviços. 

O acesso aos indicadores em tempo real via dashboard informativo proporcionou uma visão completa sobre o panorama dos inadimplentes. O resultado foram insights valiosos sobre como resolver o problema por meio de ações de cobrança mais eficientes.

Reação rápida e controle de crises 

Como dissemos anteriormente, tomar decisões com agilidade é mandatório em um mercado em constante expansão

Com a ciência de dados, prestadores de serviços como a BRK e profissionais de todos os setores podem identificar e até mesmo antecipar riscos, evitando que a crise aconteça. Um aumento nas reclamações, queda na lucratividade ou inadimplências não passarão despercebidos novamente, por exemplo.

Resumindo

Considerar a tecnologia de dados no dia a dia de diversas áreas e empresas deixou de ser uma opção e passou a ser necessidade. 

O processo de transformação digital indica que haverá cada vez menos espaço no mercado para empresas que não sejam data driven. Em cada etapa do workflow e da jornada do cliente, é preciso ter informações conectadas para melhorar a visão sobre o todo e desenvolver ações mais eficazes.

Para se beneficiar da transformação digital, não é preciso investir em uma grande infraestrutura de TI. Entretanto, é fundamental destinar recursos para hardwares, softwares, profissionais data driven e melhorias de processos. 

Um conjunto de esforços internos somado às soluções de tecnologia é o que permite melhorias constantes e resultados tangíveis. Tudo pronto para construir sua solução de tecnologia de dados?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados