A importância dos dados na gestão da cadeia de suprimentos

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • O novo panorama da gestão da cadeia de suprimentos
  • Vantagens da tecnologia na supply chain
  • Níveis de maturidade em automação

A gestão da cadeia de suprimentos é um desafio cada vez maior para as empresas. Isso porque, com a chegada da nova era dos dados, essa área atingiu um novo patamar de importância.

Uma das inovações que mais têm contribuído para a consolidação da importância desse processo é a automação da captura e análise de dados.

Projeta-se que o nível de automação na economia cresceu 4% entre 2018 e 2019, conforme indica pesquisa da Associação Brasileira de Automação GS1-Brasil com apoio da GFK.

Quer entender como essa transformação vem se manifestando na gestão da cadeia de suprimentos e entender um pouco mais sobre supply chain management? Continue lendo!

gestão da cadeia de suprimentos

Qual a importância da gestão da cadeia de suprimentos na era dos dados?

Gestão da cadeia de suprimentos: o novo panorama

É fato que a transformação digital tem trazido consequências na forma como se recebe e analisa dados, seja por conta do grande volume de informações com o qual lidamos hoje ou pela velocidade com que são partilhadas no mercado.

Como consequência, a gestão da cadeia de suprimentos, que durante muito tempo esteve focada na geração de savings para grandes empresas, ganhou um novo papel. 

A relação com fornecedores, por exemplo, é muito mais estratégica, uma vez que mudanças estruturais nestes podem afetar diretamente o relacionamento da empresa contratante com seu colaborador. 

É necessário não apenas buscar aquele fornecedor que ofereça um produto ou serviço a custo mais baixo, mas entender sua saúde financeira  e como ele se posiciona no mercado. 

Caso haja, por exemplo, uma mudança de diretoria, é essencial entender os possíveis impactos para o relacionamento da empresa com o fornecedor a fim de mitigar consequências negativas.

As vantagens da tecnologia

Diante dos novos desafios da gestão das cadeias de suprimentos, ter um processo automatizado passa a representar uma importante vantagem competitiva para as empresas. O investimento em tecnologia e inovação é fundamental.

Afinal, ao automatizar a captura e análise de dados da supply chain, por exemplo, os gestores da área podem:

  • ter mais visibilidade da cadeia como um todo;
  • otimizar recursos que seriam direcionados para esforços operacionais. 

Embora o índice de automação na economia brasileira tenha crescido, ainda caminha a passos lentos se comparado a outros países.

Nos Estados Unidos, o processo de uso de inteligência e tecnologia inovadora estava avaliado em mais de US $8,1 bilhões em 2018.

Portanto, é possível afirmar que, no Brasil, há um longo caminho pela frente. E certamente serão beneficiadas as empresas que investirem na tecnologia primeiro.

Contudo, uma companhia que busque automatizar e trazer inteligência para a gestão da supply chain terá de passar por alguns estágios antes de atingir seu máximo nível de assertividade e tecnologia.

Vejamos a seguir.

Quais são os níveis de maturidade em automação na gestão da cadeia de suprimentos?

Estágio inicial

O nível inicial de maturidade tecnológica se pauta, em síntese, em um grande volume de dados que vêm de diferentes planilhas.

Não há conexão entre esses dados e, portanto, a geração de análises leva muito mais tempo e esforço. Sem contar a maior possibilidade de erros humanos e que podem afetar os números finais.

Segundo estágio

No nível seguinte, passa-se a ter informações. Ou seja, há a unificação  e a consistência destes dados.

Normalmente, empresas neste estágio possuem um Data Warehouse (DW), ou seja, um banco que centraliza todas as informações que a empresa precisa para tomar decisões.

Uma vez que todas essas informações estejam centralizadas, a tendência é gerar análises mais profundas e complexas. Nessa etapa, torna-se imprescindível automatizar a camada de inteligência. 

Terceiro estágio

O próximo passo envolve o Data Mining, ou seja, a exploração de um grande volume de dados internos e a identificação de padrões consistentes e que consigam trazer insights mais assertivos. 

Porém, como veremos a seguir, apesar de representar um avanço, usar apenas dados internos não permite ter inteligência suficiente para se antecipar a determinados riscos e fazer uma gestão realmente eficaz da cadeia.

Quarto estágio

O último estágio de maturidade está cada vez mais ganhando importância no mercado brasileiro. Isso porque centralizar dados internos e gerar relatórios a partir disso não resolve desafios mais complexos que a área enfrenta. 

Afinal, índices macroeconômicos, ou o surgimento de uma pandemia, como estamos testemunhando, podem influenciar diretamente a gestão da cadeia de suprimentos. Portanto, deve haver a união de dados externos e internos.

dados para gestão de cadeia de suprimentos

Neste sentido, olhar para fora se torna uma necessidade para entender o impacto da era dos dados na Supply Chain.

Resumindo…

A gestão da cadeia de suprimentos se transformou  com a chegada das novas tecnologias digitais.

Alguns processos da área de 20 ou 15 anos atrás já não fazem mais sentido hoje ou não respondem aos novos desafios que a área enfrenta atualmente.

Conhecer o fornecedor é apenas uma etapa. É preciso compreender ainda o mercado das empresas que fornecem para eles. Isso mostra que a complexidade aumentou consideravelmente.

Assim, a automação e a tecnologia têm se tornado cada vez mais presentes nas grandes organizações. 

Além de adicionar inteligência à gestão da cadeia como um todo, permite que a área de suprimentos consiga gerar impactos no negócio que vão além da redução de custos.

Os departamentos mais maduros no uso de dados trabalham com informações internas e externas, monitorando não só a saúde financeira dos seus fornecedores, mas também de outros elos que podem impactar suas operações. Com isso,têm conseguido mostrar um valor ainda maior nas organizações.

A ferramenta Cortex MI é uma solução eficiente para o armazenamento e monitoramento de dados internos e externos relevantes para a gestão da cadeia de suprimentos, pois possui uma tecnologia sofisticada e de uso simples para o usuário não técnico.

Com o Cortex MI, é possível monitorar em tempo real os dados estratégicos para a sua empresa, poupando tempo e recursos fundamentais para a manutenção da competitividade da empresa no mercado.

Gostou do conteúdo sobre gestão da cadeia de suprimentos? Fique de olho nos outros conteúdos sobre a nova era dos dados disponíveis no nosso blog! Até a próxima!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

 


Artigos Relacionados