Estudo de Participação de Mercado: Como ele pode ajudar a sua empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Ter a dimensão correta da participação de sua empresa no mercado é uma informação fundamental para a definição dos planos de expansão da companhia


Ser o primeiro nome a ser lembrado no seu segmento é a aspiração de toda empresa, não é? Mas além da concorrência, existem outras barreiras e desafios para se alcançar o primeiro lugar no top of mind dos prospects. Antes de mais nada, é preciso saber ao certo qual a participação da sua empresa no mercado, para isso, existe o MIVA.

MIVA  (Marketing Intelligence Visual Analysses) é o Estudo exclusivo de Participação de Marcado realizado pela ITB.

Muitas marcas já consolidadas supõe que já possuem uma fatia tão significativa do mercado que, talvez, a única saída para crescer ainda mais seja adentrar outros segmentos. Contudo, antes de tomar essa importante decisão, é preciso fazer uma análise para entender sua real abrangência em sua área de atuação. Para encontrar respostas para todas essas questões, existe o Estudo de Participação de mercado da ITB, o MIVA. 

Ao contrário do Estudo de Mercado, que costuma ser realizado antes da abertura da empresa, o MIVA, deve ser realizado após alguns anos de atuação, justamente para revelar qual a sua real e atual penetração no segmento. 

Como o Estudo de Participação de Mercado é feito?

Através do cruzamento da base fornecida pela empresa contratante, realizamos o cruzamento com nosso próprio banco de dados – composto por 100 milhões de empresas em mais de 100 países. Essa varredura permite o desenvolvimento de um levantamento minucioso e assertivo que aponta as possibilidades de expansão para o cliente.

“Costumo dizer que esse estudo é o primeiro e um dos mais importantes passos para que as empresas entendam sua situação no mercado e possam planejar seu crescimento”, afirma Natan Reiter, CEO e fundador da ITB.

O Estudo de penetração de mercado foi outra vertente dos negócios que ganhou força e maior assertividade com o Big Data. Através de dados e ao utilizar as ferramentas corretas, é possível realizar análises em menos tempo e com muito mais precisão. A ITB é especialista em Inteligência de Mercado para empresas B2B e dispõe deste estudo entre outras soluções e serviços que, através do Big Data, entregam insights relevantes para a tomada de decisão estratégica.

Quer saber mais sobre as soluções da ITB e sobre como realizar um estudo de penetração no mercado em 2018? Dê o primeiro passo para alavancar os seus negócios – entre em contato conosco!


Artigos Relacionados