3 desafios para a indústria de saúde em tempos de coronavírus

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • Os principais desafios enfrentados pela indústria de saúde em tempos de coronavírus

Dentre os inúmeros segmentos de mercado afetados pela crise do novo coronavírus, todos os holofotes apontam para a indústria da saúde.

Com o aumento da demanda causado pela pandemia, novos desafios surgiram – assim como a obrigatoriedade de rever planejamentos. Hoje, qual é a sua capacidade industrial e logística para atender às novas necessidades com assertividade?

É imprescindível estar atento às mudanças bruscas no mercado e nas regulações do governo. Além de, é claro, ter uma estrutura favorável à tomada de decisão baseada em dados internos e externos, de fontes seguras e em tempo real.

Neste post, trazemos os principais desafios para a indústria de saúde em tempos de coronavírus. Quer saber mais e se preparar? Então, não perca tempo e continue lendo!

1. Transformação Digital

A pandemia está acelerando uma transformação global que pode culminar em uma 4ª Revolução Industrial, segundo especialistas ouvidos pela Forbes.

Contudo, muitas empresas certamente não estavam preparadas para esse momento. Nos últimos anos, 24,7% das companhias brasileiras ainda não enxergavam a relevância da transformação digital, de acordo com uma pesquisa do IDC.

Entretanto, o isolamento social foi decisivo para alavancar a modernização da infraestrutura digital em muitas empresas. No cenário que enfrentamos, pode ser que suas estratégias sofram mudanças bruscas em tempo recorde.

Nesse contexto, as tecnologias de automatização de processos podem ser decisivas. Isso porque fornecem o aparato necessário para identificar e atender novas demandas na velocidade com que os acontecimentos se desdobram.

ebook: indústria de saúde em tempos de coronavírus

2. Cadeia de suprimentos

Um dos maiores gargalos enfrentados por 86% das empresas é a falta de equipamentos ou matérias-primas, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com a interrupção da produção adotada por 41% das empresas, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a cadeia de suprimentos corre risco de ruptura em nível global.

Setores industriais relacionados à saúde podem esgotar sua capacidade de produção, fator atrelado a atrasos ou esgotamento de fornecedores e soluções de transporte.

Um exemplo do impacto desse déficit é o aumento de 400% nos preços de EPIs como luvas, máscaras e álcool em gel, segundo a Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

3. Profissionais data driven à frente de processos e projetos

Em momentos de incertezas como o que estamos vivendo, é fundamental analisar o mercado e, rapidamente, gerar insights para solucionar problemas enfrentados pela sociedade, posicionando a empresa como relevante.

Contudo, inovar depende principalmente de uma nova geração de líderes: os chamados profissionais data driven. Nesse momento, eles são mais importantes do nunca. Isso porque são pessoas chave para alavancar a cultura de dados nas empresas e liderar processos de transformação digital, suprindo diversos setores com insumos úteis para a tomada de decisão.

Resumindo

  • A pandemia do novo coronavírus será controlada, mas não sem deixar um mundo totalmente diferente ao qual precisaremos nos adaptar.
  • A transformação digital não é uma promessa distante de futuro – ela se tornou uma obrigatoriedade para sobreviver no mercado, principalmente no contexto do isolamento social. Automatizar processos, monitorar seus principais concorrentes e empoderar-se de dados é imprescindível.
     
  • Para a indústria da saúde, apesar dos muitos desafios, essa é uma oportunidade que envolve um enorme espaço para consolidar marcas ou produtos como pioneiros por meio de soluções inovadoras.
  • Um alerta para a indústria de saúde é a priorização de demandas com base na capacidade de produção nesse momento. A obtenção de matéria-prima, a escassez de fornecedores e a logística de distribuição são pontos de atenção.

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como usar dados para navegar com inteligência na crise do Covid-19, conheça o Cortex Crisis Intelligence. Faça o trial agora mesmo.

Ou, se preferir, converse sem compromisso com um de nossos especialistas.


Artigos Relacionados