Você sabia? O Data Mining pode ser um grande aliado do time de vendas!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você já ouviu falar em Data Mining? Essa estratégia está presente em empresas que querem ser competitivas em seu mercado, deixar os concorrentes para trás e entender profundamente o seu consumidor. Além disso, quem faz esse trabalho com dados, consegue vender mais.

Quer entender como funciona o Data Mining na prática, aprender como coletar dados e usá-los para aumentar suas vendas? É só continuar lendo!

O que é Data Mining?

O Data Mining, que pode ser traduzido literalmente como mineração de dados, é um processo usado pelas empresas para transformar dados brutos em informações úteis.

Por meio de ferramentas e softwares usados na procura de padrões em lotes de dados, as empresas podem aprender mais sobre seus clientes. Com isso, é possível desenvolver estratégias de marketing assertivas, aumentar as vendas e diminuir os custos.

A mineração de dados depende de coleta, armazenamento e processamento de dados eficazes. Esses processos envolvem conhecer bem o seu público (link para o post sobre como conhecer o público) e coletar os dados relevantes para suas ações.

Como fazer Data Mining?

O processo de Data Mining nas empresas funciona basicamente em 5 etapas:

  • os dados são coletados e carregados em data warehouses, repositórios de dados especificamente para essa estratégia;
  • os dados são armazenados e gerenciados com um servidor dedicado ou em algum lugar na nuvem;
  • analistas, cientistas de dados, equipes de gerenciamento e profissionais de TI determinam a melhor forma de organizar os dados;
  • o software de mineração de dados é usado para classificar os dados com base nos resultados do usuário;
  • os profissionais que utilizarão as informações em estratégias e ações finalizam o processo transformando os dados, por meio de um formato visual e/ou escrito;

Vantagens do Data Mining para empresas e time de vendas

De forma geral, a mineração de dados pode potencializar o trabalho em várias áreas da empresa. Não apenas o time de vendas ou alguma equipe específica, mas toda a operação pode sair ganhando. Alguns exemplos de vantagens são:

Previsões precisas sobre o futuro do negócio

O planejamento é um processo crítico em todas as organizações.

O Data Mining entra em cena no planejamento ao fornecer aos gestores, previsões confiáveis ​​com base nas tendências passadas e nas condições atuais. Uma grande loja de departamentos, por exemplo, pode usar o Data Mining na criação de modelos que preveem a demanda para cada categoria de produto em respectiva loja, e direcionar o inventário apropriado para atender com eficiência às necessidades dos clientes.

Redução de custos

Quando falamos em vantagens competitivas para as empresas, a primeira dúvida que surge é — será possível economizar com essa nova estratégia? 

Afinal, todo gestor quer encontrar soluções para faturar mais e otimizar o orçamento.

A mineração de dados permite o uso e alocação de recursos eficientes. No ponto de vista do time de vendas, o data mining permite levantar dados mais pertinentes sobre o perfil do seu consumidor, seus hábitos de compra e outros aspectos da interação desse público com a marca.

Com base em dados, é possível direcionar a abordagem de vendas para o seu cliente ideal. Na prática, o Data Mining permite fazer com que você encontre as pessoas certas. Assim, o comercial da sua empresa economiza tempo e dinheiro, não precisando direcionar esforços para leads menos qualificados e que tenham menor probabilidade de fechar negócios.

Percepções dos clientes

As empresas implantam modelos de mineração dos dados a partir de informações sobre o cliente para descobrir as principais características e diferenças entre eles. Até aqui, nenhuma novidade. Mas qual o impacto disso na percepção do cliente?

Essa prática pode ser usada para criar personas e personalizar cada ponto de contato na melhoria da experiência geral do cliente. O discurso, a linguagem, entre outros pontos da relação com o consumidor, serão aprimorados com referências concretas.

Previsibilidade de padrões e comportamentos

Outra vantagem fundamental do Data Mining para o time de vendas, é encontrar a sonhada previsibilidade. 

A partir de dados coletados sobre os hábitos do consumidor, suas interações, preferências e forma de comprar, é possível achar padrões para saber qual a chance do cliente comprar novamente; o quanto ele pode e está disposto a pagar; em quanto tempo ele geralmente volta a comprar; e muito mais!

Esses são só alguns exemplos do que é possível fazer, quando a empresa e o time de vendas olham para o valor dos dados coletados sobre o seu público, cliente e mercado. 

Gostou do post? O conteúdo foi útil? Aproveite para continuar aprendendo e descubra também como aumentar as vendas!


Artigos Relacionados