O poder do cruzamento de dados na tomada de decisões estratégicas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Não importa em qual setor você trabalha, quais dados demográficos definem o seu público, ou os tipos de soluções que você vende. A coleta de dados sobre seus clientes ajuda a melhorar diversos aspectos do seu negócio.

E mesmo que você não consiga capturar todos os infinitos bytes de dados do consumidor, o objetivo de toda empresa é garantir que as informações do cliente sejam coletadas da melhor maneira possível. Mais do que isso, é preciso garantir o cruzamento de dados e as análises corretas.

Mas quais os benefícios de coletar esse tipo de dados do consumidor? Como funciona o cruzamento de dados e por que essa tática é essencial para utilizar melhor suas informações?

Continue lendo este post para descobrir!

Cenário do mercado e do consumidor atual

Antes de entrar na importância da coleta e cruzamento de dados, vamos avaliar o cenário em que estamos inseridos.

O mercado atual é extremamente competitivo e, principalmente, conectado. O consumidor, figura central dos negócios, tem o poder nas mãos e uma infinidade de escolhas ao alcance dos dados. Hoje, 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet. A maior parte desse acesso é feita via dispositivos móveis, o que permite ao consumidor pesquisar preços, conhecer soluções e, principalmente, realizar todo o processo de compra on-line.

Todas essas pessoas, ao acessar a rede on-line, deixam rastros. Essas informações fornecidas durante o acesso à internet constituem uma infinidade de dados que as empresas podem usar para analisar o mercado.

Por que a coleta e cruzamento de dados são tão importantes nos negócios?

Antes de falar da coleta de dados, vamos falar do que deve motivar a tomada de decisões.

Enquanto percebemos consumidores com poder nas mãos e altos níveis de exigência, a pressão sobre os tomadores de decisão aumenta. Em um cenário de competição acirrada, as decisões de negócios requerem cautela e o máximo de segurança possível.

E só os dados podem oferecer essa segurança para a decisão.

Por isso, as empresas que buscam se sobressair, precisam estudar o comportamento do consumidor e coletar dados sobre quem são seus clientes, como eles se comportam e que rastros deixam. A partir dessas informações, você vai tirar insights importantes para impulsionar suas estratégias de marketing, vendas, atendimento, entre outros. Tudo para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Coletados esses dados, eles deverão ser cruzados para que você consiga fazer análises mais profundas. 

O cruzamento de dados, nas ferramentas certas, permite identificar todos os padrões necessários para compreender a fundo o consumidor, expandindo o olhar sobre as informações coletadas.

Cruzar os dados demográficos com os hábitos de compra do consumidor, por exemplo, permite mostrar que grupos, dentro do seu público, estão mais propensos a comprar, quanto gastam, e o tempo que dura a sua jornada de compra.

Ferramentas para cruzamento de dados: quais as opções?

Entendendo o poder do cruzamento de dados para levantar informações estratégicas, resta saber quais ferramentas utilizar. Veja as principais sugestões a seguir.

Planilhas (Excel, Google Sheets, etc)

As planilhas são as ferramentas mais simples e conhecidas para a tarefa de organizar e apresentar o cruzamento de dados.

Planilhas criadas no Excel, ou gratuitamente pelo Google Sheets, facilitam a visualização das informações e são ótimas para ser inseridas nos relatórios. Ainda que muito acessíveis e conhecidas, porém, as planilhas são ferramentas básicas, que não são voltadas especificamente para o cruzamento de dados estratégicos.

Softwares de Business Intelligence e inteligência de mercado

Sua empresa já conta com a ajuda de algum software de Business Intelligence ou similar, que ofereça análise e cruzamento de dados de forma mais robusta? Caso ainda não tenha, é interessante estudar as vantagens dessas opções!

Essas ferramentas são grandes aliadas na hora de coletar, cruzar e analisar os dados, tornando sua tomada de decisões mais eficaz, rápida e segura. 

Para as empresas que procuram desde a visualização mais básica, até o cruzamento de dados mais poderoso, a ITB360 tem uma plataforma completa, desde a coleta dos dados até o enriquecimento, cruzamento e estudos de mercado.

O ITB Analyzer da ITB360 permite realizar o cruzamento entre planilhas, a limpeza e exportação de bancos de dados, de forma inteligente.

Pela ferramenta é possível, por exemplo, vincular os dados com erros ortográficos de diferentes fontes e criar consultas de correspondência poderosas em apenas alguns cliques. Usando o ITB Analyzer, você poderá não apenas cruzar, mas também personalizar seus dados de acordo com as suas necessidades.

Se interessou? Saiba mais sobre a ferramenta aqui!

Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Que tal continuar acompanhando outras publicações como esta? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades que surgirem aqui no blog. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube!


Artigos Relacionados