10 Influenciadores do setor Financeiro que você precisa monitorar

10 Influenciadores do setor Financeiro que você precisa monitorar

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Há tempos os influenciadores do setor Financeiro vêm ganhando destaque, no Brasil e no mundo. Eles são responsáveis por popularizar temáticas que até pouco tempo não eram de ampla difusão pública.

Tanto é assim que mais de 176 milhões de brasileiros acompanham regularmente as publicações desses líderes de opinião. Seja em texto, áudio ou vídeo, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O grande trunfo desses especialistas é "traduzir" os meandros das finanças, pessoais e empresariais. Dessa forma, contribuem significativamente para que o conhecimento seja difundido, favorecendo a organização orçamentária, desmistificando os investimentos, entre outras frentes.

Neste artigo, selecionamos 10 nomes que merecem ser acompanhados. Aqui, você vai ver:

  • quem são as figuras globais e os nomes proeminentes do cenário brasileiro quando se trata de divulgação de conteúdos sobre finanças;
  • por que eles são respeitados e angariam milhões de seguidores ávidos por tendências, análises e insights;
  • como e onde acompanhá-los;
  • e muito mais.

Confira!

10 influenciadores do setor Financeiro que merecem atenção

Da expertise de André Massaro e Mirna Borges, no cenário brasileiro, até as visões globais de Warren Buffett e Ray Dalio, confira essa lista diversificada de influenciadores do setor Financeiro.

1. André Massaro

Administrador com MBA em Economia pela USP, André Massaro é um dos especialistas em finanças de mais credibilidade no Brasil. Com longa carreira como professor e consultor, sua popularidade está ancorada em análises acessíveis e conselhos práticos. 

Em seu canal do YouTube, "O Investidor Cético", por exemplo, Massaro esbanja didática ao trazer títulos como "O que você precisa saber sobre petróleo para investir na Bolsa". 

→ Para segui-lo:

2. Chamath Palihapitiya

Chamath Palihapitiya é fundador e CEO da Social Capital, frequentemente creditado como um "capitalista de risco". Ele tem formação em engenharia e é canadense-americano nascido no Sri Lanka. 

Sua fama global como investidor e empreendedor se dá principalmente por suas visões disruptivas do mundo financeiro e também pelo incentivo à tecnologia aplicada às finanças.

→ Para segui-lo:

3. Guilherme Benchimol

Sócio-fundador e presidente do conselho da XP Investimentos, Guilherme Benchimol é um líder influente no cenário financeiro nacional. Seu patrimônio é avaliado em 1,8 bilhão de dólares, segundo a Forbes.

Top Voice no LInkedIn, ele costuma ser consultado pela mídia sobre os rumos da economia nacional. Além disso, sempre participa de podcasts e eventos nos quais dá conselhos para investidores de perfil arrojado. 

Em entrevista ao canal G4 Educação, o executivo relata um pouco de sua jornada de sucesso:

→ Para segui-lo:

4. Mirna Borges

Mina Borges é uma engenheira mecânica e de petróleo que conquistou milhões de seguidores ao criar o canal EconoMirna no YouTube. Ela é uma das mulheres mais bem-sucedidas no ramo da educação financeira no país.  

Além de manter seu site sempre atualizado, a influenciadora também ministra cursos presenciais e online. E é bastante referenciada quando se trata de ensino sobre investimentos.

É ao canal dela que milhares de pessoas recorrem quando querem saber sobre movimentações recentes na economia. Ali eles encontram títulos como "Onde investir com a Taxa Selic em queda?".

→ Para segui-la:

5. Nathalia Arcuri

A jornalista Nathalia Arcuri tem em sua biografia o pioneirismo em comunicação sobre finanças para o grande público. Ela deixou a carreira na TV para se dedicar ao blog Me Poupe e também ao canal no YouTube — o maior do nicho em todo o globo, reunindo mais de 7 milhões de seguidores.

O Fórum Econômico Mundial a classifica como "facilitadora do entendimento de conceitos difíceis que envolvem finanças e investimentos". E destaca que ela "revolucionou o mercado financeiro brasileiro ao trazer o conceito de entretenimento a serviço da educação financeira".

Ela também é autora de best seller, podcaster, palestrante e ministrante de cursos. Em suma, um nome muito importante no mundo dos influenciadores do setor Financeiro.

→ Para segui-la:

6. Nouriel Roubini 

Professor emérito da Universidade de Nova York, Nouriel Roubini é um consultor econômico, economista e escritor best seller iraniano-americano nascido na Turquia.

Amplamente respeitado, com frequência é consultado por grandes veículos de imprensa como Financial Times e Bloomberg sobre os rumos da economia global. 

Grande parte dessa relevância veio depois que, em 2006, alertou o Fundo Monetário Internacional para a recessão iminente devido à bolha de crédito do mercado imobiliário estadunidense — que se concretizou em 2008 com consequências em todo o planeta. 

Também é Top Voice no LinkedIn, onde publica artigos de opinião e difunde insights, principalmente sobre movimentos macroeconômicos. 

→ Para segui-lo:

7. Ray Dalio

Raymond Thomas Dalio é um investidor bilionário americano e gestor de fundos de hedge, que atuou como co-diretor de investimentos do maior fundo de hedge do mundo, o Bridgewater Associates.

Seu histórico como gestor de investimentos o tornou um dos nomes mais consultados por jornalistas em busca de perspectivas valiosas sobre economia.

Também é autor best seller e palestrante.

→ Para segui-lo:

8. Suze Orman

Apresentadora de TV e autora best seller, a americana Suze Orman é um grande nome quando o assunto é finanças pessoais. Ela foi nomeada duas vezes para a lista de pessoas influentes da revista Time.

Atualmente, apresenta um dos podcasts mais ouvidos dos Estados Unidos no nicho financeiro. No programa, com seu habitual carisma e excelente oratória, ela dá dicas sobre investimentos, poupança de recursos, planejamento de aposentadoria, entre outras temáticas. 

Além disso, tem seu próprio canal no YouTube e é convidada frequentemente para aparições na TV, em shows de variedades. Sempre tratando do tema das finanças.  

→ Para segui-la:

9. Tiago Reis

Tiago Reis está entre os principais influenciadores do setor Financeiro no Brasil por diversos motivos. Ela é o fundador do Grupo Suno, um dos principais hubs nacionais de notícias e análises de investimentos. 

Além disso, mantém seu próprio canal no YouTube onde oferece perspectivas analíticas detalhadas sobre o mercado de ações e outros tipos de investimentos. Nele, os seguidores encontram títulos como "O que vai acontecer com o dólar?", um corte de entrevista concedida a um podcast sobre economia.

→ Para segui-lo:

10. Warren Buffett

Magnata empresarial, investidor e filantropo americano, Warren Buffet é um dos nomes de maior autoridade quando se trata de economia e negócios. Ele pode facilmente ser classificado como o maior dos influenciadores do setor Financeiro por sua história de sucesso há mais de 50 anos.

Também é chamado de "O Oráculo de Omaha", é CEO da Berkshire Hathaway, e amplamente conhecido por suas estratégias de investimento. Além disso, ele é incomumente aberto sobre como administra seus negócios e vive sua vida. 

Apesar de ter perfil no Twitter, Buffet não alimenta o perfil desde 2015. Contudo, é possível acompanhar suas ideias e conselhos nas principais publicações de Finanças em nível global, além de ver palestras e entrevistas amplamente difundidas na web. 

→ Leia também: 

Como a Inteligência Artificial ajuda a prever receita no mercado financeiro.

Quais desses influenciadores do setor Financeiro você já acompanha?

Perceba que, apesar do número de influenciadores neste segmento aumentar a cada dia, montamos nossa lista com 10 nomes com alta credibilidade. 

Certamente, com a maioria deles você vai aprender algo novo, seja para se inspirar no controle do seu dinheiro pessoal ou nas finanças do seu negócio.

Há muitos outros influenciadores do setor de Finanças, brasileiros e estrangeiros que merecem atenção. Quais deles você recomenda?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

     






Artigos Relacionados