5 dicas valiosas de como otimizar release com SEO

5 dicas valiosas de como otimizar um release com SEO

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Otimizar release com SEO é fundamental para uma marca. Afinal, com a mídia convergente, quase tudo o que se produz tende a ser publicado online.

É uma questão de posicionamento online, mas também de garantia de que o material será melhor aproveitado pelos jornalistas. Eles, em busca de audiência, também trabalham para que seus conteúdos figurem nas primeiras páginas do Google.

Você sabia que mais de 70% dos links nos quais os usuários clicam nas suas buscas são orgânicos? É o que aponta o Search Engine Journal

Neste contexto, entender como otimizar release com SEO é fundamental para maximizar alcance, repercussão e difusão da marca.

Vamos refletir sobre isso? Continue lendo para ver:

  • quais erros fazem um press release se tornar um problema para o posicionamento online da sua marca;
  • por que comunicados de imprensa devem ser otimizado para SEO;
  • como fazer essa otimização de maneira eficaz;
  • e muito mais!

Quais erros na elaboração de press releases destroem a conformidade com SEO?

É bem verdade que o Google e outros agregadores de conteúdo online modificam continuamente seus algoritmos. Isso é um desafio para os profissionais de Comunicação, Marketing e Relações Públicas  — que precisam acompanhar essas mudanças. 

Contudo, em linhas gerais, algumas diretrizes se mantêm. E elas precisam ser consideradas, sob o risco de penalidades, como aponta a Semrush.

Sendo assim, se o seu objetivo é otimizar release com SEO, evite cometer esses deslizes:

  • Falta de palavras-chave relevantes. Não incluir termos coerentes em seu press release pode dificultar que os mecanismos de busca identifiquem o conteúdo.
  • Excesso de palavras ou mensagens-chave. Preencher o release com termos e mensagens repetitivas pode ser interpretado pelos algoritmos como spam, afetando negativamente o ranqueamento no Google.
  • Conteúdo pouco informativo. Um press release deve fornecer informações úteis e relevantes; evite conteúdo promocional excessivo — há também o risco de classificação como publicidade e até spam. 
  • Formatação inadequada. Não usar títulos, subtítulos, parágrafos curtos e formatação adequada pode tornar o press release menos legível e menos atrativo para os motores de busca.
  • Links irrelevantes ou excessivos. Incluir links sem propósito ou em excesso também leva os algoritmos a interpretarem o conteúdo como manipulação, prejudicando a classificação.
  • Inexistencia de elementos multimídia. Ignorar imagens, vídeos ou gráficos relevantes reduz o apelo do press release. Isso porque os agregadores sempre consideram mais completos os materiais ricos e criativos.

O que fazer para otimizar release com SEO?

Na hora de produzir um comunicado de imprensa, é preciso se atentar às principais diretrizes jornalísticas que tradicionalmente orientam sua produção. Entretanto, conforme já pontuamos, outros requisitos são essenciais para garantir alcance na era digital — essencialmente os de SEO.

É importante ressaltar: a ideia de otimizar release com SEO gira em torno de certificar-se que ele cumpre as características fundamentais para garantir exposição na primeira página do buscador.

Com isso em mente, confira, a seguir, algumas dicas valiosas. 

1. Defina uma palavra-chave relevante a partir das principais tendências

Antes de começar a produção dos releases de imprensa é importante fazer um planejamento para assinalar as principais palavras-chaves que devem orientar os temas de cada texto.

O Google requisita que essas keywords sejam repetidas organizadamente em pontos estratégicos do conteúdo. Com isso, é possível explicar devidamente o tema com todas as informações necessárias.

Entretanto, a escolha da palavra-chave não pode ser aleatória. Por meio de ferramentas de analytics, é possível avaliá-las e monitorar tendências e os termos mais buscados pelos usuários.

Feito isso, o tema do press release deve consistir em um alinhamento entre aquilo que os usuários buscam na internet e a autoridade de conhecimento da marca em relação a esse determinado assunto.

Dessa forma, o conteúdo, além de seguir os requisitos para ter um bom tráfego, garante a empresa como um ator relevante das informações relativas às keywords escolhidas.

2. Crie um título e uma narrativa atraentes

Seu título é a isca brilhante que atrai os leitores — os repórteres, primeiramente, seguidos pelos mecanismos de busca e também o público-alvo. 

Torne-o cativante, conciso e rico em palavras-chave. Para isso, certifique-se de que ele desperte instantaneamente a curiosidade e "obrigue" as pessoas a clicar e ler mais.

Além disso, invista em uma narrativa que prenda os leitores desde a primeira frase. Torne-a identificável, emocionante e relevante para a história única da sua marca.

Você pode se valer, por exemplo, das técnicas de Data Storytelling. Ou seja, partir de dados e estatísticas do negócio ou do mercado no qual ele está inserido para enriquecer a redação, dar mais credibilidade e dinamicidade a ela.

PR - Data Storytelling: aprenda a criar relatórios que contam histórias

3. Faça de cada release um conteúdo que potencialize a autoridade da marca

Apesar das várias técnicas estilísticas serem interessantes para entender como otimizar um release com SEO, a qualidade e relevância do conteúdo ainda é considerada o princípio fundamental para colocar sua marca na primeira página do Google.

Portanto, disponibilize sempre informações ricas e completas para o release de imprensa, pois, dessa forma, seu texto será usado como referência e link building para diversos outros conteúdos.

Isso é fundamental para aumentar o alcance e tornar a notícia ainda mais relevante aos olhos dos principais buscadores.

4. Atente-se para a escaneabilidade

A escaneabilidade diz respeito ao conjunto de técnicas que seu texto precisa seguir para oferecer uma leitura dinâmica e fluida para o usuário. A prática é importante para manter a audiência na página do conteúdo por mais tempo

Além da implementação de conteúdo multimídias, outros aspectos devem ser levados em consideração para garantir esse requisito:

  • apresente a informação de forma sucinta e objetiva;
  • utilize outras possibilidades gráficas que chamem a atenção do público, como por exemplo, informações em listas e divisão do conteúdo em tópicos;
  • use a introdução para fisgar rapidamente a atenção do usuário.

5. Invista em fotos e conteúdos multimídia

Investir em fotos, vídeos e embed links (código HTML responsável por incorporar determinado elemento de um site externo) para outros conteúdos são insumos que dão riqueza ao texto e garantem uma maior fluidez aos usuários.

No caso das fotos, quando associamos a palavra-chave na descrição de seu alt text, a audiência da empresa consegue acesso ao conteúdo inclusive quando pesquisa pelo tema no Google Imagens.

Além disso, links para vídeos e postagens em rede social são ações que buscam a integração das estratégias de comunicação a partir de canais diversos.

6. Monitore a mídia para redigir press releases condizentes com seus movimentos e tendências

O investimento em ferramentas de análise de dados é importante para o monitoramento de mídias em tempo real.

Dessa forma, a organização consegue coletar o máximo de informações possível a respeito de tendências do seu mercado de atuação, demandas do público-alvo e menções à marca que podem ser convertidas em feedbacks.

Afinal, as redes sociais, as interações com os press-release, além de muitos outros dados coletados por outros canais, são informações tangíveis que devem orientar o processo de tomada de decisão. Não só isso, mas também o desenvolvimento flexível e contínuo de estratégias de comunicação empresarial.

Nova call to action

7. Distribua seus press releases de maneira segmentada

Por fim, sabemos o quanto é tentador redigir um único material e distribuí-lo indiscriminadamente para um mailing com milhares de contatos de mídia. 

Acontece que ao fazer isso, muitas vezes, esse conteúdo será publicado na íntegra por muitas redações.

O problema é que esse excesso de publicações idênticas também vai dificultar sua missão de otimizar release com SEO. Basicamente, o Google vai entender que há uma tentativa de gerar links para a empresa de maneira mecanizada, pouco humanizada. 

O melhor a se fazer é produzir diferentes versões (de narrativas, de formatos, entre outros aspectos) para cada tipo de veículo. Isso vai imprimir mais originalidade, facilitando a aderência dos jornalistas e também o ranqueamento dos motores de busca.  

 Mídia paga, conquistada e proprietária: como gerir essas três frentes

Otimizar press release com SEO deve ser uma prática incorporada à estratégia de marca

Se antigamente o foco principal de veiculação de releases era a imprensa tradicional, hoje em dia as coisas mudaram. Os canais de comunicação da mídia virtual se consolidaram como palco relevante e devem ser levados em consideração pelas estratégias de comunicação.

Para que um release esteja entre os resultados da primeira página do Google ele deve se enquadrar nas regras de Search Engine Optimization, a otimização para mecanismos de buscas. Com isso, a empresa ganha tanto em exposição como se solidifica como autoridade no segmento de atuação.

Na prática, os comunicados de imprensa precisam ser escritos de uma maneira que equilibre as mensagens-chave da marca com a forma como os algoritmos o "leem". Isso porque dessa "leitura" depende a classificação e o posicionamento do conteúdo nos resultados de buscas dos usuários online.

O que você achou das nossas dicas para otimizar release com SEO?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados