Entenda o que é um plano integrado de comunicação empresarial

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é um plano de comunicação empresarial integrado? Ele representa a conexão da equipe de comunicação com indicadores e demandas internas do setor e de outras áreas da empresa.

Assim, é possível criar uma relação com o público externo mais alinhada com os objetivos e estratégias da organização.

Esse é um conceito que deve estar na ponta da língua de qualquer gestor que deseja tornar sua companhia cada vez mais competitiva nesse cenário de profunda transformação digital.

Como diz um artigo da BeehivePR:

“Uma estratégia de comunicação integrada ajuda os negócios a entregar mensagens coesas e coerentes através de canais digitais para engajar audiências, construir um uma confiança sólida e promover uma experiência positiva da marca”.

Assim, uma Comunicação Integrada é um método de articular o planejamento, a análise e a execução de ações por meio de canais de comunicação diferenciados. Dessa forma, há uma consolidação da identidade da marca de modo mais concreto com o público. Neste processo, o uso de data science é fundamental, visto que a estimativa é de que sejam criados 2,5 quintilhões de bytes todos os dias só em 2021.

Portanto, neste artigo, vamos entender como os dados se inserem na rotina dos profissionais de comunicação. Além disso, também vamos explicar de forma mais detalhada o que é um plano integrado de comunicação empresarial. Vem com a gente!

O que é um plano integrado de comunicação empresarial?

Um plano de comunicação integrado nas empresas envolve criar um  relacionamento claro, proativo e transparente com outros setores. Precisa ter uma convergência de objetivos em torno da estratégia da companhia e isso se desdobrar em métricas e ações em todas as áreas, de forma conectada.

Por exemplo, o surgimento dos novos canais de comunicação, como as redes sociais, permite que o consumidor tenha acesso mais fácil à empresa. Ou seja, ele pode mandar perguntas sobre o produto ou serviço, pedir orçamentos ou interagir por diversas plataformas diferentes.

Por isso, a comunicação precisa estar alinhada com as equipes de Marketing e de Vendas para todo mundo falar a mesma “língua”, seja qual for o ponto de contato. 

Caso contrário, se Marketing e Vendas não estão alinhados na mensagem a ser comunicada haverá problemas. Por exemplo, poderá haver ruídos prejudiciais à imagem da companhia, além de  esforços perdidos, pois cada área estaria olhando para um lado diferente.

Como criar um bom plano integrado de comunicação empresarial?

Assim, para que a Comunicação esteja de fato bem conectada com outros setores, é necessário o compartilhamento de dados, relatórios e indicadores comuns. Essa prática facilitará aos diferentes segmentos da organização trabalharem cada vez mais em convergência e dialogarem melhor entre si. 

Portanto, além de gerar seus próprios indicadores e KPIs (vale salientar: sempre claros e mensuráveis), a área de Comunicação precisa também estar antenada às informações provenientes de outros setores.

Listamos abaixo algumas dicas importantes de como criar um bom plano integrado de comunicação empresarial:

Analise o público-alvo da sua marca

Para desenvolver o plano, é importante avaliar quais são os principais canais de comunicação para dialogar com seu público-alvo. Os gestores devem se fazer algumas perguntas, como:

  • Quem são os possíveis clientes de meus serviços?
  • Quais canais meu público prefere utilizar?
  • Qual linguagem devo utilizar para me conectar com eles?

Explore canais de comunicação diferentes

Como vimos, entender quais são os canais relevantes para entrar em contato com seu público é fundamental para desenvolver um relacionamento mais próximo entre os clientes e a marca, além de gerar mais leads.

Com o advento das mídias sociais, existe uma variedade de possibilidades de aprimorar esse contato e trazer mais tráfego para os conteúdos produzidos pela sua marca.

Integre os canais 

É comum ver o anúncio de uma marca da na TV chamando para baixar o aplicativo ou utilizar outras mídias sociais, não é verdade? Esta convergência é importante para alinhar a linguagem e o contato da empresa em diversos canais diferentes.

Assim, com esta integração, só quem ganha é o cliente ao ter uma experiência positiva com a empresa.

ferramentas comunicação

Qual a importância dos dados para um plano integrado de comunicação?

É essencial, imprescindível e urgente! Afinal, o que é plano integrado de comunicação empresarial sem o suporte dos dados? Nos dias atuais, não funciona.

No Mundo Vuca (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, em tradução livre) que vivemos, essas informações são extremamente valiosas para qualquer processo de tomada de decisão e elaboração estratégica de uma organização. 

Por exemplo: ao divulgar um lançamento da sua marca no mercado através de releases para jornais, revistas e outros meios de comunicação, você pode analisar os resultados através dos mais diferentes dados:

  • pelo o que os consumidores estão falando: qual o volume de menções? É positivo, negativo, neutro? Quais regiões estão falando mais ou menos? Está de acordo com os objetivos das campanhas?
  • pelo número de vendas: está de acordo com a meta da empresa? Está trazendo o público certo? Qual região está influenciando mais os resultados?
  • pelo Inbound PR: os conteúdos de valor criados estão sendo eficientes para a atração de novos prospects? Como está o rankeamento de notícias sobre a empresa no Google?
o que é plano integrado de comunicação empresarial inbound pr

Esse tipo de iniciativa é relevante por apresentar por meio de indicadores claros e objetivos a eficiência e eficácia da área, além de disponibilizar informações importantes a serem apresentadas a outros setores.

Como nunca é demais lembrar da volatilidade e dinâmica do mercado digital, esses dados processados em indicadores geram feedbacks estratégicos que podem mudar os rumos do planejamento da empresa, tornando-a maleável às mudanças.

Qual o impacto das redes sociais para um planejamento integrado de comunicação?

Como já sublinhado na introdução, o papel da área de Comunicação era bem mais simples e controlável diante dos escassos e tradicionais canais de difusão da marca. 

Por exemplo, a comunicação era feita em massa por meio de anúncios na televisão e rádio, construção de outdoors e com um bom trabalho de assessoria de imprensa a partir do fornecimento de material.

Hoje em dia, com o advento das redes sociais, há um aumento impressionante na forma com que as informações circulam. As empresas agora têm uma interação direta e personalizada com o (ou possível) cliente. Os métodos mudaram drasticamente.

Atualmente, atores da mídia existem em diversos canais digitais que funcionam 24 horas por dia e também remotamente. É um universo cada vez mais difícil de se monitorar sem a ajuda de uma plataforma sofisticada de análise de dados.

E é nesse cenário que a integração entre as áreas de Comunicação, Vendas e Marketing tornaram-se ainda mais acentuadas. 

  • No Marketing: é possível interagir com o público a partir de eventos sociais com jornalistas ou desenvolver ações pedagógicas e informativas com seus clientes por meio das redes.
  • Nas Vendas: a Comunicação pode atuar criando expectativas no público com ações publicitárias que anunciem o lançamento de um novo produto ou por meio de atendimento personalizado de pós-venda, de acordo com o registro de dados específicos a cada cliente.

Por fim, a Comunicação também pode ajudar outros setores através de medidas de prevenção de crises. A área pode orientar outras divisões sobre como agir (ou não), de modo que ajude a prevenir o desgaste da imagem da marca.

Resumindo

Portanto, saber o que é um plano integrado de comunicação empresarial e aplicá-lo de forma eficiente vai tornar a área mais alinhada com os objetivos estratégicos da organização.

Por meio de relatório, indicadores mensuráveis e KPIs, a Comunicação mostra a relevância de sua atuação ao auxiliar outros setores estratégicos fundamentais, como as áreas de Marketing e de Vendas. 

Afinal, com a integração dos setores, todas as equipes podem se antecipar às demandas dos mercado e atuar em conjunto sob as mesmas diretrizes estratégicas.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados