O mundo VUCA e os desafios da era dos dados na comunicação (entrevista)

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Estamos na era dos dados. Uma era com significativos impactos sobre as áreas de comunicação. Existe agora um novo mundo, digital, hiperconectado, que produz informações em uma velocidade surpreendente. Um cenário que traz novos desafios para o gestor de relações públicas.

“O gestor de comunicação precisa cada vez mais do big data para se guiar”, pontua Jeferson de Sousa, editor-chefe da revista Comunicação Empresarial da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e dono da consultoria Coisa Escrita.

Nessa entrevista ao blog da Cortex, Sousa fala sobre o novo contexto da comunicação nas empresas, as tendências que precisam estar no radar dos gestores da área e o papel dos dados nas relações públicas.

O jornalista foi mediador do Cortex Research: o novo protagonismo da imprensa na era dos dados.

Na ocasião, a Cortex apresentou o estudo “O Novo Protagonismo da Imprensa”, que mostra como a imprensa se tornou ainda mais relevante com o surgimento das redes sociais.

O conteúdo será apresentado novamente na palestra do especialista em Análise de Mídia da Cortex, Claudio Bruno, no 78 º Encontro Aberje Rio, que será realizado em 24 de junho.

Cortex: Na recente pesquisa da Aberje sobre o perfil do gestor de comunicação, 59% deles apontaram que o mundo VUCA é o principal desafio que enfrentam em seu dia a dia. Por que você acredita que isso acontece?

Jeferson de Sousa: Esse é um desafio importante porque se trata de uma questão premente no mundo digital hoje. Na comunicação, principalmente, existe muita volatilidade e uma complexidade enorme, pois a informação já não tem mais um lastro, uma base. Algumas pessoas começaram a acreditar menos na imprensa. E somente agora estamos chegando num momento em que a sociedade começa a parar de acreditar nas fake news. Isso mostra a volatilidade e complexidade das coisas.

Para os empresários e comunicadores, essa é uma questão muito sensível, porque não se consegue mais mensurar as coisas como antigamente. Há alguns anos, os executivos e diretores recebiam relatórios prontos e a informação era mais fácil de ser compreendida, era mais estática. Hoje isso está mudando rapidamente e muitos gestores ainda não sabem como lidar com essa nova realidade. É estranho pensar assim, mas ainda estamos em um estágio de transição do século XXI. A internet ainda é muito jovem. Lidamos com o digital há uns 20 anos no máximo. As transformações são muito rápidas. E a preocupação com o mundo VUCA vem justamente disso, porque vivemos um mundo em transição.

Cortex: Além do mundo VUCA, que temas você percebe que são mais relevantes hoje para o gestor de comunicação e relações públicas?

Jeferson de Sousa: Sem dúvida um dos maiores desafios é o da credibilidade. Hoje isso está sendo colocado cada dia mais em xeque. Muitas empresas investem fortemente em publicidade, mas vejo os comerciais sendo menos eficientes. Se a empresa falha de alguma forma com a sociedade, isso afeta sua credibilidade de forma contundente.

E o profissional de relações públicas fica com um problema muito grande nas mãos, porque muitas vezes o dano à reputação é tão amplo que só com o tempo se resolve. O RP recebe a tarefa hercúlea de convencer e fazer a interface da empresa com a sociedade. Com a comunicação mais imediata que temos hoje, esse trabalho ficou ainda mais difícil. Por isso um setor que tem trabalhado de forma cada vez mais rápida é o de gestão de crise. E as empresas têm caminhado de gestão de crise para gestão de risco. Se o gestor deixar para resolver o problema depois que ele aconteceu a possibilidade de a resposta não ser efetiva é grande. A gestão de risco é cada dia mais importante para evitar que a comunicação tenha um colapso.

Cortex: Como você entende o papel dos dados na comunicação?

Jeferson de Sousa: Há uma coisa que não muda historicamente: informação é poder. E atualmente ela se tornou muito mais poderosa do que antigamente, quando se chamava a imprensa de quinto poder. Hoje a informação é volátil e complexa. O gestor de comunicação depende cada vez mais de big data para se guiar.

E, principalmente, precisa lidar com o big data de forma ética. Maturidade é entender como usar algo de forma correta para sobreviver  no mercado. Quem não usar as novas tecnologias e os dados de forma ética sofrerá uma derrocada no futuro. A sobrevivência das empresas depende de como elas lidam com as novas tecnologias. Temos que aprender a encarar essas questões.

Cortex: A Cortex produziu um estudo (“O Novo Protagonismo da Imprensa” que mostra a imprensa como ainda mais relevante para formar opinião atualmente. Como você avalia o papel da grande mídia hoje?

Jeferson de Sousa: Eu sou um grande defensor da imprensa. Não só por ser jornalista. Mas a imprensa ainda é o único norte que temos para a verdade. Quando um repórter passa meses fazendo pesquisa de campo, cruzando dados, entrevistando fontes, você tem uma informação de qualidade, sólida. O que acontece é que existem setores com interesse em desmerecer a mídia hoje. Muitas pessoas agora chamam a imprensa de mentirosa, dizendo que ela distorce os fatos. Mas não dizem onde mentiu e distorceu. A gente ainda lida com uma certa ingenuidade do leitor, mas assim como estamos vendo que o comunicador e as empresas estão amadurecendo, o receptor da informação também o está. E também já entende que não pode acreditar em qualquer coisa. As pessoas começam a sentir que precisam de um “porto seguro” para a informação.

Mesmo com os novos canais, se uma marca quer se defender diante de crise, tem que ser por meio do jornalismo. A comunicação direta funciona, mas a imprensa continua sendo relevante. As empresas sempre vão precisar de um canal de comunicação aberto com a mídia. Sempre falamos sobre isso na Aberje. Cada canal tem seu papel, mas é preciso haver uma comunicação direta e franca entre imprensa e empresa.

Cortex: Que tendências precisam estar no radar dos gestores de comunicação?

Jeferson de Sousa: É importante que os gestores fiquem atentos ao uso dos dados e, cada vez mais, aprendam a lê-los. Não basta ter os dados organizados, é preciso saber o que fazer com eles, com um uso ético das informações. Além disso, uma questão é conseguir navegar dentro desse mundo VUCA e estar inteirado de como lidar com o ambiente virtual, pois ainda tem muitas coisas a serem descobertas. Estar atento às mudanças é fundamental.


Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.



Artigos Relacionados