4 tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 min

Você vai ler sobre:

  • As principais tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021;
  • Quais são as mudanças previstas no setor e o que elas podem acarretar para as empresas;
  • Previsões acerca de um futuro data driven.

Com mais um ano se aproximando, esse é o momento das empresas avaliarem seu desempenho e desenharem o planejamento para o próximo ciclo.

Essa não vai ser uma tarefa fácil. Isso porque 2020 se mostrou muito desafiador para companhias e pessoas. Sendo assim, o que podemos esperar de 2021?

Agora, é impossível olhar para o futuro dos negócios sem pensar em transformação digital e cultura data driven. Além de uma mudança de visão por parte das organizações, é claro. É preciso que elas se adequem a um mercado mais digital e tecnológico.

Portanto, o que sabemos até agora é que a tecnologia e a ciência de dados são decisivas para um melhor direcionamento das decisões tomadas pelos gestores.

Por isso, empresas que não se atentarem a conceitos como inteligência de decisão, hiper automação e otimização de análises de dados correm o risco de ficar para trás. 

Neste post, você vai conhecer 4 das principais tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para se preparar para 2021. Quer saber quais são elas?  Então continue lendo!

1. Áreas e profissionais de inteligência ainda mais relevantes

A partir de 2021 e em cenários de recuperação de negócios no pós- pandemia, áreas e profissionais de inteligência devem ganhar ainda mais importância.

Para embasar essa afirmação, podemos considerar o Benchmarking das Áreas de Inteligência, realizado pela Cortex entre junho e julho de 2020. Esse levantamento antecipa um possível aumento nas demandas de profissionais do setor, que devem ocorrer nas seguintes frentes:

  • Suporte com dados e relatórios inteligentes mesmo em home office;
  • Liderança em projetos de transformação digital;
  • Fornecimento de análises preditivas para lidar com fatores externos e inesperados;
  • Monitoramento do segmento de mercado e concorrentes.

Leia mais: O novo papel das áreas e profissionais de inteligência de mercado

2. Ferramentas de análise preditiva

Analistas, cientistas de dados e desenvolvedores usam sistemas de análise preditiva para entender melhor clientes, produtos e parceiros. Esses mesmos programas também são úteis para identificar riscos e oportunidades potenciais em projetos e negócios.

Um dos contextos em que as ferramentas de análise preditiva são bem-vindas é a previsão de vendas.

Esse é hoje um dos maiores desafios para 52,8% dos profissionais de inteligência, de acordo com levantamento realizado pela Cortex no Benchmarking das Áreas de Inteligência.

Conforme vimos no tópico anterior, as análises preditivas devem se tornar mais frequentes em meio às tarefas dos profissionais da área. Portanto, devem despontar como uma das tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021.

Isso pode indicar também mudanças no mercado fornecedor, tendo em vista que será necessário aprimorar as soluções já existentes. Ou seja, paralelamente, a disponibilidade de ferramentas e a competitividade entre fornecedores também tende a aumentar.

Tendências de inteligência de mercado a analytics: E-book sobre as perspectivas de inteligência pós-pandemia

3. Decision Intelligence (DI) — ou Inteligência de Decisão

A Inteligência de Decisão provavelmente será um tema que você vai ouvir falar em 2021. Isso porque esse método reúne um conjunto de técnicas importantíssimas, das mais básicas às avançadas. São elas: projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos e processos de decisão.

Para a chefe de Decision Intelligence do Google, Cassie Kozyrkov, “essa disciplina reúne o melhor das ciências de dados, social e gerencial para melhorar a vida dos negócios e liderar projetos de Inteligência Artificial”.

Por isso, a previsão é que, até 2023, cerca de 33% das grandes organizações terão analistas dedicados à inteligência de decisão. Eles darão suporte a diversas áreas. É o que revelou um estudo global da Gartner.

4. Hiper automação

Outra tendência para 2021 é a automação de tarefas. Ela será elevada à categoria de “hyper” , que, em síntese, lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo Automação de Processos Robóticos (RPA) e aprendizado de máquina.

Nesse sentido, a automação pode ser pensada de maneira ampliada, chegando, inclusive, à gestão de dados. Em 2021, cerca de 20% das empresas de grande e médio porte se beneficiarão dessa tendência, reduzindo custos no negócio, de acordo com a Gartner.

E-book sobre tendências de inteligência de mercado a analytics para 2021

Resumindo

  • 2021 tende a ser um ano propício para as áreas de inteligência. Isso porque profissionais dessas áreas vão assumir uma posição mais importantes em empresas de diversos setores. Com isso, as responsabilidades também devem aumentar, na mesma medida em que métodos e ferramentas avançados devem ser incorporados.
  • Também caberá aos profissionais criarem pontes entre departamentos estratégicos e, dessa forma, será intensificado o espírito de intercâmbio de ideias e projetos.
  • Atividades envolvendo processos de decisão serão mais práticas, ágeis e efetivas. Isso porque as equipes de Inteligência de Mercado devem adotar metodologias e ferramentas facilitadoras.
  • As análises serão ainda mais preditivas com a incorporação de soluções específicas para essa finalidade.

Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.


Artigos Relacionados