5 dicas de livros para profissionais de Comunicação Corporativa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Sabia que o uso de dados já é uma realidade para os comunicadores? E que essa realidade pauta diversas tendências para os próximos anos no setor?

Pois é. Por isso, muitos profissionais já buscam aprofundar seus conhecimentos em Inteligência de Comunicação. Afinal, nada melhor do que construir uma boa base de aprendizado, certo?

Uma vez que as transformações estão seguindo um ritmo acelerado, ter uma boa bagagem bibliográfica sobre os assuntos em evidência pode ser muito útil. Isso porque a prática oferece uma boa sustentação teórica para quem está iniciando na carreira ou precisa liderar áreas modernas que já se beneficiam do uso de dados.

Portanto, convidamos três especialistas da Cortex para preparar essa lista incrível de livros de Comunicação Corporativa para você. Vamos conferir?

1- Cultural Analytics

A primeira indicação é “Cultural Analytics” do Lev Manovich. O livro é uma recomendação do nosso diretor de Inovação e Evangelismo, Cláudio Bruno. A obra aborda a teoria das mídias, o que é fundamental para os profissionais de comunicação. Isso porque esse assunto contribui para um melhor entendimento sobre o impacto do uso de algoritmos e da ciência de dados na sociedade.

No livro, Lev Manovich, um dos principais estudiosos de mídias no mundo, apresenta conceitos e métodos de análise computacional para dados de cultura — por exemplo, notícias, texto, foto, música, etc.

2- The attention merchants: the epic scramble to get inside our heads

Outra indicação de Cláudio Bruno é o “The attention merchants: the epic scramble to get inside our heads”, do autor Tim Wu. Essa bibliografia é interessante porque aborda desde o surgimento da indústria da atenção até a forma como foi capturada pelas Big Techs.

“Trata-se de uma leitura crítica e importante para os profissionais de comunicação compreenderem como a lógica de monetização do tempo pelas empresas de mídia e tecnologia”, explica o diretor.  

3- Como mentir com estatísticas

O terceiro livro da lista é um dos mais lidos do mundo quando o assunto é estatística. Deve ser por isso que até Bill Gates já recomendou a obra como uma de suas leituras essenciais. Foi uma indicação também do Cláudio Bruno.

Como mentir com estatísticas”, do Darrell Huff, tem humor ao mesmo tempo em que é repleto de advertências tão atemporais quanto a ciência matemática. Sendo assim, é uma leitura acessível e indispensável para quem se vê em meio a um bombardeio diário, seja pela mídia, pela timeline do Facebook ou até mesmo por infográficos e estatísticas.

4- Storytelling com dados: um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócio

Se você procura um livro com dicas básicas sobre visualização de dados, esta indicação da Amanda Sena, gerente de Customer Success PR da Cortex, é para você! Para ela, esta obra é fundamental para qualquer apresentação corporativa. O livro é de Cole Nussbaumer Knaflic

5- Dominados pelos números: Do Facebook e Google às fake news – os algoritmos que controlam nossa vida 

A última indicação veio de nosso Product Manager, Otávio Ventura. Nas palavras dele, “Dominados pelos números”, do David Sumpter, é para profissionais modernos que precisam entender como os algoritmos das big techs formam o consumo de informação no mundo atual.

“Não saber como isso funciona é estar desatualizado com o mundo da economia da atenção que vivemos”, explica.

E aí, o que achou das dicas? O post chegou ao fim, mas isso é só o começo da sua busca por conhecimento. Você pode salvar essas dicas de livros para uma Comunicação Corporativa moderna em seus favoritos e ficar de olho em atualizações futuras dessa lista!

Além disso, você pode também dar uma olhada no nosso glossário dos principais termos de Comunicação e RP. Basta clicar no banner abaixo!

Glossário dos principais termos de Comunicação e RP

Sobre a Cortex 

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados