Por que o uso de estatística e gráficos se tornou fundamental na comunicação externa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Quem nunca ouviu a expressão “Não sei lidar com números. Sou de humanas”? A priori dito em forma de brincadeira, o jargão muitas vezes encontra respaldo na rotina das áreas de Marketing e Relações Públicas, responsáveis pelos cuidados com a comunicação externa

Mas essa realidade tem mudado —e muito! Hoje estamos na era dos dados e aprender a lidar com métricas e indicadores tornou-se essencial. Afinal, a cada dois dias surgem mais registros na internet do que todo volume gerado até 2003, segundo a IBM.

Diante desse contexto, é natural que o uso de tabelas e gráficos seja amplamente utilizado para o desenvolvimento de uma comunicação mais estratégica para que as companhias atinjam seus objetivos com maior eficiência e eficácia.

Dessa forma, mostraremos a importância da avaliação de estatísticas para que as organizações conheçam melhor seu público e o mercado, além de consequentemente desenvolver um planejamento mais assertivo nos cuidados com a comunicação externa.

A função da estatística nos cuidados com comunicação externa

Como disse Steve Harrison no artigo “How to: Get to grips with numbers as a journalist.”:

“Nenhum jornalista pode se dar ao luxo de ser numericamente analfabeto, da mesma forma que não pode se dar ao luxo de escrever de forma desleixada ou gramaticalmente incorreta”.

Afinal, a estatística nos permite mapear, agrupar e organizar dados para criar um ou mais tipos de análises. E, por oferecer esses recursos, ela está sendo cada vez mais valorizada como alicerce dos planos de comunicação.

Em síntese, a estatística serve para:

  • coletar, organizar, sintetizar e apresentar os dados (seja da sua empresa, do público ou concorrentes);
  • fazer a medição da variação nos dados;
  • analisar a relação entre duas ou mais variáveis.

Em um contexto de mercado, isso é determinante para diagnosticar a performance e desenvolver estratégias de diferentes áreas de qualquer negócio.

Portanto, com a diversidade de informações que há disponível atualmente, as empresas que não investirem em técnicas de inteligência de dados correm um grande risco de ficarem para trás da concorrência. 

Vantagens da estatística na comunicação externa

Se usar dados para desenvolver ações de comunicação empresarial já foi um diferencial, hoje é imperativo. 

Pois para garantir o sucesso almejado, os profissionais de Comunicação precisam compreender o significado e o impacto gerados pelos números da área. Somente dessa forma é possível avaliar de forma contínua e comparada o sucesso das estratégias.

https://www.youtube.com/watch?v=QI4DAuK_M6Y

Com informações estatísticas em mãos, é possível planejar de forma mais assertiva e executar ações e campanhas alinhadas aos objetivos do negócio. Com isso, obtêm-se melhores resultados em comunicação

Vejamos um exemplo prático a seguir:

Supomos que você é um gestor de RP e precisa desenvolver o plano de comunicação para o lançamento de um novo produto da sua empresa. 

Se você tiver informações sobre as expectativas do seu público-alvo estatisticamente organizadas, é muito provável que o planejamento seja mais eficaz. Afinal, quanto mais registros e dados uma empresa tem do seu público, mais direcionadas e assertivas serão as ações a serem tomadas.

Além disso, com estatísticas sobre a exposição da sua empresa nas mídias, por  exemplo, é possível compreender de forma mais clara como está a imagem da marca perante o público-alvo.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil detectar inconsistências, fazer o gerenciamento de crise de imagem adequado quando necessário, além de implementar ações voltadas para a gestão de reputação da marca.

Como facilitar o entendimento das estatísticas com o uso de gráficos

Fazer a análise dos dados é apenas uma parte do trabalho. Pois, geralmente, profissionais responsáveis pelos cuidados com a comunicação externa precisam fazer apresentações e reports de suas ações, estudos e projetos.

É por isso que é tão importante conseguir transformar os números em informações que sejam facilmente assimiladas pelos membros da organização. Ou seja, a partir da interpretação dos dados fornecidos pela análise estatística, é preciso transformá-los em conhecimento

Dessa forma, informações visuais representadas em gráficos para indicadores tornaram-se fundamentais para os profissionais apresentarem métricas e resultados tanto das suas ações quanto da área de Comunicação como um todo. 

Assim, com o agrupamento de dados em gráficos, é possível elaborar recursos fundamentais para gestores das áreas de RP, como:

  • análises
  • insights
  • alertas
  • relatórios
  • entre outros.

Antes, esses gráficos eram apresentados apenas de forma estática, sem apresentar insights ou orientar o processo de tomada de decisão. Já nos tempos de transformação digital, porém, o uso de informações visuais alcançou outro patamar.

Afinal, atualmente, as áreas de comunicação têm à disposição ferramentas inteligentes de automação que permitem monitoramento em tempo real de informações estratégicas, além de gráficos interativos e impactantes que contemplam o storytelling.

Nova call to action

Resumindo: cuidados com a comunicação externa na era dos dados

O mundo caminha para ser cada vez mais analítico, e as áreas de Relações Públicas não estão fora desse movimento. Por isso, os números ganharam um papel fundamental nos cuidados com a comunicação externa.

Como vimos, o uso de estatística auxilia a setores estratégicos das organizações a melhorar o planejamento e execução de suas ações, assim como a compreensão de seus resultados.

Os gráficos, por sua vez, facilitam o entendimento dos dados estatísticos, complementando informações textuais de relatórios e apresentações. 

Portanto, a comunicação externa baseada em data science é uma prática característica das áreas de RP bem-sucedidas.

E quanto antes profissionais e gestores conseguirem se adequar às práticas e paradigmas da nova era, maiores serão as chances de alavancarem a imagem de suas marcas e obterem mais visibilidade interna.  


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos daos.



Artigos Relacionados