Transformação digital nas empresas: saiba como acelerá-la

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A transformação digital nas empresas é algo tão importante que aquelas que já a adotaram são no mínimo 23% mais lucrativas que as concorrentes, segundo uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Mas, em termos práticos, o que é a transformação digital nas empresas? Quais são os impactos que essa mudança promove? Como os gestores podem aproveitá-la?

Se você procura as respostas para todas essas perguntas, então continue lendo, pois vamos desvendá-las ao longo deste artigo.

O que é transformação digital

Antes de mergulhar nos motivos pelo qual a transformação digital é tão valorizada, primeiro devemos pensar no que exatamente está sendo transformado. E isso nos leva a pensar os modos de produção e a divisão social do trabalho que, por sua vez, são eixos estruturantes das sociedades.

Essa reflexão nos transporta para muito antes da onipresença da internet, quando Daniel Bell, o lendário sociólogo de Harvard, previu em seu trabalho seminal The Coming of Post-Industrial Society (1973) o advento da Era da Informação. 

A dinâmica vislumbrada por Bell está se acelerando no século XXI com o surgimento de várias tecnologias emergentes, incluindo Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data e computação em nuvem. Ela está mudando a paisagem global, especialmente no mundo corporativo que agora se transforma digitalmente.

Portanto, se entendemos que vivemos num mundo pós-industrial, podemos pensar a transformação digital nas empresas como o processo de integração e aproveitamento de tecnologias emergentes e digitais. Isso é necessário em todas as áreas de negócios para atender às demandas de sociedades e mercados cada vez mais dinâmicos, onde a descontinuidade é a regra.

Exemplos do avanço da transformação digital nas empresas

Se você precisa de uma definição mais prática e ampla para a transformação digital nas empresas, podemos recorrer à Gartner.

Segundo a firma de TI, esse termo “pode se referir a qualquer coisa, desde a modernização de TI até a otimização digital e a invenção de novos modelos de negócios digitais”.

Dentro disso, alguns exemplos “palpáveis” são as mídias sociais, o fenômeno do Big Data, serviços em nuvem, dispositivos inteligentes, a Internet das coisas, o Blockchain, entre outros, que não apenas acompanham nossas vidas, mas também as influenciam — e as mudam.

É também válido ter em mente que esse processo é diferente para cada empresa, pois depende do momento em que cada uma está vivendo em termos de adoção e exploração de soluções e serviços digitais. 

Em suma, é correto dizer que uma empresa está se transformando digitalmente quando passa por uma mudança cultural que a faz substituir maneiras tradicionais de produzir e administrar, adotando práticas relativamente novas de gestão guiada por dados.

eBook - Data Science nos negócios

Benefícios da transformação digital nas empresas

Para além de seu caráter “compusório”, a transformação digital oferece uma série de vantagens para as empresas que a abraçam de maneira estratégica. Quais sejam:

Gestão guiada por dados

Lidando com um enorme volume de dados, as empresas ampliam seu poder de análise. Dessa forma, entendem melhor seus stakeholders e podem até criar novos modelos de negócios. 

Administração mais eficiente dos recursos

A sistematização operacional e estratégica torna a gestão de recursos (humanos, patrimoniais, financeiros etc.) mais inteligente, o que reduz custos e aumenta a competitividade.

Agilidade e aumento da produtividade

Os métodos ágeis desenvolvidos a partir da digitalização dos negócios conferem agilidade aos processos, o que potencializa a produtividade. E não se trata apenas de fazer mais, mas sim de fazer mais e melhor — com menos custos e com mais conforto aos trabalhadores.

Decisões mais táticas, menos intuitivas

Com maior domínio das informações, as lideranças amparam cada passo dado em direção ao futuro do negócio em percepções mais realistas e em tempo hábil. Isso porque dispõem de aplicações e métodos para, por exemplo, higienizar e enriquecer dados, minerá-los e visualizá-los sem grandes dificuldades de interpretação. 

Melhorias na experiência geral do cliente

A batalha para agradar consumidores cada vez mais exigentes é grande na era da informação — mais de dois terços das empresas afirmam isso, segundo um estudo global da Gartner. Portanto, destacam-se aquelas que fazem melhor uso da tecnologia para compreender seus clientes e entregar a eles a melhor experiência. 

Aumento da lucratividade

Como vimos, empresas digitalmente transformadas lucram mais. Isso se dá porque há uma adequação às novas dinâmicas do mercado, mas também pela facilidade de entender públicos de interesse com mais profundidade. 

Além disso, a própria gestão orientada por dados fornece inteligência competitiva para lidar com a concorrência e as capacidades de inovação são amplificadas.  

Cartilha - Metodologias Ágeis em Marketing e Vendas

Desafios da transformação digital nas empresas

Por outro lado, há também desafios trazidos pela transformação digital às empresas. São eles:

Mudanças rápidas, que muitas vezes geram resistência

Em muitas empresas, transformar-se digitalmente significa realizar modificações radicais em fluxos de trabalho, estilo de liderança, entre outras.

Por isso, neste movimento, podem acontecer resistências por parte dos funcionários e até de líderes, exigindo processos trabalhosos de conscientização, treinamentos e capacitação. 

Afinal, estamos falando de mudanças na cultura organizacional, um dos maiores impedimentos para projetos de transformação digital de sucesso, conforme aponta a McKinsey

Necessidade de desenvolvimento de habilidades de TI

À medida que mais empresas buscam novas tecnologias, surge um déficit de talentos qualificados, especialmente no que se refere a cibersegurança, arquitetura técnica e análise avançada de dados. É o que aponta um estudo global da KPMG

Exigência de uma atuação mais colaborativa

A transformação digital exige que as empresas olhem para além de seus muros. Ou seja, firmem parcerias com outras empresas, busquem fornecedores de tecnologias e estejam dispostas a intercambiar ideias e capacidades.

Evolução constante das necessidades do cliente

Ao mesmo tempo em que se transformam, as empresas veem os comportamentos de seus clientes evoluindo em um ritmo que, inicialmente, parece impossível de acompanhar. 

Por isso, essa nova realidade exige pesquisas de mercado, ações de comunicação e relações públicas, entre outras iniciativas. 

Restrições orçamentárias

Nem sempre é fácil e rápido separar orçamentos para investimentos em ferramentas e serviços tecnológicos, bem como para contratação de pessoal especializado. 

Dessa forma, o mais indicado é que a transformação digital nas empresas seja bem planejada e realizada de maneira gradativa. 

Como iniciar esse processo na minha empresa

Confira, a seguir, algumas dicas para começar a transformar digitalmente o seu negócio!

Atualize seu modelo de negócios

Se o seu modelo de negócios é digitalmente imaturo, agora é a hora de mudar isso. Pense, então, em como a tecnologia pode se tornar parte de seus processos e práticas no futuro. 

Você e sua equipe executiva devem fazer perguntas como:

  • Onde implementaremos novas ferramentas de tecnologia?
  • Como a transformação digital mudará nossas operações?
  • De que forma essas ferramentas afetarão os funcionários atuais e as novas contratações?
  • Quais serão os ajustes necessários nas funções essenciais do negócio?
  • Como a transformação afetará nossa posição em nosso setor?
  • Como isso afetará nossos clientes?

Isso mostra como ajustar seu modelo de negócios em antecipação à transformação digital não é pouca coisa. Pelo contrário, é uma forma responsável e profissional de preparar sua empresa para as mudanças que estão por vir.

Conscientize sua equipe

Em seguida, você vai querer começar a preparar os membros da sua equipe para a transformação digital. Conforme já dissemos, é comum que as pessoas se sintam resistentes a grandes mudanças, então não se surpreenda caso haja algum retrocesso no início.

Por isso, capacite suas equipes e ajude-os a se sentirem confiantes de que podem prosperar em meio às mudanças. Por sua parte, não se intimide com as próximas transições; lidere seu time pelo exemplo e abrace a mudança.

Ofereça oportunidades de aprendizagem

Alguns membros de sua equipe provavelmente desejarão fazer a transição para novas funções centradas na tecnologia à medida que sua empresa abraça a transformação digital. 

Sendo assim, ofereça a eles oportunidades, treinamento e recursos para expandir seu conjunto de conhecimentos e adquirir novas habilidades.

Escolha as ferramentas certas

Antes de adotar novas ferramentas de tecnologia ou automatizar processos, certifique-se de que elas se adaptam bem às suas operações. 

Isso significa que você deve ter ciência de que, com muita frequência, as soluções e os serviços tecnológicos podem ter uma ampla gama de complexidades que realmente impedem sua empresa de atingir seus objetivos.

As ferramentas que você escolher devem oferecer soluções para agilizar seus processos. Portanto, resista à “síndrome do objeto brilhante” em favor de aplicações que capacitem sua equipe para fazer seu trabalho e servir melhor seus clientes. 

Busque ajuda especializada

Por fim, é altamente recomendável que você busque auxílio externo. Faça isso contratando consultorias especializadas, pois o benchmarking trazido por elas pode acelerar a transformação digital do seu negócio. 

Para isso, escolha uma consultoria experiente em seu mercado de atuação e certifique-se de que você e seu time estarão abertos às sugestões dos profissionais externos. 

Resumindo

A tecnologia digital, apesar de sua aparente onipresença, apenas começou a penetrar na maioria dos setores empresariais. À medida que continua seu avanço sem pedir licença, demonstra grandes oportunidades e também muitos desafios.

É por isso que as organizações devem desenhar uma estratégia de transformação digital, algo que não é tão simples, mas também não é impossível. Na maioria das vezes, requer apenas uma mudança de mentalidade, pois há recursos para a implementação de ferramentas e serviços especializados.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados