Estratégia competitiva: 3 formas de alavancá-la com Growth Intelligence

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre estratégia competitiva empresarial a partir dos seguintes seguintes tópicos:

  • O que é Growth Intelligence; 
  • Qual a relevância do Growth Intelligence para a estratégia competitiva empresarial;
  • Um exemplo prático de como as áreas de negócio têm se beneficiado dessa inovação.

Basta olhar as estatísticas para constatar a importância de estratégia competitiva empresarial. Afinal, as empresas nunca enfrentaram um ambiente de negócios tão concorrido como agora.

Assim, é um risco para qualquer companhia assumir que uma estratégia competitiva que deu certo no passado vai necessariamente trazer os mesmos resultados nos dias de hoje. 

A era digital mudou tudo. Das organizações que figuravam na Fortune 500 em 1955, apenas 10% permaneceram na lista em 2019, o que denota um exemplo claro dessa mudança. Ou seja, marcas tradicionais que não se atualizaram aos desafios desse novo tempo ficaram para trás.

Por isso, algumas empresas começaram a fazer diferente: estão investindo em Growth Intelligence para sair à frente dos competidores. 

Mas o que é Growth Intelligence? E qual a relação dele com a estratégia competitiva empresarial? Isso é o que vamos ver agora. Então, continue lendo!

estratégia competitiva

O que é Growth Intelligence?

Growth Intelligence é um conceito para denominar o Big Data e ciência de dados para alavancar o crescimento em marketing e vendas. Em resumo, melhorar a sua estratégia competitiva empresarial.

Dessa forma, a partir da combinação dessas duas inovações, as áreas de negócios têm conseguido algo fundamental: impactar de forma concreta e positiva os resultados do empreendimento

Se, no passado, a motivação para ter estratégia competitiva era ganhar mais mercado, isso mudou. Agora, é sobre como não perder espaço para a concorrência

Isso porque vivemos num mundo volátil, ou mundo VUCA, em que a disputa entre marcas se torna mais acirrada a cada dia.

Por isso se faz necessário aderir a estratégias eficazes. Nesse contexto, as organizações que investem em tecnologia de dados se tornam cada vez mais numerosas. Não coincidentemente, mais poderosas também.

Como as áreas de inteligência de mercado têm se beneficiado do Growth Intelligence

A Inteligência de Mercado tem, por natureza, a função de fortalecer a estratégia competitiva de uma empresa. Por isso, é uma das áreas que já começou a trabalhar orientada por Growth Intelligence. 

Hoje, esses são os benefícios de usar o GI para melhorar a competitividade do seu negócio:

1. Informação (interna e externa) em tempo real

Quem trabalha com Inteligência sabe que os dados são fundamentais para facilitar a tomada de decisão

Mas, na prática, é comum que profissionais dessa área percam muito tempo com funções operacionais. Isso desacelera  a transformação de dados em informação. 

Geralmente, a despeito do avanço das tecnologias, eles ainda se veem tendo que manipular grandes volumes de dados, muitas vezes em ferramentas limitadas ou genéricas. 

Isso explica porque entre 60% e 73% das informações das empresas não são usadas em seus analytics, segundo a Forrester. Mas ao associar Big Data à ciência de dados, as áreas de negócio ultrapassam esses desafios.

Afinal, passam a capturar e organizar não só informações da empresa, mas também de mercado. Tudo isso em tempo hábil.

Dessa forma, conseguem ter visibilidade dos dados. Mais do que isso, capacidade de gerar insights e desenvolver uma estratégia competitiva a partir deles. A seguir, vamos entender melhor como isso funciona.

2. Insights que orientam ações

Como vimos, com a captura automática de informações internas e de mercado em de forma contínua , áreas de negócio das empresas mais modernas conseguem transpor o desafio de falta de visibilidade dos dados. 

Finalmente, elas se tornam hábeis a transformar em informação o que antes era um monte de dados inacessíveis e dispersos.

Mas isso não é suficiente. O analytics realmente funciona quando os insights obtidos a partir dele indicam ações a serem tomadas. E o mais importante: no curto prazo. 

Em outras palavras, é quando um relatório apresenta dados que direcionam o gestor para para tomadas de decisões alinhadas com os objetivos estabelecidos pelo negócios.

Por isso é tão importante, antes de fazer análises de grandes volumes de dados, orientá-las para os valores da organização.

Portanto, manipular informações para “fazer análises”, por si só, não garante uma estratégia competitiva empresarial mais eficaz

3. Maior impacto no negócio

Ao obter insights que orientam ações, torna-se possível criar uma estratégia competitiva que, de fato, ajude a alterar os ponteiros da empresa

Isso funciona até mesmo em áreas como a de comunicação externa, que encontra mais dificuldade de comprovar o ROI para o negócio.

Assim, a partir do planejamento e execução de ações e eventos baseados em dados, gestores de comunicação já conseguem gerar resultados que impactam nos resultados financeiros da empresa.

Portanto, seja na redução de custos (como na melhora dos indicadores de custo de aquisição de clientes) ou no aumento de receita, as áreas de negócio passam a contribuir diretamente para o crescimento da empresa. 

Estratégia competitiva com Growth Intelligence: um exemplo prático

Vejamos um exemplo prático de como o Growth Intelligence pode promover o crescimento de uma organização. Uma holding do setor de alimentos havia implementado uma operação de e-commerce para vendas B2B. 

Porém, o acesso a dados era um desafio relevante. Isso porque apesar de ser uma companhia grande, não possuíam uma cultura data driven.

A área de e-commerce apostou, então, no uso de Big Data e ciência de dados para ter visibilidade das informações internas e externas, associando-as para gerar insights.

Alguns dos dados externos relevantes que uma companhia pode ter para aprimorar sua atuação no mercado são os seguintes:

  • formulários de sites ou de pesquisas preenchidas por usuários;
  • portais de transparência pública;
  • sites de notícias;
  • mídias sociais;
  • necessidades e tendências do mercado, para criar soluções alinhadas à demanda;
  • entendimento do mercado endereçável;
  • análise de ações, direcionamentos e evoluções de concorrentes;
  • capacitação do time de vendas por meio de informações úteis para melhorar as prospecções;
  • visão de aspectos econômicos e políticos que podem influenciar nos negócios e em
  • investimentos;
  • entre outros. 
dados para gestão de cadeia de suprimentos supply chain estratégia competitiva

Assim, a holding identificou novas oportunidades de negócio que elevaram a receita da operação. Hoje, seu e-commerce B2B cresce 30% ao mês

Aplicando o Growth Intelligence na sua estratégia competitiva

Portanto, na era em que vivemos, as áreas de negócio de uma companhia devem ser capazes de tirar valor dos dados para melhor compreender seu ambiente competitivo.

Assim, algumas empresas já começaram a utilizar tecnologias de Big Data e ciência de dados a fim de ter uma estratégia competitiva mais eficaz

Essas companhias estão investindo em Growth Intelligence para melhorar de forma significativa seus resultados em marketing e vendas. 

Na prática, o uso de tecnologias de análise e gestão de dados, como é o exemplo do Cortex MI, está permitindo que diversas áreas consigam alterar os ponteiros do negócio, obtendo mais relevância interna.

Gostou do conteúdo? Entendeu a importância de uma estratégia competitiva baseada em dados? Continue acompanhando nosso blog para mais artigos que nem esse. Até a próxima!


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

estratégia competitiva



Artigos Relacionados