Empresas data driven: você está preparado para essa realidade?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 5 minutos

Você vai ler sobre:

  • O que são empresas data driven
  • As vantagens de basear a tomada de decisões em dados
  • Como a tecnologia auxilia na gestão e no tratamento de dados de diversas fontes

Você já reparou na quantidade de informações disponíveis no universo digital? Já este ano, por exemplo, haverá 40 vezes mais bytes de dados do que estrelas visíveis no universo, como revela um levantamento da Domo. Isso significa que o Big Data tende a ser ainda maior e mais relevante.

A transformação digital trouxe uma série de mudanças nos padrões de consumo de produtos e serviços. Logo, empresas de vários segmentos vêm sendo impactadas pela necessidade de uma atuação mais estratégica.

Agora, para atingir melhores resultados, é imprescindível ser data driven. Isso significa ter uma base mais sólida para tomar decisões e sustentar ações a partir de dados, ao invés de achismos e suposições. Você está preparado para essa realidade? Continue lendo e descubra!

tendências de inteligência de mercado para 2020

O que são empresas data driven?

Quando uma empresa é data driven, quer dizer que seus processos são orientados por dados. Na prática, eles são coletados, tratados e interpretados, para se tornarem inteligência com foco no negócio.

Essas informações são o centro da tomada de decisão e norteiam o planejamento estratégico da empresa. Dessa forma, organizações data driven consideram em sua gestão fontes de informação confiáveis e consistentes, baseando-se em eventos concretos e não a mera intuição para a tomada de decisões.

Contudo, para ser realmente data driven, é preciso coletar dados de diversas fontes internas e externas como:

  • pesquisas de mercado;
  • informações compartilhadas por clientes;
  • relatórios de vendas;
  • métricas do Google Analytics;
  • dados de campo e de concorrentes.

Com processos de coleta já definidos, a grande sacada é integrar os dados em um só lugar de ampla acessibilidade, como uma plataforma ou dashboard específico. Afinal, um dos pilares do universo data driven é a descentralização do acesso aos dados.

Por que é importante ser data driven?

Empresas que transformam dados em insights saem na frente da concorrência e tendem a crescer mais rápido. Um estudo realizado pelo Google em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) comprovou que organizações data driven obtiveram 20% de aumento em receita.

Embora existam pesquisas que relacionam o apoio em dados ao crescimento, esse ainda é um universo pouco explorado. O mesmo relatório do Google com o BCG revelou que apenas 2% das empresas brasileiras atingiram o estágio de maturidade no uso de dados.

No entanto, em pouco tempo os dados já farão parte do balanço das empresas. Mais precisamente em 2021, quando essa será a realidade do mundo corporativo, segundo a Gartner.

Sabendo que existem infinitas oportunidades para sair na frente da concorrência e tornar-se data driven, por que não começar o quanto antes? Decisões tomadas a partir de dados tendem a ser mais assertivas se comparadas àquelas baseadas em experiências ou intuição.

Além disso, automatizar a gestão de dados otimiza o tempo do time de inteligência. Enquanto as máquinas e softwares fazem a parte operacional, tratando dados e gerando relatórios, a inteligência humana pode ser aproveitada na parte estratégica.

Empresas data driven têm, ainda, as seguintes vantagens competitivas:

  • Tomada de decisão mais ágil, eficiente e com maior impacto no negócio;
  • Incentivo à inovação com base em dados concretos;
  • Menor perda de tempo em esforços operacionais;
  • Desenvolvimento de produtos e serviços com mais qualidade;
  • Capacidade de traçar estratégias mais assertivas.

Profissionais de inteligência têm grandes oportunidades pela frente

A transformação digital trouxe uma série de novos desafios não somente para as empresas, mas também para os profissionais. Para você ter uma ideia, um relatório do LinkedIn mostra que, de 15 carreiras promissoras para este ano, 9 delas estão ligadas a tecnologia, dados e desenvolvimento de sistemas de inteligência.

Por isso, existe uma demanda crescente por profissionais data driven e capazes de utilizar inovação a favor do negócio. São os chamados especialistas em inteligência competitiva ou de mercado, pessoas com perfil analítico e atuação multidisciplinar.

Como já falamos,os dados vêm se tornando cada vez mais relevantes. Diante disso, torna-se imprescindível a existência de equipes responsáveis por munir todas as áreas de negócio com informações e análises úteis para a tomada de decisões.

Portanto, quanto antes profissionais de inteligência de mercado se prepararem para a realidade data driven, maiores as chances de alcançarem mais visibilidade e relevância na organização.

growth intelligence

Como implementar uma cultura data driven?

Ser data driven não significa apenas coletar, tratar e interpretar dados, muito menos registrar tudo em planilhas. Isso porque também é preciso extrair valor e tornar as informações acessíveis para auxiliar os times internos a alcançarem seus objetivos.

Hoje existe uma grande oportunidade para empresas alavancarem seus resultados ao transformar dados em inteligência.

Otimize processos e operações

Em empresas data driven os dados pertinentes ao negócio são descentralizados. Geralmente, a informações são disponibilizadas na nuvem ou em plataformas de Big Data para todas as áreas da organização.

Por exemplo, um relatório de vendas deixa de ser informação exclusiva da área comercial. Quando o setor de marketing tem acesso aos dados em tempo real, torna-se mais fácil ajudar a impulsionar as vendas. Assim, a responsabilidade e os esforços deixam de ser concentrados em apenas uma equipe, desenvolvendo inteligência coletiva.

É importante, também, reunir os dados disponíveis e transferi-los para o ambiente digital. Dessa forma, a integração de informações é facilitada e o processo se torna mais inteligente de maneira geral.

Aposte em softwares e ferramentas de otimização

Você já deve ter notado que ser data driven não combina com tratamento e armazenamento manual de dados.

Imagine, então, um grande lago onde você consegue unir todas as fontes de informação necessárias e disponibilizá-las com eficiência. O Big Data é a tecnologia por trás desse lago! Por isso sua adoção em larga escala nas empresas nos últimos anos.

Soluções de Big Data ou Growth Intelligence viabilizam a coleta, o armazenamento, o processamento e a interpretação dos dados brutos. O resultado disso são informações mais acessíveis e capazes de melhorar a experiência do consumidor e a efetividade de ações desenvolvidas por diversas áreas.

Plataformas data driven possibilitam gerir dados com mais agilidade e praticidade, tornando possível:

  • Coletar e organizar indicadores de fontes externas, como sites de notícias, dados de mercado, entre outros;
  • Integrar informações armazenadas em planilhas ou sistemas a dados externos;
  • Centralizar todas as atividades de inteligência em um só lugar;
  • Disseminar os dados internamente com mais interatividade;
  • Criar um canal ágil de coleta e entrega de informações para os times de inteligência.

Resumindo

Decidir os rumos do negócio com base em dados é a melhor estratégia para manter-se competitivo e reduzir os riscos. É crucial aproveitar o volume de informações disponíveis para desenvolver estratégias mais eficazes.

Não é preciso fazer grandes esforços para caminhar em direção ao futuro data driven, que já é uma realidade. Passos simples como coletar dados e otimizar sua gestão por meio de sistemas inteligentes são um bom começo.

Apesar de transformações profundas e de grande impacto não serem tão fáceis, é importante começar o quanto antes. Para gerar insights e descobrir vieses ainda não explorados, é essencial direcionar o time a ações mais estratégicas do que tratar dados e criar relatórios.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados