Entenda a importância da atualização de dados cadastrais para vender mais!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Sua empresa promove uma atualização de dados cadastrais constante de seus clientes? Caso a sua resposta para essa pergunta for negativa, já está na hora dar mais atenção a esse processo. 

Afinal, a prática é fundamental para otimizar as ações das equipes comerciais em torno de resultados mais eficazes. 

Mas como isso acontece? Quem trabalha diretamente com vendas sabe que o acesso direto e certeiro ao cliente é primordial para os negócios.

Apesar disso, não é somente o departamento comercial que depende de informações atualizadas para a geração de leads qualificados. Marketing e Finanças também necessitam desses insumos, por exemplo.

Assim, ter informações constantemente atualizadas sobre seus clientes ou possíveis prospects é fundamental para orientar os processos de tomada de decisão estratégica para a empresa como um todo. 

Atualização dos dados cadastrais para conhecer melhor o seu público

É por meio da base de dados cadastrais que conhecemos melhor nosso público e temos acesso a insights de como proceder da maneira mais eficiente possível, utilizando-se dos seguintes princípios de:

  • Velocidade;
  • Confiabilidade;
  • Eficácia.

Para que esses requisitos sejam postos em prática, o investimento em tecnologias de automação para renovar a database é fundamental. 

O mundo real mostra isso: uma pesquisa que envolveu mais de mil organizações voltadas para vendas ao redor do mundo apontou que 53% das que conquistaram alta performance comercial consideram a si mesmas como adeptas de analytics. Os números são da Mckinsey.

Portanto, neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância da atualização de dados cadastrais no segmento B2B (business to business) e como o investimento em tecnologia de inteligência comercial é importante no processo. Vem com a gente!

Atualização de dados cadastrais para o mercado B2B

Para o mercado B2B, quando falamos em atualização de dados cadastrais, nos referimos a informações completas e atualizadas das empresas, como: 

  • nome; 
  • endereço; 
  • faturamento; 
  • CNPJ; 
  • site; 
  • número de funcionários; 
  • quadro societário; 
  • contatos estratégicos (email e telefone). 

Quando esses dados são precisos e atualizados, servem como alicerce para ações em diversas frentes. Porém, quando não há indícios de confiabilidade e qualidade nas informações, ainda assim vale a pena utilizar a base em algumas campanhas?

eBook - Guia de vendas b2b

O raciocínio é simples: disseminar uma comunicação massificada e torcer para que uma pequena porcentagem acerte o alvo tornou-se em uma prática extremamente defasada.

Hoje em dia, as empresas já perceberam que os resultados de ações direcionadas e segmentadas são infinitamente superiores, principalmente no contexto de mercados tão complexos e voláteis em que vivemos. 

Os riscos de se trabalhar em cima de uma base desatualizada ou com dados errados são inúmeros: 

  • a perda de tempo e dinheiro com campanhas que não atingem o target; 
  • ligações para números errados; 
  • disparos de email marketing para contas não validadas;
  • impacto negativo na imagem e reputação, entre outros custos operacionais.

Portanto, fazer uma atualização de dados cadastrais confiável e em tempo real é fundamental para vendas mais assertivas e eficazes.

Afinal, quanto mais informações você tiver do seu público-alvo, torna-se possível direcionar todos os detalhes para as ações que solucionem (ou até se antecipem) às demandas de sua audiência.

Nessa relação, tanto a empresa como o cliente ganham, porque recebem um atendimento de qualidade que dialoga com suas necessidades reais.

Como a automação pode ajudar na atualização de dados cadastrais?

Antes de decidir atualizar manualmente sua lista de clientes e/ou prospects, é preciso avaliar o tamanho dessa base e a dificuldade de se encontrar informações atualizadas. 

Afinal, ao realizar esse processo tão complexo somente com esforço humano, há um enorme desperdício de tempo e gastos financeiros. Além disso, quando o processo finalmente terminar, muitas informações já serão antigas e precisarão passar novamente por um update.

Dessa forma, a empresa não consegue agir com as novas demandas de agilidade da era dos dados.

Assim, a nova maneira como a maioria das empresas realiza a atualização de dados cadastrais dos clientes exige dois recursos muito valiosos: tempo e dinheiro. Quanto maior o volume de atualizações, mais tempo gasta-se e mais caro fica todo o processo.

Portanto, a nova dinâmica dos mercados e a velocidade com que as informações mudam em tempos de transformação digital demandam que as empresas façam um monitoramento e renovação constante da sua base de dados por meio de ferramentas inteligentes de automação.

Nesse processo, a implementação de uma plataforma de análise de dados é de suma importância. Isso porque trata-se de um recurso para orientar tomadas de decisão e gerar insights a partir do monitoramento de informações relevantes do seu segmento de atuação.

Dessa forma, a inteligência de vendas atua para fundamentar todo o planejamento estratégico, desde a projeção das vendas até as interações de pós-venda. Em resumo, é um investimento fundamental para não ficar para trás na era dos dados.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog