Geomarketing aplicado à Indústria é tema de evento realizado pela Geofusion
Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e
gratuitos.
Para finalizar a primeira parte do encontro, foi apresentado o novo produto da Geofusion, ainda em desenvolvimento, destinado à Indústria. O Bowee, como foi batizado temporariamente, consiste em uma nova forma de fazer análises, de maneira muito simplificada e direta. Para o desenvolvimento pleno do produto, a Geofusion aposta na colaboração dos clientes e busca desenvolvê-lo de forma conjunta. A apresentação foi feita pelo gerente de Produto Alex Kobayashi, que convidou todos os presentes a também participarem do projeto User Research Lab, que conta com o feedback dos clientes para a construção coletiva dos novos produtos.
Cases mostram o geomarketing na prática
Para demonstrar como o OnMaps funciona, Laura Melaragno, representante da área de negócios da International Paper, falou sobre como a empresa pode atuar em conjunto com os seus distribuidores para a otimização de redes, melhora de resultados e ampliação na cobertura de estabelecimentos atendidos com seus produtos. “Começamos a usar a solução da Geofusion para entender a área de atuação dos distribuidores. Colocamos no mapa onde eles estão e onde podem ingressar”, relatou Laura. De acordo com ela, nem todos os parceiros da International Paper conheciam o conceito de geomarketing e, para começar com o projeto com inteligência geográfica, foi importante apresentar as possiblidades e resultados que seriam atingíveis com a prática. No GeoTrends, foi apresentado um exemplo de cliente da companhia que desejava abrir um novo centro de distribuição no Sul do Brasil, mas não tinha informações precisas sobre como escolher o local. Neste caso, a International Paper operou como uma consultoria. Segundo Laura, foram levantadas informações sociodemográficas da região e imputados dados com fatores de influência importantes para a empresa, como presença de prospects, renda média e PEA Dia. O resultado final foi um relatório para o parceiro, com a indicação de possíveis locais para a abertura de um novo centro, sendo que um deles foi escolhido como ponto ideal para o novo negócio.
A
Brasil Kirin também falou como utiliza o
OnMaps para obter melhores resultados e atingir o potencial máximo de vendas. Na última palestra do dia, Maurício Callado, executivo da área de Inteligência de Mercado da companhia, explicou que o primeiro passo é levantar os problemas a serem resolvidos. Para isso, analisa os dados da empresa, que são atualizados frequentemente no OnMaps. “Então, é possível entender os locais onde as vendas não estão indo muito bem ou há potencial de mercado não explorado”, disse Callado. Outra iniciativa da Brasil Kirin foi a criação de uma persona para a cerveja Schin. Com essas informações na plataforma, foi realizado um cruzamento de dados com o Mosaic, recurso disponibilizado também pelo Serasa Experian, que separa milhões de brasileiros em 11 grupos e 40 segmentos. Essas informações permitiram qualificar a área de cada ponto de venda (PDVs sem presença Schin e com atuação da concorrência) e selecionar apenas aqueles localizados em áreas que continham segmentos do Mosaic compatíveis à persona da marca de cerveja. No case, também foi apresentada a identificação um pequeno decréscimo do share de mercado de uma região da cidade de Porto Alegre. Para a resolução do problema, foi feito um estudo apresentando as informações citadas. De acordo com Maurício, após três meses de testes e ações específicas na região, mais de 80% das oportunidades mapeadas foram ativadas para os produtos que apresentavam desempenho abaixo do esperado. Quer conhecer melhor o geomarketing e aplicá-lo em seu negócio? Fique atento aos próximos eventos e acompanhe nossos posts aqui no blog.