Como fazer uma análise de mercado que melhore os resultados da Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Aprender como fazer uma análise de mercado é um pré-requisito fundamental para que empresas aumentem sua competitividade. Afinal, ela é elemento inseparável de qualquer planejamento de negócio, pois traz informações importantes sobre concorrentes, público-alvo e tendências do segmento de atuação. 

Nos dias de hoje, a prática ainda é mais importante para os profissionais de Relações Públicas tornarem suas empresas mais protegidas. Em especial, em virtude das constantes flutuações e mudanças bruscas de um ambiente tão volátil.

Afinal, por um lado, a transformação digital traz mais instabilidades e demanda maior agilidade de readaptação por parte das empresas. Por outro, ela também deixou como legado um enorme volume de ativos extremamente valiosos que as organizações podem usar a seu favor: os dados. 

Ainda na década passada, era previsto que haveria uma grande quantidade de dados disponíveis até 2020. Este valor foi estimado em 40 trilhões de gigabytes, segundo estimativa do Instituto Gartner. Apenas em 2021, a estimativa é de que sejam criados 2,5 quintilhões de bytes todos os dias

Dessa forma, diante de informações tão relevantes e acessíveis, como fazer análise de mercado com a ajuda de dados? Qual a importância dessas informações para sua estratégia de comunicação e de relações públicas?

Continue lendo para entender melhor!

Como fazer uma análise de mercado: 3 áreas na qual ela é essencial

Antes de aprofundarmos em como as áreas de RP podem usufruir da análise de mercado, vale assinalar um ponto. É importante conhecermos três departamentos que são fortemente impactadas positivamente pela prática:

  • Vendas: no aumento dos indicadores de satisfação dos clientes;
  • Comunicação Corporativa: na melhora da eficácia das interações com o público;
  • Cultura ágil das demais áreas: respondem de maneira mais adaptativa à volatilidade do mercado.

A seguir, vamos falar um pouco sobre a importância da prática para a Comunicação:

Satisfação dos clientes: como fazer análise de mercado para aumento de vendas e fidelização dos consumidores?

Mais do que nunca o relacionamento da marca com seu público precisa de dados para orientar as ações. Para assim, alcançar a maior eficácia possível nos resultados. 

Quais avanços em métricas relevantes uma análise de mercado pode entregar? Um bom exemplo é o dos indicadores de retenção de clientes e de customer success, que estão diretamente ligados com o aumento das vendas. 

A análise de dados relevantes determinam o perfil e comportamento de usuários e clientes que interagem com a marca. Essa interação ocorre nos diversos canais de comunicação disponíveis e delas é possível estabelecer padrões de atendimento personalizados com o público.

A empresa pode tomar ações preditivas para ofertar um determinado produto/serviço certo na hora certa para o cliente ideal. Por exemplo, pelo histórico de compra de um determinado consumidor, é possível fazer ofertas específicas de acordo com seu histórico de compra..

No caso específico da RP, essas ações preditivas podem ser fundamentais para pautar ações de comunicação com a imprensa. Como também para que o que for veiculado tenha maior eficácia no alcance ao público.

Essa prática é um incremento considerável na experiência de compra de seu público, pois torna-a mais agradável, fluida e personalizada. Além disso, a reputação da marca também sai ganhando com o aumento da satisfação do consumidor.

Afinal, reter clientes por meio de experiências agradáveis geram impacto direto nos lucros provenientes de vendas e no brand awareness.

  • Veja o vídeo do canal do Sebrae que explica de forma resumida e clara como fazer análise de mercado:

Comunicação corporativa: como o monitoramento das mídias contribui para a gestão da reputação?

A era dos dados trouxe um cenário totalmente diferente e disruptivo para as áreas de Comunicação quando comparado há décadas atrás. 

Com o surgimento dos diversos canais digitais, como websites e redes sociais, as possibilidades de interação da marca com o público cresceram. Porém, tornaram-se mais complexas.

É diante dessa complexidade que os setores de Inteligência e Comunicação precisam estar cada vez mais integrados. O objetivo é monitorar ativamente, e em tempo real, dados relativos às diversas formas de interação do público com a empresa. Ou seja, precisam observar de perto o mercado.

Se antigamente as preocupações eram centradas em como a imagem da marca repercutia em jornais ou emissoras de rádio e TV. Dessa forma, hoje é preciso estar atento ao que os usuários ou influenciadores de redes sociais comentam sobre seu produto/serviço.

como fazer analise de mercadorcado

Assim, analisar a repercussão da marca nas mídias ajudar a constatar indicadores preciosos de reputação . A medida é importante principalmente para avaliar feedbacks do público e constatar se as estratégicas da empresa estão sendo bem executadas.

Cultura ágil: como a análise de mercado inteligente influencia nessa mudança de mindset?

Vivemos em tempos de tanta volatilidade e velocidade com que se transmite a informação. A análise de mercado inteligente, neste contexto, propicia que seu negócio esteja adaptável às transformações desse ambiente dinâmico. Afinal, é com proatividade e respostas que se manifesta a cultura ágil no mundo dos negócios.

Segundo dados de 2018, 37% dos profissionais de marketing, por exemplo, afirmam utilizar o método ágil, segundo levantamento da AgileSherpas. 

Assim, a influência da cultura ágil manifesta-se na análise de mercado nos seguintes pontos:

  • Processar dados e ter acesso a informações relevantes rapidamente: imagine a quantidade de tempo e trabalho que uma empresa economiza ao investir em uma plataforma que processa e organiza uma grande quantidade de dados relevantes de forma automatizada?
  • Antecipar-se às tendências de mercado: ao acessar informações confiáveis e relevantes de forma mais rápida! Assim, é possível tomar medidas preditivas e poder agir mais rápido que o concorrente.
  • Realizar benchmarking do setor e de concorrentes: é possível monitorar a ação dos concorrentes e das dinâmicas do setor. A partir disso, avaliar que ações podem ser feitas para se sobressair ao competidor.

Portanto, para um mercado ágil, tenha respostas ágeis e preventivas.

O último passo de como fazer análise de mercado: invista na tecnologia certa

Portanto, importância de aprender como fazer análise de mercado até aqui mostra como a prática é fundamental para decisões assertivas das equipes de comunicação. Além disso, para se antecipar com medidas preventivas de crise e de gestão da reputação da marca.

Dessa forma, investir em uma plataforma de análise de dados é fundamental. Em especial, uma que gera soluções inteligentes para se aprender como fazer análise de mercado de forma eficiente em seu negócio.

Portanto, o Cortex PR pode ser a plataforma perfeita, pois integra dados do mercado aos dados internos da companhia. Assim, simplificando as informações relevantes para o time de Relações Públicas.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido como fazer análise de mercado é uma medida incontornável para a garantia de uma boa gestão de reputação. Como também para crescimento da sua marca junto ao segmento de atuação.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento, usada por empresas como Globo, Carrefour e Roche. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex PR.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog