Cortex reforça benefícios para saúde mental e oferece mais de 10 dias off para colaboradores

De semana off a parceria com plataforma de terapia online, startup ampliou benefícios com o objetivo de aumentar o bem-estar dos colaboradores em suas rotinas de trabalho.

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos em parceria com o Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito desde o início da pandemia. Atentas a esse cenário, algumas empresas têm ampliado seus leques de benefícios ao colaborador.

Como medida preventiva, a Cortex, empresa líder de inteligência para Comunicação, Marketing e Vendas, vem implementando ações para assegurar que os colaboradores consigam investir mais tempo em  atividades voltadas para o seu bem-estar.

Assim como a saúde física, a saúde mental é parte essencial para a integridade do ser humano. E para ajudar neste equilíbrio, a startup incluiu, entre outros benefícios, uma semana de folga  e outros days off durante o ano, além de parceria com duas plataformas: uma para terapia online e outra para exercícios físicos.

O programa PraVC Hora do Break, criado a partir das demandas dos próprios times, contempla uma semana inteira de pausa remunerada no mês de janeiro, tendo o colaborador a liberdade de escolher com sua liderança direta o período em que deseja a folga. Além disso, há pelo menos outras seis folgas durante o ano, que podem ser concedidas por diferentes motivos, desde comemoração de aniversário até prêmio pela realização de atividades físicas.

De acordo com Carolina Ballerini, Gerente de People na Cortex, temas como a síndrome de burnout estão muito em alta nas empresas e ligam o alerta para atender às necessidades do time e prevenir que os colaboradores tenham um esgotamento profissional.

"Buscamos desenvolver ações que vão ao encontro das demandas que os próprios colaboradores nos trazem nas reuniões realizadas com os times. Essa troca permite enxergar as reais necessidades de cada um e como podemos melhorar. Cada iniciativa que criamos é pensada de ponta a ponta para cuidar dos nossos colaboradores, seja com foco na saúde mental ou física ”, explica Carolina.

 

Incentivo à terapia e cultura People First

Outra forma que a empresa utiliza para incentivar o cuidado contínuo com a saúde mental é a parceria com duas plataformas que oferecem sessões de psicoterapia com psicólogos das mais diversas linhas de abordagem terapêutica. Nesse caso, a Cortex subsidia parte do valor das consultas para colaboradores e dependentes. Durante todo o ano também são oferecidas palestras sobre temas como ansiedade, gerenciamento de estresse e inteligência emocional.

Internamente, a cultura promovida pela Cortex busca criar um ambiente de trabalho leve. Alguns exemplos das práticas adotadas são: jornadas flexíveis, para que os colaboradores consigam equilibrar suas rotinas de maneira saudável; trilhas de carreiras, sendo o modelo desenhado pelos próprios colaboradores junto às suas lideranças diretas; e feedbacks mensais, com avaliações estruturadas da performance.

 


Artigos Recentes