[Mineradora] Como uma grande mineradora venceu a crise e transformou sua comunicação em um setor de inteligência

[Mineradora] Como uma grande mineradora* venceu a crise e transformou sua comunicação em um setor de inteligência

  • Empresa

    Grande mineradora

    *O nome da empresa foi ocultado por questões de compliance

  • Setor

    Utilities

  • Desafio

    Reputação e Pilares Estratégicos

  • Produto

    Comunicação estratégica e reputação

  • Tamanho da empresa

    Grande

Quer tornar a sua marca a líder do mercado?

Fale com a gente

Contexto

As indústrias de base como mineradoras, petrolíferas e químicas têm um papel fundamental na sociedade moderna, fornecendo insumos que estão presentes na maior parte das coisas que usamos em nosso dia a dia. São processos industriais grandiosos, cujas operações por vezes apresentam um inevitável grau de risco.

Nesse cenário, um acidente há alguns anos não só paralisou as atividades dessa multinacional do segmento de mineradoras e impactou toda a estratégia de operação da companhia, como gerou impactos negativos na mídia e na sociedade.

Ainda hoje, o assunto continua a reverberar em datas que lembram o acidente, pois, nessas ocasiões, a imprensa acaba publicando um grande volume de notícias que revelam sentimentos negativos em relação à empresa.

Durante esses anos, a companhia precisou reconstruir a reputação da marca, desenvolvendo e divulgando ações de reparação e também dando respostas positivas às cobranças e críticas que eram feitas em relação a ela na mídia.

Neste trabalho desafiador, a Cortex atuou em parceria com a mineradora para que a mesma conseguisse gerenciar sua reputação ao mesmo tempo em que transformava a sua Comunicação em um verdadeiro setor de inteligência.

Alguns resultados desse trabalho foram:

  • Melhoria do índice de reputação em 10 p.p.
  • 1,2 bilhão em impactos positivos para a companhia em 2019.


Vamos, a seguir, saber mais detalhes de como atuamos nesse caso de sucesso?

Como a Cortex tem contribuído para a solução desses problemas

A solução de Comunicação e Marketing da Cortex trouxe à mineradora a visibilidade, de forma simples e completa, de como está a saúde da sua marca na mídia.

Acompanhamento da evolução da sua reputação na mídia

A marca consegue verificar sua visibilidade na mídia e qualificar o percentual de exposições positivas, negativas, balanceadas ou neutras.

Embasamento de todas as suas ações e geração de insights para outras áreas de negócio

Monitorando as mídias, identifica-se como uma ação foi percebida pelos veículos. Assim, as iniciativas que tiveram repercussão negativa não serão mais replicadas. Portanto, é possível compreender o que dá certo e quais caminhos evitar.

Desenvolvimento de uma estratégia regional de exposição na mídia

Entendendo como a imprensa em cada região do Brasil repercute suas ações, projetos específicos podem ser pensados para mitigar riscos de um possível bloqueio da liberação de operação.

Sendo assim, a solução de Comunicação e Marketing da Cortex foi um divisor de águas para essa empresa se recuperar de uma crise séria. Mas essa não é a principal vantagem.

Quando entramos em cena, conseguimos estimular a visão analítica do time de Comunicação e desenvolver o mindset de que olhar para os dados é essencial para que situações negativas como a que viveram não voltem a acontecer.

Veja como funciona nossa plataforma

imagem pitch pr

Somos a única solução feita para a nova erada gestão integradade Comunicação estratégica e reputação

Resultados como esse só são alcançados quando se leva a estratégia do negócio para o dia a dia da Comunicação, conectando os objetivos macro com os da área, integrando diferentes mídias e canais.

Para conquistar esse resultado estratégico com a comunicação, é fundamental, principalmente, entender que a Comunicação e o Marketing, cada vez mais, andam juntos. Por isso, nossa solução foi moldada para atender uma gestão integrada entre essas áreas, unindo canais próprios, pagos e conquistados.

Essa é uma visão que empresas no caminho de se tornarem líderes em reputação estão adquirindo, pois todos os canais de comunicação contribuem para a visão externa sobre a companhia.

Mas também existem outros aspectos que precisam ser analisados com atenção para ganhar um destaque como esse. Um deles é comparar os seus resultados com os principais concorrentes e monitorar as tendências de mercado, assim como temas estratégicos para a marca.

A solução da Cortex também é a líder em inteligência competitiva de comunicação.

No detalhe

  • Gestão de reputação por pilar estratégico

    Monitore tendências e potenciais riscos de imagem da sua marca, analisando cada frente estratégica. Saiba como cada um deles está impactando na sua reputação.

  • Gestão de KPIs de Comunicação

    Acompanhe as principais metas, crie estratégias para atingimento ou correção de rota e receba alertas de gatilho de outliers (queda ou crescimento de indicadores). Temos uma fonte de dados (feed ou integração) já configurada dentro da Cortex e conseguimos rodar o caso de uso sem depender do engajamento do parceiro do cliente para mantê-lo em pé

  • Gestão de jornalistas e veículos

    É possível gerir quais jornalistas e veículos vão impulsionar a reputação da sua empresa ao integrar fontes de dados e monitorar assuntos estratégicos para a companhia.

  • Media trends

    Também conhecido como agendamento temático, permite a compreensão das pautas que estão ganhando ou perdendo espaço no interesse da opinião pública. Com isso, crie e execute estratégias de forma mais assertiva, compreendendo o melhor momento a partir do “humor” da imprensa e dos formadores de opinião.

  • Media Bias

    Visualize as agendas da sociedade por meio dos principais grupos de líderes de opinião (políticos, influenciadores, jornalistas, ONGs, entidades etc) além da repercussão de temas por meio das bolhas de vieses ideológicos progressista, centro e conservador. Assim, a Comunicação consegue dialogar melhor com cada audiência.

  • Reputação e impacto dos concorrentes

    Entenda como cada concorrente está exposto na mídia. Isso é essencial para o mapeamento de posicionamento do mercado e possíveis tendências e oportunidades.

Compartilhe esse artigo


Cases recentes