Entenda o que é inteligência de dados e veja 5 vantagens da sua descentralização

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler os seguintes tópicos sobre o que é inteligência de dados:

  • O valor da inteligência de dados; 
  • Por que as empresas estão descentralizando a inteligência de dados;
  • As 5 principais vantagens da descentralização;

Você sabe o que é inteligência de dados? Ela consiste em analisar informações de maneira otimizada e favorável à geração de insights que orientam as empresas a tomarem decisões mais assertivas. 

Como exemplo ilustrativo, imagine a seguinte cena: você trabalha no departamento de compras de uma grande companhia e o contrato com um fornecedor importante está prestes a ser renovado. 

Dessa forma, para obter o melhor preço para a empresa na negociação, você precisa de dados atualizados sobre o mercado desse fornecedor. 

Entretanto, esses relatórios costumam levar tempo para serem produzidos. No final das contas, o contrato foi renovado antes que eles ficassem prontos e você fizesse uma análise baseada em inteligência de dados. 

Se já viveu uma situação parecida com essa, é provável que trabalhe numa organização com um sistema centralizado de inteligência.

Para melhor ilustrar esse contexto, os números apontam que 87% das empresas ainda têm baixa maturidade no uso de analytics, segundo a Gartner. Apontam a centralização, entre outros fatores, como a maior responsável por esse quadro.

Portanto, esse modelo está presente em muitas empresas, mas vem sendo gradativamente substituído por outro, descentralizado. Nesse post vamos explicar o que é inteligência de dados e quais são as 5 vantagens da descentralização dessa gestão. Continue lendo!

O que é inteligência de dados?

Para serem competitivas nesses tempos de grande volatilidade dos mercados, as empresas precisam estar constantemente revendo estratégias e posicionamento. Por isso, os dados se tornaram sua principal matéria-prima. 

A inteligência de dados é, primordialmente, o trabalho de analisar um conjunto de informações para tomar decisões de negócio.

O investimento nessa prática é de fundamental importância para a competitividade empresarial em tempos de transformação digital. Afinal, com ela é possível ter informações importantes sobre: 

  • o perfil de consumo dos clientes;
  • a efetividade das estratégias dos concorrentes
  • mudanças na dinâmica do segmento de mercado;
  • entre outros.

Entretanto, para que essa técnica reverta em benefícios para a empresa, os dados coletados devem permear processos de todas as áreas. Ou seja, para “fazer essa roda girar”, o primeiro passo é implementar e promover a cultura data driven por toda a organização.

Pode parecer simples, mas a realidade é que muitas companhias encontram dificuldade de simplificar o uso de dados. O fato de que entre 60 e 73% das informações que as empresas têm em seus sistemas não são usadas em seus analytics exemplifica bem isso.

o que é inteligencia de dados

Por que implementar inteligência descentralizada na organização?

Explicado o que é inteligência de dados, enumeramos abaixo 5 vantagens de torná-la descentralizada e acessível a todas as áreas de uma empresa. Vamos a elas!

1. Mais relatórios em menos tempo  

A lentidão para obter informações e relatórios é uma das maiores dores de quem trabalha em companhias com uma única área de Inteligência ou que concentra toda a gestão de dados em times de Tecnologia da Informação. Isso porque essas demandas de análise do mercado entram em uma “fila”, junto com solicitações de outros departamentos.

Nas empresas com inteligência de dados descentralizada, cada área do negócio tem autonomia para fazer o gerenciamento de suas soluções e analisar dados internos e de mercado.

Assim, relatórios mais complexos, que antes demoravam dias para serem entregues, ou análises que sequer eram construídas, passam a ser produzidos com muito mais velocidade. O que nos leva à próxima vantagem.

2. Velocidade de decisão

Como mencionamos anteriormente, vivemos em uma era de grande volatilidade. Dentro das organizações, isso acarreta numa maior pressão para uma tomada de decisão ágil. As empresas precisam ter velocidade de resposta. 

Mas na prática, organizar volumes gigantescos de dados dispersos não é algo trivial, especialmente quando essa missão está a cargo de uma única equipe com diversos clientes internos.

Contudo, nas organizações que implementam um modelo descentralizado, esse problema se reduz drasticamente.

Com relatórios de mercado flexíveis e entregues em maior velocidade, gestores ganham a agilidade necessária para obter informações e alterar rotas e estratégias. Dessa forma, eles conseguem a tão desejada rapidez na tomada de decisão.

3. Flexibilidade e customização

Um outro aspecto positivo da descentralização é a maior customização das análises. Os profissionais de Inteligência que trabalham alocados nas áreas do negócio entendem quais são as dores e as demandas do departamento do qual fazem parte. 

Assim, utilizando ferramentas de analytics e Big Data, por exemplo, conseguem construir gráficos e estudos que fazem sentido para a área. Em resumo, têm mais facilidade para apresentar valor.

o que é big data e para que serve ebook big data analytics

Já com a centralização é comum que os departamentos responsáveis pela gestão de dados entreguem análises mais padronizadas. No fim, muitos relatórios são produzidos sem, de fato, atender às necessidades específicas da área de negócio.

4. Independência

Descentralização é sinônimo de autonomia. Nesse modelo, cada área tem independência para modelar suas próprias soluções e ferramentas de analytics. 

Assim, como hoje existem no mercado plataformas de Big Data que profissionais não técnicos podem facilmente utilizar, o trabalho de analisar dados de forma independente se tornou muito mais fácil. 

Portanto, análises complexas podem ser produzidas e entregues aos gestores em poucas horas. Com o benefício de que todo o time acaba passando por uma mudança de mindset, buscando orientar ações e planejamentos com base nos dados.

5. Mais entregas de valor

Quando a inteligência de dados se centraliza em um único departamento, os setores internos esbarram em gargalos de processo que, em muitos casos, podem afetar o crescimento da empresa. 

Isso acontece porque sua capacidade de gerar resultados de impacto se reduz e, consequentemente, a tomada de decisão estratégica fica prejudicada. 

Dessa forma, se as áreas de negócio têm autonomia, flexibilidade e velocidade para gerir seus painéis de analytics e acelerar a tomada de decisão, esses problemas tendem a ficar para trás.

Isto é, com a implementação de inteligência de dados descentralizada, gestores de diferentes divisões encontram mais facilidade para mapear que conjunto de ações e estratégias implementar a fim de promover o crescimento do negócio. Seja com redução de custos ou ganhos de receita. 

Resumindo: Qual a importância da inteligência de dados para a empresa?

Grandes companhias no mundo entenderam o que é inteligência de dados e a importância de sua aplicação de forma descentralizada

Dessa forma, por trás dessa decisão está o intuito de permitir às áreas da empresa produzir resultados de mais impacto de forma contínua e em maior velocidade. 

Portanto, alguns dos principais benefícios da descentralização podem se resumem em:

  • mais flexibilidade para produzir análises
  • independência das áreas de negócio 
  • ganho de velocidade para geração de insights estratégicos 
  • tomada de decisão mais ágil
  • mais entregas de valor para o negócio

De forma geral, além de reduzir a burocracia, as empresas promovem a cultura analítica internamente, um atributo que determina o sucesso das organizações nessa era dos dados.

Assine nossa newsletter para se manter informado sobre mais soluções digitais de growth intelligence

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


inteligência de negócios



Artigos Relacionados