4 tipos de dados para monitorar e obter insights estratégicos

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • Os principais tipos de dados que as empresas podem acompanhar para compreender melhor seu mercado
  • Ferramentas úteis para monitorar dados pontuais
  • Como os dados beneficiam áreas comerciais

Estima-se que, para cada pessoa na Terra, sejam criados cerca 1,7 MB de dados por segundo, de acordo com um levantamento realizado pela Domo. Por isso, coletar, tratar, quantificar e qualificar essas informações hoje é um ponto-chave para empresas gerarem insights e alcançarem uma melhor posição em seus mercados de atuação.

Dessa forma, conceitos como “empresa data driven” se tornam cada vez mais comuns. Organizações que adotam essa metodologia usam das informações e dados processados para tomar decisões mais consistentes e assertivas. 

Esse processo muitas vezes significa fazer uma verdadeira revolução no negócio, já que é preciso deixar achismos e suposições de lado para analisar dados e vislumbrar novos caminhos e oportunidades de crescimento.

Por isso, o objetivo deste conteúdo é apresentar a você quatro diferentes tipos de dados que podem ser úteis para a sua empresa monitorar. Continue lendo e confira!

1. Comportamentos de consumo

Entre os vários tipos de dados gerados a todo momento, aqueles originados a partir do comportamento de clientes ou potenciais consumidores são fundamentais para todas as áreas da sua empresa, principalmente as de inteligência comercial e marketing.

Existem diversas ferramentas e metodologias capazes de transformar dados brutos em informações acessíveis — como gráficos e dashboards — para vários setores das empresas.

As de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, são desenvolvidas para agrupar todas as informações dos seus clientes que envolvam cadastro, atendimento, vendas, suporte e marketing. Algumas das mais utilizadas são:

Outra ferramenta é o Google Analytics. Ele foi projetado para oferecer dados estratégicos a respeito do comportamento dos seus clientes. Ou seja, permite que o usuário extraia as seguintes informações: 

  • a origem do tráfego em seu site;
  • o perfil de quem acessa seu portal (idade, sexo, posições geográficas, interesses etc);
  • os conteúdos que são mais visitados e muito mais.

Todas essas métricas e tipos de dados servirão para compreender melhor o comportamento do seu cliente.

Quer saber mais formas de agregar dados de comportamento de consumo à sua estratégia? Então clique no banner abaixo para assistir a um webinar dedicado ao tema!

Mas e o mercado B2B?

Aparentemente, estudar comportamentos do consumidor final parece um pouco mais simples do que compreender as aspirações de outras empresas, concorda? Mas não precisa ser assim.

Quando levamos em conta fatores que influenciam a decisão e o comportamento no mercado B2B, os motivadores para fechar um negócio costumam ser, segundo esta pesquisa da Forrester Research:

  • preço;
  • confiabilidade;
  • desempenho;
  • valor estratégico. 

Esse é o caso da sua empresa? Se você acredita que sim, é importante validar as informações com a área de inteligência comercial. Assim, é possível identificar quais são os fatores decisivos em uma aquisição, bem como analisar quais estratégias geram mais demanda para o negócio. 

LTV

Outra métrica fundamental para compreender o comportamento do seu cliente é o LTV (Lifetime Value). Esse dado ajuda a estimar o lucro líquido que cada cliente gera dentro da empresa. Assim, os profissionais de inteligência terão insumos para criar estratégias de modo a prolongar o LTV.

Para calculá-lo, multiplique o ticket médio pelo número de compras. O resultado deverá ser multiplicado ainda pelo tempo de duração do contrato, caso o tempo dele seja maior ou igual a um ano dentro da sua empresa. Caso seja menor, multiplique o ticket médio pelo número total de compras.

Comunicação estratégica

Validar toda a sua segmentação de mercado permite uma comunicação mais estratégica da sua empresa. Com a popularização da internet, todos estão atentos 24h por dia, observando o posicionamento das pessoas e também das organizações.

Por isso, ter o foco na gestão de reputação ajudará o seu negócio a dialogar com quem realmente é do interesse dele. 

Para o órgão profissional do Reino Unido Chartered Institute of Public Relation, a reputação é o resultado do que você faz, do que você diz e do que os outros – imprensa e influenciadores – dizem sobre você.

2. Atividades da concorrência

Quando falamos em tipos de dados para monitorar e gerar insights estratégicos, a análise de concorrentes é fundamental, independentemente segmento de atuação ou tamanho da companhia.

Pode ser que você também conheça essa prática como “benchmarking”, que consiste em coletar referências de ações e estratégias utilizadas por empresas oponentes no mercado.

Entretanto, para garantir a competitividade da sua companhia, é fundamental aproveitar a inteligência de dados de maneira assertiva. Isto é, identificando, compreendendo e estruturando informações coletadas, estimulando assim tomadas de decisões com base sólida.

Comportamento nas redes sociais

Além dos sites e blogs, também é importante se atentar a como os seus competidores se comportam nas redes sociais.

A plataforma Mention, por exemplo, permite que você monitore nas redes sociais,  em tempo real, tags e nomes selecionados.

3. Mercado endereçável

Você sabe quem é o público-alvo da sua empresa? E o tamanho desse mercado? Uma boa segmentação permitirá que todas as suas estratégias levem em consideração dados como regionalização, crescimento do setor endereçável e especificidades do produto.

Essa estratégia é válida para todos os empreendimentos, mesmo os que possuem apenas um produto. Isso porque existem fatores que influenciam pessoas de maneiras diferentes. Enquanto para uma o preço será decisivo, para outra, a qualidade será o diferencial.

Portanto, para calcular e identificar o mercado endereçável em que seu negócio está inserido, lembre-se de contar com fontes de dados confiáveis, como portais de transparência pública, institutos de pesquisa e sites reconhecidos pela imprensa, entre outros.

4. Padrões que se repetem

A última dica sobre que tipos de dados monitorar é prestar atenção ao que se repete. Isso porque quando identificamos um padrão, podemos classificá-lo como uma tendência. 

Essas, por sua vez, são fundamentais para as empresas monitorarem. Assim, será possível encontrar novas oportunidades e garantir que a companhia esteja alinhada com as demandas do mercado.

Nesse aspecto, ferramentas como Google Trends e redes sociais como o Twitter, Instagram e Pinterest podem ajudar você a compreender os assuntos que estão em alta. A partir daí, é possível analisar padrões de comportamentos que podem ser úteis tanto para o seu time comercial quanto para a equipe de marketing.

Entretanto, fazer apenas isso pode não ser suficiente. Isso porque o volume de dados gerados diariamente é tão grande que se torna impossível processá-los de forma manual. Esse é o fenômeno chamado de Big Data. 

Por isso, na era do Big Data é fundamental automatizar processos de gestão de dados, de forma que eles se tornem informações consistentes que auxiliem nas tomadas de decisão.

Tipos de dados que beneficiam a área de vendas

Monitorar dados que o seu mercado endereçável gera permite que áreas comerciais — como a de Sales Enablement — possam desenvolver estratégias mais assertivas.

? Dica: a área de Sales Enablement é responsável por processos de vendas, como contratações, canais de aquisição, tecnologia e mensuração. Ou seja, o setor é responsável por um conjunto de técnicas que buscam otimizar a inteligência comercial.

Por meio de ferramentas e de dados específicos de vendas, é possível manter conversas produtivas com potenciais clientes. Em dúvida sobre quais podem ser esses dados? Confira alguns exemplos a seguir: 

  • informações estratégicas dos concorrentes;
  • especificidades dos produtos na carteira;
  • tendências de mercado.

Como você pôde ver, os dados externos são aliados dos setores de inteligência. Isso porque, além de proporcionarem maior entendimento acerca das tendências de mercado, ainda é possível antecipar desafios, planejando e adequando soluções rapidamente. 

Diante das mudanças mercadológicas a que as organizações estão expostas, é preciso olhar para fora antes de traçar estratégias e despender recursos. 

Assim, dados externos se tornam cada vez mais importantes para conduzir as empresas de maneira mais assertiva.

Saiba mais: Como fazer projeções de mercado com dados públicos?

Resumindo

Independentemente do seu segmento de atuação, todas as operações do negócio, bem como o mercado em geral, produzem dados que devem ser identificados e, possivelmente, analisados. 

Essas informações podem se tornar insights úteis para todas as áreas da sua empresa, seja a comercial, produção, financeira e até mesmo o departamento de recursos humanos.

Por isso, podemos concluir que os diversos tipos de dados:

  • Nos ajudam a compreender o comportamento dos seus clientes, de potenciais consumidores e de que forma seus dados compartilhados publicamente podem gerar insights valiosos para o negócio;
  • Permitem a análise de concorrentes, que deve ser utilizada com frequência para deixar seu grupo de colaboradores atento quanto ao que está sendo feito e como é possível melhorar;
  • Podem formar padrões que se repetem, tanto na sua empresa quanto por parte dos seus consumidores. Por isso, você precisa identificá-los para antecipar as tendências e estar à frente no seu segmento.

Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.


Artigos Relacionados